O Programa de Saúde da Família (PSF) 3 surpreendeu a população da Barra dos Coqueiros neste sábado, 17, ao promover um evento junino especial, combinando serviços de saúde e uma dose de cultura. A iniciativa aconteceu na Clínica Santa Luzia e contou com a participação de profissionais engajados em oferecer uma experiência única aos moradores.
Os destaques do evento foram o "Café da Manhã Junino", que trouxe delícias típicas da época, e a apresentação das artistas do Samba de Côco do município. A iniciativa da equipe do PSF 3 disponibilizou diversos serviços de saúde à comunidade, como exames de lâmina, vacinação, testes rápidos, atendimento odontológico, ventosaterapia e massagem relaxante.
A apresentação trouxe muita alegria e descontração aos presentes. O grupo de artistas locais envolveu o público, fazendo-o dançar ao som dos ritmos tradicionais do Nordeste, fortalecendo a cultura regional e proporcionando momentos de lazer em meio às atividades de saúde. A iniciativa proporcionou uma abordagem abrangente à promoção do bem-estar e ao cuidado integral da população local.
Para a Taianne França, enfermeira do PSF 3, fazer parte da realização dessa ação traz um sentimento de muita felicidade. “É gratificante saber que a população veio, participou e interagiu. É maravilhoso ver que os munícipes procuram o posto de saúde para esclarecimentos, atendimento de saúde, melhoria de qualidade de vida e bem-estar”, considerou.
O sucesso do evento refletiu na satisfação dos profissionais envolvidos na iniciativa. Na avaliação de Ivanildes Albuquerque, técnica de enfermagem do PSF 3, ações como essa são essenciais para a população. “A gente faz iniciativas assim duas, três, quatro vezes ao ano em relação a citopatologias, incluindo outros serviços de saúde, pois tudo deve ser englobado. Me sinto muito realizada em ver como os pacientes ficaram felizes. Como funcionária pública há 15 anos, nunca me senti tão feliz”.
Garantir o acesso a serviços de saúde para as pessoas que não possuem condições de serem atendidas durante a semana foi um dos objetivos da ação destacado por Rislene Ventura, técnica de enfermagem do PSF 7. “Ofertar esse sábado de serviços é fundamental para pessoas que não podem comparecer em dias da semana por conta do trabalho ou qualquer outra razão. Isso é válido, é importante e, para a gente, é muito gratificante. Sinto uma felicidade extrema em estar aqui”, pontuou.
Fonte: secom@barradoscoqueiros.se.gov.br