Prestando atenção nas eleições do ano e curso, vereadores e vereadoras que vão tentar mais um mandato já estão de olho na janela partidária - opção para os parlamentares mudarem do partido que estão para outro que o prefeito disponibilizar. Enquanto uns vão disputar as eleições confiantes e bem satisfeitos no partido de origem, outros só estão esperando essa oportunidade para “se consolidar no partido do gestor municipal”.
A troca de partido que já ocorreu desde o ano passado - apenas para deputados estaduais e federais por se tratar de ano eleitoral - pode acontecer porque, segundo dispositivo alterado em lei - Reforma Eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165/2015) - os detentores de mandato eletivo em cargos proporcionais podem trocar de legenda nos 30 dias anteriores ao último dia do prazo para a filiação partidária, que ocorre seis meses antes do pleito.
No entanto, a troca não muda a distribuição do Fundo Partidário conforme a Lei nº 9.096 e nem do acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A reportagem do Blog A BARRA E A NOTICIA apurou com 6 (dos 11) vereadores que pelo menos 6, dos 5 partidos, podem ser extintos da lista. Isso porque até o momento, 6 vereadores já confirmaram que vão aproveitar a opção da janela partidária e devem migrar para outras legendas. Enquanto 5 vereadores pretendem ficar no mesmo partido.
O Partido Democrático Trabalhista (PROS), que atualmente tem dois vereadores, é um dos principais que poderá sumir da Casa. Partido que só foi utilizado para eleger os parlamentares
Alberto Macedo e Professor Roberto, ambos são pré-candidatos a prefeito ou podem disputar a reeleição este ano mas nem de perto querem continuar no mesmo partido PROS. Só estão aguardando a decisão do Prefeito, mas a saída do partido já é coisa certa.
Outro vereador que também deve sair da legenda PSB é Aracê Pereira. Ele deve ir para reeleição, mas sem dar muitos detalhes, e que pode sair assim que a ‘janela’ estiver aberta. Deve ir para o PMDB ou PSD.
MUDANÇA
Outra legenda que pode sumir de plenário é o Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB). Com apenas uma representante, vereadora Guega, confirmou que poderá sair da legenda nas próximas eleições. Está aguardando a questão da janela partidária para definir. Com certeza absoluta irar buscar o segundo mandato, pode ser que eu vá para o MDB que é o partido do prefeito ou para o PSD que é do deputado estadual Adailton Martins partido que tenha as mesmas convicções do prefeito Airton Martins.
Jorge Rabelo é outro vereador que pode mudar de sigla, que atualmente é do Partido da Social Cristão (PSC). O vereador só está esperando chegar em março , não quer causar polêmica para atual gestao. Ele só quer sair para disputar a sua reeleição com tranquilidade, e deve ir para o MDB ou PSD.
Outra vereadora que deve migrar de partido é a Pastora Salete. Atualmente no Partido Republicano Brasileiro (PRB), ele não confirma oficialmente a saída, mas também diz que existe possibilidade. Cada partido tem que montar sua chapa, não tem mais coligação precisa ter uma chapa forte para disputar a reeleição, precisa olhar com calma. É um momento que não só ela e os demais vereadores veem as questões da mudança. Mas não tem nada oficial. Pastora Salete, é pré-candidata a prefeita na Barra dos Coqueiros, e também espera uma decisão do prefeito Airton Martins.
O Vereador Toinho da Toyota, que é pré-candidato a prefeito, deve continuar no MDB, se não for escolhido para a chapa majoritária, deve ir para mais uma reeleição. Os vereadores Wilson Bernardes (MDB), Iracema Albuquerque (MBD), Jailson Pereira (PSD) e Adelmo Apóstolo, não vão mudar de sigla partidária.