Foto/Reprodução
O ciúme é um sentimento bastante comum e natural nos relacionamentos afetivos, principalmente nas uniões românticas. Muitas vezes é encarado como cuidado ou prova de amor, mas é importante perceber quando deixa de ser normal e se transforma em abuso.
O ciúme pode aparecer em maior ou menor grau e, se você deseja saber se ele está dominando a relação, confira 4 sinais de que o sentimento se tornou um problema, segundo indicações dos profissionais da clínica de psicologia Eurekka.
Sinais de que o ciúme se transformou em problema
1 - Suas conversas com o parceiro mais parecem interrogatórios. É possível notar o sinal quando o par está sempre procurando um deslize ou uma falha em uma história para descobrir uma suposta mentira. Viver assim pode ser uma tortura para ambos.
2 - Seu parceiro mede as palavras para falar com você. Como um simples comentário pode despertar uma crise de ciúme, a pessoa amada aprendeu a ser mais cuidadoso e, consequentemente, menos espontâneo.
3 - Você ou seu parceiro não tem privacidade digital. Para ter maior controle, um dos companheiros pode exigir o sacrifício da intimidade, sem perceber que a sede de poder sufoca e atrapalha a relação.
4 - Você alterna sentimentos de amor e ódio pelo parceiro. Quando toda a relação é baseada na desconfiança, sua visão em relação ao outro pode mudar de uma hora para outra.
É importante saber que, em vez de amor excessivo ou cuidado, o ciúme pode indicar baixa autoestima, pois pessoas que não sentem confiança em si mesmas acabam sempre vivendo sob o medo de não serem boas o suficiente para “merecer” o parceiro.
Fonte: diáriovip
Fonte: diáriovip