quinta-feira, 14 de outubro de 2021

ALTO ASTRAL: Afrodite é de Touro e Hera de Leão. Qual a deusa grega ligada a cada signo?


magem: Vlad Kutepov
Camila Eiroa
Colaboração para Universa

Que os planetas carregam nomes de Deuses greco-romanos como forma de homenageá-los, já sabemos. Mas será que cada signo do zodíaco também pode se associar a uma divindade dessa mitologia?

Abaixo, conheça quais as Deusas gregas que se assemelham e se conectam com os 12 signos.

ÁRIES - ÁRTEMIS

Ártemis é a irmã gêmea de Apolo, considerada a Deusa da caça e protetora das mulheres. É a representação do espírito juvenil que traz impulso e energia, características representadas pela Lua crescente geralmente presente em sua vestimenta.

É um arquétipo de independência e atitude e, por isso, tem tudo a ver com Áries, signo do elemento fogo. Podemos considerá-la, também, como protetora das Amazonas, mulheres guerreiras que não se sujeitavam às regras dos homens

TOURO - AFRODITE 

A Deusa do amor e da beleza tem tudo a ver com Touro, signo regido por Vênus, planeta que representa Afrodite na mitologia romana. Além de estar ligada à sensualidade, à beleza e aos prazeres, Afrodite também está ligada à fertilidade da natureza, tudo a ver com o elemento terra, que rege Touro.

Outro lado pouco conhecido da Deusa a retrata de maneira guerreira, visto que Ares, o Deus da Guerra, também foi um de seus companheiros. Quando lembrar que Touro é um signo conhecido por ser "cabeça dura", lembre-se que Afrodite também tem seus dois lados.

GÊMEOS  - ATENA 

Gêmeos é um signo regido por Mercúrio, planeta que representa a comunicação e a inteligência. Por isso, nada mais parecido com ele do que a Deusa Atena, considerada a portadora do conhecimento e da sabedoria. Na mitologia grega, também é tida como uma Deusa das artes e da guerra.

As táticas e estratégias eram o forte de Atena, que não guerreava com a violência, mas sim com a inteligência. Por isso, é cultuada para trazer sabedoria, favorecer estudos, viagens e as mais variadas batalhas. Uma Deusa tão mercuriana quanto o signo de Gêmeos.

CÂNCER -    HÉSTIA    

Regido pela Lua, Câncer é um signo que valoriza o sentir-se em casa para além do ambiente em que estamos. É aquele que busca tornar o lar mais confortável, resgatando os laços afetivos que trazem sensação de pertencimento e bem-estar.

Embora Héstia seja uma Deusa do fogo e Câncer seja um signo de água, ela representa uma das mais antigas protetoras do lar. É considerada a primeira dos seis Deuses Olímpicos e guardiã do fogo da lareira que protegia e aquecia lares e famílias.

LEÃO - HERA

Hera é a Deusa da fidelidade e, por mais que possa parecer estranho estar relacionada a Leão, devemos lembrar que o signo é bastante fiel a suas amizades e amores. Ela recusou o pedido de casamento de Zeus para não ser apenas mais uma de suas mulheres, mostrando uma atitude para lá de leonina.

Além disso, o princípio de sua mitologia a representa como criadora do poder feminino, tendo seu culto mais antigo que o do próprio Zeus. Ela era descrita com uma beleza imensa, competindo inclusive com Afrodite, e cheia de energia, representando os atributos de uma regência do Sol, como Leão.

VIRGEM - GAIA

Virgem é um signo regido pela Terra, elemento feminino, que traz como características a nutrição, a fertilidade, a doação ao outro e os pés no chão. Tudo a ver com Gaia, que simboliza a Mãe Natureza dentro da mitologia grega.

A Deusa é representada com o planeta em sua barriga, como se ela estivesse gestando tudo e todos que nos cercam. Ela é considerada a doadora da vida e aquela que ajuda a estruturar o planeta. Nos escritos mitológicos, Gaia teria criado Urano e, junto com ele, as múltiplas formas de vida que surgiam. Tiveram também alguns filhos para povoar a Terra, sendo os Titãs os primeiros a nascerem.

LIBRA - NÊMESIS

Filha da Deusa Nix, Nêmesis é uma Deusa que representa a justiça divina, carregando como um de seus símbolos a balança, assim como o signo de Libra. Alguns contos a associam como Deusa da vingança, mas seu ensinamento é de que a linha que separa vingança e justiça é muito tênue, por isso é necessário se afastar de certos fatos para julgá-los sem parcialidade.

Por sua vez, Libra também é um signo que está em constante busca pelo equilíbrio e tem total relação com a justiça. Regido por Vênus, planeta do amor e das relações, traz o dom de comunicar e buscar a reconciliação.

ESCORPIÃO - HÉCATE 

Embora suas origens remontem a tempos mais antigos, Hécate é uma Deusa da mitologia grega que representa a magia, a bruxaria e o acesso a tudo que está oculto. É aquela que caminha livremente entre os mundos, ajudando na passagem dos que morrem e facilitando a comunicação com a espiritualidade.

Qualquer semelhança com Escorpião talvez não seja mera coincidência, visto que, para a astrologia moderna, o signo é regido por Plutão, planeta que representa as transformações profundas e que revela aquilo que está oculto em nós. Assim, Escorpião e Hécate trabalham em sintonia quando o assunto é autoconhecimento e transformação pessoal.

SAGITÁRIO - HEBE

Sagitário é um signo de espírito jovem, regido pelo elemento fogo e portador de um grande otimismo. Hebe, para a mitologia grega, é a deusa da juventude eterna, que tem uma energia inesgotável para os trabalhos domésticos. Acreditava-se que ela restaurava a juventude dos homens, trazendo entusiasmo e ímpeto.

Assim também é Sagitário, que representa o fogo condutor do zodíaco: aquele que dá a energia necessária para movimentar a si e aos que estão ao seu redor. É um signo de espírito desbravador e sempre disposto a ajudar.

CAPRICÓRNIO - DEMÉTER 

Deméter é a Deusa que representa a colheita, a fertilidade da natureza e o espírito maternal. Para os gregos, ela havia sido a responsável por ensinar a agricultura aos homens, que puderam prosperar a partir do plantio de grãos. Capricórnio é um signo regido pelo elemento terra e que valoriza, tanto quanto Deméter, a construção sólida que leva a colheitas fartas.

Em algumas literaturas, Deméter é considerada uma faceta de Gaia, Deusa associada ao signo de Virgem. Ambas trazem a nutrição da terra, os frutos, a germinação e o crescimento. Por isso, seus atributos podem ser somados às qualidades de Capricórnio para que a colheita de resultados concretos aconteça.

AQUÁRIO - NIX

Na mitologia grega, Nix é aquela que defende as bruxas e rege os segredos noturnos. A Deusa teria o controle sobre a vida e morte tanto dos homens, quanto dos deuses. Por isso, era muito respeitada e também temida, inclusive por Zeus. É uma das Deusas primordiais, que surgiram no momento da criação de tudo.

Por ser muito forte em seus ideais e defender sua classe e suas crenças de maneira ferrenha, Nix tem uma personalidade próxima a das pessoas do signo de Aquário. Afinal, aquarianos são regidos por Urano, planeta que representa as revoluções, a defesa dos ideais e o imprevisível.

PEIXES - PERSÉFONE 

Filha de Deméter, Perséfone tem uma jornada dupla: parte no mundo dos Deuses, parte no mundo dos mortos. Isso acontece porque ela teria sido raptada por Hades, sendo condenada a passar metade do ano no submundo, e a outra metade com a sua mãe. Essa analogia diz respeito ao mergulho em nosso interior e a expressão de quem somos.

Por Peixes ser de elemento água e regido por Netuno, que representa a profundidade espiritual e a capacidade criativa, tem tudo a ver com Perséfone, que representa os momentos escapistas do signo, bem como sua parte criativa.
Fonte: UOL