terça-feira, 21 de maio de 2024

QUAIS SÃO OS PROBLEMAS CAUSADOS NA BARRA DOS COQUEIROS PELA ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA?

Entenda o que a Barra dos Coqueiros perde com a especulação imobiliária desenfreada e como é possível amenizar esses efeitos.

Quando bolhas imobiliárias sobre valorizam uma região, limitam o acesso à moradia apenas a pessoas com maior poder aquisitivo. Outro fenômeno comum em meio a esse movimento é a gentrificação, que culmina na saída dos antigos moradores de um bairro supervalorizado e povoados. Essa “expulsão” ocorre porque eles não conseguem acompanhar o aumento progressivo do IPTU, aluguel ou mesmo dos serviços ao redor.

Com a especulação imobiliária desenfreada na Barra dos Coqueiros, o  centro urbano está cheio de prédios vazios. De acordo com a edição de 2010 do censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Barra dos Coqueiros (SE) contava com centenas de imóveis não habitados.

Com os pobres à margem do espaço urbano, o acesso à cidade é comprometido, literalmente. Outro movimento nítido é o aumento da população de carente registrada no programa municipal de alimentação e no Bolsa Família. Entre os anos de 2018 e 2023, o número de famílias carentes só aumenta na cidade, apesar do aumento da arrecadação na cidade e o aumento da especulação imobiliária.

Medidas para a reduzir a especulação imobiliária para que futuramente não venha acontecer uma tragédia ambiental na cidade.

O Conselho cidadão do município e os vereadores tem que adotar algumas medidas previstas no Plano Diretor do município,  para harmonizar e acabar com  essa especulação imobiliária destruidora do meio-ambiente, a zona rural de Barra dos Coqueiros, já foi extinta. Os empregos gerados no município só beneficia os moradores de outras cidades e os nativos da cidade estão sendo expulsos por não ter mais condições de morar nas referidas localidades. O município de criar um plano municipal de combate à especulação imobiliária, é a aplicação de multas a proprietários de imóveis não utilizados, muitos terrenos abandonados na cidade. 

A prefeitura pode notificar e partir do primeiro ano após a notificação, os imóveis ainda ociosos sofrem penalidades como o aumento percentual do valor do IPTU, medida conhecida como IPTU progressivo.

Região da área de expansão da cidade, área que foi valorizada por conta do Plano Diretor Estratégico, que visa aumentar a ocupação de espaços e melhorar a qualidade de vida dos moradores, acabou com a produção agrícola na cidade.

Parcerias e Plano Diretor

O controle da especulação imobiliária também é uma medida prevista no Plano Diretor de Barra dos Coqueiros (PDBC), instrumento criado para a implementação de novas obras ou ajustes territoriais que favoreçam o desenvolvimento físico, econômico e social das pessoas que habitam uma determinada cidade.

Barra dos Coqueiros (SE) deve revisar com urgência, para avaliar o impacto das medidas até então adotadas para melhorar a qualidade de vida dos moradores da cidade e criar novas resoluções com base no novo panorama imobiliário e socioeconômico da cidade.