Falecimento foi anunciado pela família nas redes sociais logo no início da manhã deste domingo (8)
Além de ex-prefeito e ex-deputado estadual, Rosendo Ribeiro Filho é o fundador do agrupamento político lagartense Bole-bole. Figura histórica do município, aos 91 anos ele passava por uma de suas mais intensas dificuldades de saúde. Ribeirinho – como ficou conhecido – esteve internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Lucas, em Aracaju. Há quatro meses ele foi diagnosticado com pneumonia e infecção generalizada.
Na ocasião, a família informou que o quadro clínico, tido como grave, obrigou Rosendo a respirar com auxílio de aparelhos. “Familiares evocam a oração de amigos e de admiradores”, notificava o texto. Já na manhã deste domingo (8), o comunicado era outro: Rosendo faleceu.
Tendo a cassação do seu mandato de parlamentar estadual pela Ditadura Militar, em 1969, como um dos momentos mais marcantes de seu histórico político, na foto ele aparece sentado recuperando – já em tempos democráticos – simbolicamente o título.
Ribeirinho é avô do atual deputado federal Gustinho Ribeiro (SD), e é também pai do atual Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e ex-deputado estadual, Luiz Augusto Ribeiro. Na época da cassação, Rosendo presidia a Assembleia Legislativa do estado de Sergipe (ALESE).
Advindo do movimento estudantil enquanto aluno no Instituto Federal de Sergipe, tem passagem pelo editorial O Boca do Inferno, Mídia Ninja e foi editor-chefe no Portal Em Lagarto. Apesar das contribuições ao jornalismo independente, sua área é o Direito. Vencedor do Prêmio Realce 2019.
Fonte: o papa jaca