sexta-feira, 18 de abril de 2025

PROCURADOR DE PROPRIÁ E PRESIDENTE DO SINDSERV/PROPRIÁ EM ENTREVISTA ESCLARECEM REAJUSTE SALARIAL 2025 DEFINIDO PELO PREFEITO LUCIANO DE MENININHA E OUTRAS DEMANDAS


Durante entrevista concedida no Programa de maior audiência da região "JORNAL DA 104", apresentação do competente Radialista Patricio Lessa, na quinta-feira (17), na Propriá FM 104,9,  o Procurador geral do Município de Propriá, Dr. Josailton Almeida Feitosa e o Presidente do SINDSERV/PROPRIÁ, Jânio Melo, esclareceram que o percentual de reajustes nos salários dos servidores municipais foi estabelecido pelo Prefeito Municipal Luciano de Menininha (PP) em parceria com o SINDSERV/PROPRIÁ em um dialogo Permanente de Negociação. E também foram esclarecidos muitas demandas relacionadas aos Servidores Públicos de Propriá. 

O Dr. Josailton, na entrevista esclareceu diversos assuntos importantes no município e a pauta mais esperada na entrevista, que foi o Reajuste Salarial dos Servidores, foi discutida e esclarecida com muita competência pelo procurador Geral do Município, que relator o compromisso e a parceria que Luciano de Menininha, tem com o SINDSERV/PROPRIÁ, os servidores públicos e os Propriaenses. Segundo Jânio Melo, com a parceria, conseguiu chegar a um acordo com o Prefeito Municipal em relação aos benefícios e reajustes necessários à categoria. “Houve uma negociação específica com o sindicato, que vai receber um reajuste aprovado  por todos. Portanto, somos favoráveis ao reajuste que foi estabelecido”, afirmou o Presidente do SINDSERV/PROPRIÀ

Na entrevista o Presidente do SINDSERV/PROPRIÀ, Esclareceu para todos a questão da cobrança da Assistência  sindical, criada pela Lei Federal. 

Os servidores Públicos consideraram o resultado das negociações um avanço e garantiram que elas vão continuar até que todos os benefícios sejam concedidos. Além do reajuste salarial de 2025 e da garantia de que o menor vencimento básico não será inferior ao salário mínimo, cada categoria vai receber benefícios específicos, e a proposta de reestruturação do PCCR , que deverá ser encaminhado a Câmara Municipal, uma das principais reivindicações do SINDSERV/PROPRIÀ.

“Concordamos que essa Parceria entre o SINDSERV/PROPRIÁ e a Prefeitura,  a mesa Permanente de Negociação é um sonho realizado e nós vamos mantê-la, pois é a primeira vez que conseguimos estabelecer esse diálogo transparente e aberto com uma gestão que tem compromissos com os servidores públicos”, assegurou o Presidente do SINDSERV/PROPRIÁ. Ela acrescentou que foram realizadas reuniões objetivas, para se chegar aos acordos estabelecidos.

A Diretoria do SINDSERV-/PROPRIÁ, considera a parceria um avanço porque não se encerra com o estabelecimento do reajuste. Vai continuar para detectar as demais necessidades dos servidores públicos municipais.

O Procurador Geral do Município, Dr. Josailton,  representante do Prefeito, disse que outros benefícios garantidos pela legislação, serão concedidos pelo Prefeito Luciano de Menininha, de acordo com as condições da Gestão município.

Na entrevista o Presidente do SINDSERV/PROPRIÁ, Jânio Melo, afirmou que o sindicato vai lutar para garantir a realização de concursos públicos para todas as  categorias, o que não ocorre há décadas.

sexta-feira, 11 de abril de 2025

PAUTA POSITIVA: PREFEITO LUCIANO DE MENININHA RECEBE DO SINDSERV/PROPRIÁ PAUTA DE REINVIDICAÇÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS

Diálogo: Franqueza e transparência no encontro de Luciano de Menininha com o  Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Propriá.


Em reunião com o Presidente do SINDSERV/PROPRIÁ, Jânio Melo e com o Assessor Técnico do SINDSERV/PROPRIÁ, Givaldo Silva, o prefeito de Propriá Luciano de Menininha (PP), conheceu as reivindicações da categoria visando as principais reinvindicações prioritárias das Servidoras e Servidores Públicos. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (11), no gabinete do Executivo Municipal.

As principais reivindicações apresentadas pelo presidente do SINDSERV/PROPRIÁ, foram: reajuste salarial salarial - em observância ao Estatuto dos Servidores Públicos de Propriá; reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores Públicos; Entrega da minuta do ANTE-PROJETO DE LEI, que, Autoriza o Poder Executivo Municipal a transformar o Cargo de Auxiliar de Enfermagem em Técnico em Enfermagem e dá outras providências”; MINUTA DO ANTE-PROJETO DE LEI, que Dispõe sobre a mudança de cargo ou função de motorista para CONDUTOR DE AMBULÂNCIA, conforme a Lei 12.998/2014 e a Lei 9.503/1997 do Código de Trânsito Brasileiro para a devida adequação do organograma do Quadro funcional dos servidores públicos do Município de Propriá-SE, e dá outras providências; MINUTA DO ANTE-PROJETO DE LEI , que Dispõe sobre a concessão de vale-alimentação aos Servidores Públicos Municipais, e dá outras providências; Parceria entre a prefeitura e o SINDSERV/PROPRIÁ, valorização e melhorias nas condições de trabalho e gestão democrática transparente.

"Vamos analisar as pautas com responsabilidade, juntamente com nossa equipe técnica, para avaliarmos no que podemos avançar", disse o prefeito de Propriá ao destacar a importância das Servidoras e Servidores públicos para o desenvolvimento do Município. Uma nova reunião será marcada com a direção do SINDSERV/PROPRIÁ depois que a Prefeitura analisar as reivindicações". Aberto ao diálogo, o chefe do Executivo disse que vai pedir participação da Câmara Municipal para que, juntos, construam cenário positivo para atender aos anseios da categoria, dentro das possibilidades da administração municipal.

“Estamos bem animados com o compromisso que o prefeito assumiu de refletir, de analisar os pontos, alguns, inclusive, que podem ser contemplados já no PCCR, que vai ser reformulado, mas, acima de tudo, de novos pontos de pauta que foram incluídos e o prefeito acenou positivo. Ficou acertado de marcarmos novos momentos para dialogarmos”, frisou Jânio Melo.

Participaram da reunião Os secretários: Dr. Noyberts Lucas (SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO); Daniel (SECRETÁRIO DE GOVERNO) e João Araujo (SECRETÁRIO DE SEGURANÇA E DEFESA SOCIAL).

As informações são da Assessoria de Comunicação do SINDSERV/PROPRIÁ.

Mendonça diverge e vota para absolver 17 réus do 8 de Janeiro


Mendonça diverge e vota para absolver 17 réus do 8 de Janeiro

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu divergência nos processos que correm na Corte para condenar ou absolver mais 17 réus pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Por enquanto, quatro ministros — Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Cristiano Zanin e Flávio Dino — foram a favor das condenações. 

Já Mendonça é a favor de absolver os réus. Segundo o ministro divergente, as provas apresentadas contra as 17 pessoas não são sólidas a ponto de levar à condenação. Ele também entende que há ausência de dolo, ou seja, intenção. "Observa-se que não há provas sólidas quanto ao dolo - enquanto vontade livre e consciente de praticar os delitos narrados na inicial -, a par da simples admissão de cada réu de que estava, de fato, no acampamento, sem intenções criminosas ou violentas". Moraes, como relator, propôs que a pena em 16 casos fosse um ano de reclusão, 20 dias-multa de meio salário mínimo a época do acontecido e R$ 5 milhões de danos morais. 

A reclusão pode ser substituída por liberdade caso o condenado aceite medidas alternativas, como serviços comunitários, participação em curso sobre democracia e golpe de Estado, compromisso em não usar redes sociais pelo tempo da reclusão, suspensão de passaportes existentes e revogação de porte de arma de fogo. Em um dos casos, Moraes sugeriu de pena dois anos e cinco meses de reclusão, além da multa de R$ 5 milhões de danos morais. Nessa situação, o réu também poderia aderir às medidas alternativas para não ficar detido. Os julgamentos ocorrem no plenário virtual, com participação dos 11 ministros do Supremo. 

As votações começaram na sexta-feira passada (4) e vão até a próxima sexta (11).

quinta-feira, 10 de abril de 2025

DIREITO: Trabalhadores que denunciam assédio podem ganhar estabilidade no emprego

Conheça o projeto da Câmara dos Deputados que visa proteger trabalhadores vítimas de assédio sexual no ambiente profissional.

O assédio sexual no ambiente profissional é um dos maiores medos dos trabalhadores brasileiros, infelizmente muitos casos acabam não sendo denunciados por medo de demissão, o que pode ocasionar prejuízos financeiros e profissionais para as vítimas.

O Projeto de Lei Complementar 158/24 tem como finalidade a garantia de estabilidade no emprego do trabalhadora denunciante de assédio no ambiente de trabalho por 6 meses, contados do registro do boletim de ocorrência.

Caso a proposta seja aprovada, a segurança das mulheres vai aumentar, reprimindo a ação de infratores e protegendo as mulheres. O projeto ainda será aplicado por algumas comissões. “As vítimas, muitas vezes, enfrentam retaliações, demissões arbitrárias ou são obrigadas a pedir demissão, temendo a exposição, o isolamento ou a falta de apoio após denunciarem os abusos”, diz a deputada”, afirma Rogéria Santos. 

Segundo o texto, quando a permanência da vítima no emprego não é para a melhor opção, a estabilidade deve ser convertida em indenização por rescisão do contrato por prazo indeterminado, pagamento em dobro, como uma forma de compensação. por justa causa e poderá responder criminalmente.

Confira o número de novos casos na Justiça do Trabalho envolvendo assédio sexual:

2020: 5.446
2021: 6.854
2022: 5.771
2023: 6.367
2024: 8.612

Segundo o CNJ, assédio é "Toda conduta de conotação sexual praticada contra a vontade de pode ser considerada assédio sexual no trabalho. Ele pode se manifestar por meio de palavras, gestos, dados ou outro meio que perturba ou constranja uma pessoa ou chora um ambiente intimidativo ou hostil, independentemente da denúncia do agente e da posição hierárquica das pessoas envolvidas".

Tramitação

O Projeto de Lei Complementar 158/2024 será elaborado pelas seguintes comissões: 
do Trabalho; e de Constituição e Justiça e de Cidadania; e pelo Plenário.

Além da Câmara, para mudar a lei, o projeto que visa proteger a vítima de assédio sexual contra possíveis retaliações ou perda de emprego após uma denúncia também deve ser aplicado pelo Senado.
Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/noticia/trabalhadoras-que-denunciarem-assedio-podem-ganhar-estabilidade/

IMPOSTO DE RENDA: Receita desmente fake news envolvendo o Imposto de Renda

A Receita Federal publicou uma nota desmentindo fake news sobre as consequências de não enviar o Imposto de Renda 2025


Com as novidades do envio do Imposto de Renda de 2025, muitas notícias falsas foram compartilhadas sobre as consequências para quem está obrigado e não envia a Declaração.

A transmissão do IR é obrigatória para um grupo de contribuintes, mas alguns portais estavam compartilhando notícias mentirosas, afirmando que deixar de enviar o IR leva a bloqueio de CPF, impedimento de casamento e até mesmo prisão, tudo isso são fake news.

Para esclarecer as coisas, a Receita Federal publicou uma nota de esclarecimento detalhando o que realmente acontece com quem é obrigado, mas deixa de enviar a declaração do Imposto de Renda.

Distribuído por: Esta é uma janela modal. A mídia não pode ser limitada porque o servidor ou a rede falhou ou porque o formato não é suportado. 

Não enviar a declaração bloqueada realmente o CPF? Segundo o fiscal, o máximo que pode acontecer com quem não envia a declaração é ter o CPF com a anotação de “pendente de regularização”, mas ele não será bloqueado, são coisas diferentes. O status cadastral “pendente de regularização” apenas mostra que a Receita Federal se compromete com a obrigação de entrega da declaração, mas ainda não a recebeu. Entretanto, o seu documento não fica bloqueado, o status é apenas um alerta. Com isso, o contribuinte não pode ter problemas com o CPF por não enviar o Imposto de Renda, as normas da Receita Federal não autorizam que outros órgãos públicos ou empresas privadas criem restrições apenas por estar por uma pessoa estar com o CPF pendente de regularização. 


É possível ficar preso ou ter contas bloqueadas para não enviar o Imposto de Renda? Se você tiver obrigado a enviar sua declaração de IR e não a transmissão, o imposto não terá realização de restrição junto ao sistema bancário, como bloqueio de contas de condenações, isso é mentira. A contribuição também não pode ser presa por deixar de declarar a sua renda, ninguém pode ser preso por isso ou por ter dívida com o fisco. Afinal, deixe de enviar a declaração do Imposto de Renda a que estava obrigado não configura crime. Entretanto, aproximadamente 60% das declarações resultaram em imposto a restituir . Portanto, enviar a declaração é um dever, mas também um direito que pode fazer com que você receba seu dinheiro retido.

Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/noticia/receita-desmente-fake-news-envolvendo-o-imposto-de-renda/

quarta-feira, 9 de abril de 2025

SINDSERV/PROPRIÁ REALIZA REUNIÃO COM OS MOTORISTAS DA SAÚDE PARA ALINHAR DIVERSAS DEMANDAS E E REFORÇA COMPROMISSO COM O TRANSPORTE SEGURO PARA TODOS


Na tarde desta quarta-feira  09/04/2025, o Sindicato dos Servidores Públicos de Propriá - SINDSERV/PROPRIÁ, promoveu a primeira reunião do ano,  com os motoristas que atuam na área da saúde. O encontro, realizado na sede do Sindicato, reuniu profissionais responsáveis ​​pelo transporte de pacientes e insumos médicos, além do Presidente da Frente Parlamentar de defesa dos Servidores Públicos de Propriá, Vereador Genival, o Presidente do SINDSERV/PROPRIÁ, Jânio Melo, o Secretário do Sindicato, Dr Sergio, o Tesoureiro Weverton e o Assessor Técnico do Sindicato, Givaldo Silva, para discutir demandas, ações planejadas e reforçar a relevância do trabalho influenciado por esses servidores e também a discursão da Minuta do Projeto de Lei, que trata da mudança de Nomenclatura de Motorista para condutor de Ambulância.

Presidente do SINDSERV/PROPRIÁ, Jânio Melo e o Vereador Genival (Popular Geno Enfermeiro).

Durante a reunião, foram abordados temas como a diárias que estão todas regularizadas conforme a legislação, insalubridade, pontualidade nos atendimentos, segurança no transporte de pacientes e cuidados com a manutenção dos veículos e a valorização dos profissionais do setor. O objetivo principal foi alinhar as expectativas e fortalecer o compromisso da equipe em garantir um serviço eficiente e humanizado para a população e também apresentar as propostas discutidas e aprovadas para o Prefeito Luciano de Menininha, que está fazendo uma gestão com competência na cidade.

O Vereador Genival (POPULAR GENO ENFERMEIRO), que participou do encontro, destacou a importância do trabalho dos motoristas no funcionamento do sistema de saúde. "Vocês não são apenas condutores de veículos, mas verdadeiros agentes de cuidado. Cada viagem feita com segurança e atenção faz uma enorme diferença na vida de quem depende dos serviços dos motoristas", ressaltou o Vereador que atua na área de saúde.

Com o intuito de melhorar o serviço prestados a população e atender as demandas da classe dos motoristas, Jânio Melo,  convocou a reunião para alinhar as demandas e instruir os motoristas a um nova legislação vigente, conforme o novo Estatuto dos Servidores Públicos de Propriá, na oportunidade ele reforçou o apoio aos servidores e garantiu que juntos irão reivindicar os direitos de todos conforme a legislação vigente e viabilizar melhores condições para  prestar o melhores serviços para os Propriaenses. Para o Presidente do SINDSERV/PROPRIÁ, o motorista tem o dever de garantir um bom atendimento ao paciente e tem o direito de ser respeitado. 

Além disso, o Secretário do Sindicato, reforçou que os encontros como estes serão periódicos, buscando sempre aprimorar o atendimento e valorizar os profissionais envolvidos. 

“Estamos comprometidos em lutar por todos os servidores públicos de Propriá e reivindicar as melhores condições de trabalho para todos, pois sabemos que um serviço de qualidade começa com servidores valorizados, bem preparados e engajados”, afirmou o Assessor técnico Givaldo Silva

A reunião também abriu espaço para que os motoristas apresentassem  suas sugestões e pontos de melhoria, promovendo um diálogo aberto entre os profissionais e o SINDSERV/PROPRIÁ.

Essa iniciativa é mais um passo do sindicato para fortalecer o sistema de saúde de Propriá, colocando a população e os servidores como prioridade.

terça-feira, 8 de abril de 2025

SINDSERV/PROPRIÁ TEM REUNIÃO MARCADA COM OS MOTORISTAS DA PREFEITURA

 


O SINDSERVPROPRIÁ, vai realizar nesta quarta-feira dia 10 de abril de 2025, as 16hs, na sede do sindicato, uma reunião com  vários motoristas da prefeitura de Propriá.  

Na pauta, diversos assuntos de interesse dos profissionais, como reivindicações já alcançadas e pendências que vêm sendo negociadas com a administração.

o Presidente do SINDSERV/PROPRIÁ, Jânio Melo, acredita que a reunião será muito produtiva, onde serão tratados diversos assuntos relacionados aos motoristas, principalmente os de ambulâncias. 

“Precisamos cada vez mais de unidade entre o SINDSERV/PROPRIÁ e também a base da prefeitura”, disse o presidente. “Se a gente não se unir, depois não adianta chorar o leite derramado”.

Injusta e desumana

Para ele, o Congresso nacional “pretende acabar com funcionalismo público. Temos que sair da zona de conforto e dar as mãos numa só corrente, lutar contra essa medida injusta e desumana”.

A reunião vai tratar também da situação dos motoristas que ainda não foram contemplados com as diárias e gratificações merecidas e justas nos termos da legislação vigente.

Os profissionais devem apresentar suas demandas  para serem discutidas com a assessoria jurídica e técnica do sindicato “O sindicato é o rumo certo”, observa Jânio Melo.

A diretoria  agradece antecipadamente  a presença de todos, vamos ouvir atentamente e anotar o que os servidores  sugerirem. As sugestões e reclamações serão analisadas e solucionadas.




BARRA DOS COQUEIROS QUER ELEGER O EX-PREFEITO GILSON DOS ANJOS COMO DEPUTADO ESTADUAL

Moradores da cidade que mais cresce no Estado de Sergipe e com uma população de mais de 41 mil habitantes estão na expectativa da futura candidatura do Ex-prefeito de Barra dos Coqueiros por 3 mandatos, Gilson dos Anjos a Deputado Estadual, a popularidade de Gilson na região esta em alta.

Durante o mês de março de 2025, moradores da cidade de Barra dos Coqueiros e da região Metropolitana de Sergipe, tem feitos comentários sobre e provável candidatura do Presidente da EMDAGRO, Gilson dos Anjos (UNIÃO BRASIL), a deputado estadual. Diversas lideranças da cidade já afirmaram que se ele for candidato vão apoiar à candidatura de Gilson dos Anjos a deputado estadual. A população de Barra dos Coqueiros também se manifesta favorável a Gilson dos Anjos à eleição de deputado Estadual.

O ex-prefeito de Barra dos Coqueiros, Gilson dos Anjos, que foi prefeito por três mandatos. Nas suas gestões, fez diversas obras estruturantes na cidade. Gilson dos Anjos é um ser humano que tem compromisso com a população, como os moradores costumam a dizer, é o filho de Barra dos Coqueiros e ama Sergipe. A população o admira Gilson, principalmente pela parcela de contribuição ao desenvolvimento de Barra dos Coqueiros, quando foi prefeito da Cidade”.

Conquistas

Gilson dos Anjos, realizou e trouxe expressivas conquistas para a população de Barra dos Coqueiros, entre eles, a pavimentação asfáltica de vias das principais avenidas das cidades e de diversos Bairros, e a Clinica da família na Cidade, trouxe a construção da Orla jogurta Barreto, na Atalaia Nova, revolucionou o esporte na Barra dos Coqueiros. A atuação conjunta com o Ex-deputado federal André Moura, garantiu aos moradores saúde, educação, turismo, cultura e uma assistência social atendendo todas as pessoas carentes sem discriminação entre outras ações importantes na cidade.

Para Gilson dos Anjos, a geração de emprego e renda foi uma marca de sua gestão nas ações em benefício da região. O trabalho feito nas gestões de Gilson dos Anjos, foi enorme. Muitas famílias foram beneficiadas através da assistência social, que era um direito delas. Isso trouxe tranquilidade aos moradores que não eram excluídos dos programas assistências promovidos pela prefeitura.

As lideranças politicas da cidade, lembram que Barra dos Coqueiros foi beneficiada com investimentos de programas estaduais graças à sua articulação política junto ao Governo de Sergipe. A custo de muita luta e insistência, o Barracoqueirense, quer realmente a Candidatura de Gilson dos Anjos, a Deputado Estadual, porque sabem que muitos outros recursos chegaram para melhorar a vida da população. O compromisso de Gilson dos Anjos é ajudar as cidades e lutar por Barra dos Coqueiros e Sergipe.

sábado, 5 de abril de 2025

ALIMENTAÇÃO: Deu vontade de ir ao banheiro depois do café? Entenda por quê

Imagem: iStock

Você já tomou seu cafezinho hoje? A bebida é a segunda mais consumida no Brasil, ficando atrás apenas da água, segundo a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café). Além disso, somos o segundo país que mais consome café no mundo.

Além de ser uma paixão nacional, o café traz vários benefícios para a saúde, já que contém antioxidantes, vitaminas e minerais que ajudam o corpo e até podem prevenir doenças. Mas ele pode gerar um efeito indesejado para alguns: há quem sinta vontade de fazer cocô depois de tomar uma xícara.

… - Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2025/04/01/deu-vontade-de-ir-ao-banheiro-depois-do-cafe-entenda-por-que.htm?cmpid=copiaecola


Prefeitura de Barra dos Coqueiros realiza evento alusivo ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo



Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta quarta-feira, 2, a Prefeitura de Barra dos Coqueiros promoveu um evento que tratou da importância do respeito às pessoas autistas, além de reforçar o papel de todos os cidadãos e cidadãs na promoção de uma sociedade mais inclusiva.

“Uma data muito especial e que traz uma temática muito importante que deve ser abordada e refletida com bastante carinho. E isso deve ocorrer não só no dia dois de abril, mas todos os dias do ano”, destacou o secretário de Educação, Orlando Apóstolo.

O evento contou com a participação de autistas de diferentes idades, além dos pais e mães atípicos e de profissionais que atuam diariamente para garantir a educação e atender as demais necessidades deste público.

“Um evento muito importante para promover essa conscientização sobre o autismo, além de ampliar o diálogo sobre os desafios enfrentados diariamente e como podemos desenvolver mais políticas públicas de acolhimento e garantia de direitos”, ressaltou a secretária de Assistência Social da Barra, Eliane Martins.

A coordenadora de Educação Inclusiva salientou a necessidade de envolvimento social visando mais inclusão. “Estamos todos envolvidos para difundir e trazer a consciência no dia de hoje do Autismo, mas também diariamente da luta das pessoas com deficiência”, afirmou a coordenadora.

Fonte: https://www.barradoscoqueiros.se.gov.br/noticias/prefeitura-de-barra-dos-coqueiros-realiza-evento-alusivo-ao-dia-mundial-de-conscientiza%C3%A7%C3%A3o

Prefeitura de Barra dos Coqueiros entrega Cartão Comida na Mesa a 1.500 beneficiários na primeira etapa


O novo Cartão Comida na Mesa no valor de R$ 600,00 já é uma realidade na Barra dos Coqueiros. Em solenidade realizada nesta quarta-feira, 26, na quadra da Escola Municipal Professora Deuzuita da Costa Dantas Santos, os primeiros 1.500 beneficiários receberam da Prefeitura os cartões com o valor disponível em suas contas.

“Estamos cumprindo mais um compromisso firmado com a população da Barra de aumentar o valor para R$ 600,00 (seiscentos reais), mais que o dobro do que era pago anteriormente. E vamos ampliar esse benefício para que mais famílias recebam e possam, no comércio local, comprar seus produtos alimentícios”, afirmou o prefeito Airton Martins.

Com o reajuste, o benefício garantirá maior suporte às famílias em situação de vulnerabilidade social e que atendem aos critérios do programa de transferência de renda. Além disso, o novo valor vai fortalecer o comércio local e movimentar a economia do município.

“Muito feliz em ver que as famílias que realmente precisavam recebendo esse cartão. Um beneficio que vai faz a diferença, garantindo a comida na mesa de milhares de cidadãos da Barra. Essa é a primeira etapa, mas logo estaremos entregando mais cartões”, ressaltou o secretária de Assistência Social, Eliane Martins.

As medidas adotadas para reformular o Cartão Comida na Mesa, ampliando seu alcance e reajustando o valor, reforçam o compromisso da gestão com a justiça social e a eficiência no uso dos recursos públicos, garantindo que este auxílio continue transformando vidas e promovendo a dignidade da população que realmente precisa.

“É só gratidão à Prefeitura por esse benefício, melhor ainda com esse reajusta no valor de R$ 250 para R$ 600. Isso vai fazer muita diferença para a minha família”, declarou Rivanilda dos Santos, uma das beneficiárias que recebeu o cartão durante a solenidade.

Fonte: https://www.barradoscoqueiros.se.gov.br/noticias/prefeitura-de-barra-dos-coqueiros-entrega-cart%C3%A3o-comida-na-mesa-1500-benefici%C3%A1rios-na-0

Lula perde e Bolsonaro vence. dizem pesquisas de intenções de votos

Eu não quero dizer que não tenha restrições a pesquisas de intenções de votos, mas também quero dizer que não as desconsidero por completo nas avaliações de cenários relacionados com eleições.

O importante é ter a consciência de que pesquisas são retratos do momento dado, muito embora seja importantíssimo verificar a evolução delas no passado e projetar o futuro, estabelecendo uma linha de tempo.

Agora, uma coisa é certa: o futuro a Deus pertence.

Eu estou fazendo estas anotações iniciais porque desde quinta-feira, dia 3 de abril, venho examinando a mais recente pesquisa da Quaest, que mostrou um verdadeiro empate técnico entre as intenções de votos entre Lula e Bolsonaro.

No cenário mais provável para 1o turno, o resultado, caso as eleições fossem hoje, seria o seguinte:

Lula, 44%
Bolsonaro, 40%

Como a margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos, o resultado é empate técnico.

Esta tarde, de posse destes números da Quaest, festejados pelo lulopetismo como se Lula já estivesse reeleito, resolvi pesquisar os resultados das pesquisas de intenções de votos apresentados por outros três institutos. Acompanhe os resultados, que são bem diferentes destes da Quaest:

Paraná Pesquisas, do meu amigo Murilo Hidalgo, revelando também um empate técnico, mas com Bolsonaro na liderança:
Bolsonaro, 36%
Lulas, 33,8%

Futura Inteligência, com resultado favorável a Bolsonaro além de qualquer empate técnico
Bolsonaro, 41,9%
Lula, 31.7%

Gerp, também favorável a Bolsonaro e além de qualquer empate técnico
Bolsonaro, 41%
Lula, 26%

O instituto Atlas/Intel, que possui boa reputação, não incluiu Bolsonaro nas suas pesquisas.

O resumo da ópera é o seguinte:

- O lulopetismo não tem razão alguma para festejar nada. A própria pesquisa da Quaest, de hoje, embora situe Lula um pouco adiante de Bolsonaro, mas em virtual empate técnico, também demonstra que 56% da população desaprova e 41% aprova o governo Lula. E com viés de piora ainda maior para Lula.

Dito isto, é tratar do que mostrará o povo neste domingo, na avenida Paulista.

Eu estarei o dia todo acompanhando os acontecimentos no meu blog polibiobraga.com.br Lá estará, além de Bolsonaro, também os garotões gaúchos da Banda Loka Liberal, que prometem encorpar o rugido das ruas da Paulista com a barulheira em favor da anistia ampla, geral e irrestrita, mas não necessariamente recíproca.

Fonte: Tabocas Noticias

quarta-feira, 2 de abril de 2025

SINDSERV/PROPRIÁ APRESENTA MINUTA DO PROJETO DE LEI E DEBATE TRANSFORMAÇÂO DE AUXILIARES EM TÉCNICOS DE ENFERMAGEM DO MUNICIPIO DE PROPRIÁ


O Sindicato do Servidores Públicos Municipais de Propriá (SINDSERV/PROPRIÁ), no dia de hoje dia 02/04/2025, esteve reunido com os representantes dos Auxiliares de Enfermagem de Propriá e com a presença do Vereador  Genival (Geno Enfermeiro), que faz parte da Frente Parlamentar de Defesa dos Servidores públicos de Propriá. Com o objetivo de apresentar e  discutir uma minuta do Projeto de Lei, que pode mudar significativamente o quadro da enfermagem da Prefeitura de Propriá que é a extinção do cargo de auxiliar de enfermagem e a transformação desses profissionais em técnicos de enfermagem. Essa mudança, que vai além de uma simples alteração de nomenclatura, representa um avanço no reconhecimento profissional e financeiro para cerca de 27 trabalhadores da área.

A Minuta do Projeto de Lei, que será entregue ao Prefeito Luciano de Menininha (PP), que tem compromissos firmados com os servidores, visa não apenas valorizar os profissionais, mas também alinhar Propriá às tendências observadas em outros municípios brasileiros. Em várias regiões, o cargo de auxiliar de enfermagem vem sendo gradualmente substituído pela formação técnica, refletindo uma evolução necessária em um setor que é vital para a saúde pública.

Reunião Produtiva com os representantes dos Auxiliares de Enfermagem

A reunião que discutiu a Minuta do Projeto de Lei que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a transformar o Cargo de Auxiliar de Enfermagem em Técnico em Enfermagem e dá outras providências”. a proposta foi aprovada por todos os Auxiliares de Enfermagens presentes contou com a presença do Presidente do SINDSERV/PROPRIÀ. Jânio Melo, O Assessor Técnico Givaldo Silva, o Secretário Geral do SINDSERV/PROPRIÀ, Dr. Sérgio, o Assessor Jurídico do Sindicato, Dr. Antonio, e das auxiliares de Enfermagem Irani, Denise,  Klesia, Vanessa, Marta e Cristiane. O encontro foi considerado produtivo, com todos os participantes expressando seu compromisso em avançar na implementação da mudança proposta. A discussão foi marcada por um clima de colaboração, onde todos puderam expor suas opiniões e preocupações, destacando a importância de garantir que a transição respeite os direitos e a dignidade dos profissionais envolvidos.

Esta iniciativa é um reflexo do compromisso do SINDSERV/PROPRIÁ em promover melhorias nas condições de trabalho e na formação dos profissionais de enfermagem. O apoio da Câmara Municipal é crucial para que a proposta avance e se torne uma realidade no município.

Próximos Passos: Reunião com o Prefeito Municipal

Os próximos passos envolvem uma reunião com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde, onde será discutido o planejamento e a implementação da transição dos cargos. O SINDSERV/PROPRIÁ está comprometido em trabalhar em conjunto com O Prefeito e os vereadores  para garantir que esse processo ocorra de maneira eficiente e respeitosa, assegurando que todos os aspectos legais e éticos sejam considerados.

A transformação do cargo de auxiliar de enfermagem em técnico de enfermagem é um passo importante não apenas para os profissionais afetados, mas para todo o sistema de saúde de Propriá. Ao reconhecer e valorizar a formação técnica, o município não só melhora a qualidade do atendimento à população, mas também se alinha às melhores práticas observadas em outras partes do Brasil. Com isso, Propriá se posiciona como um exemplo a ser seguido, promovendo uma enfermagem mais qualificada e respeitada.


Autismo: Diagnóstico precoce é fundamental para qualidade de vida

A fonoaudióloga Juliana Gomes explica os sinais do autismo e destaca a importância do tratamento multidisciplinar para o desenvolvimento dos pacientes com a condição.
(Crédito: Freepik)
O Abril Azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a população sobre o autismo, envolver a comunidade, trazer visibilidade e buscar uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas são autistas no mundo.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica caracterizada por desafios na comunicação, interação social e comportamentos repetitivos. A prevalência global é de um caso para cada 44 nascimentos, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. No Brasil, enquanto os dados do Censo 2022 ainda não são divulgados pelo IBGE, estima-se que cerca de dois milhões de pessoas tenham TEA.


O diagnóstico precoce e o acesso a terapias adequadas são essenciais para garantir melhor qualidade de vida de pacientes autistas. "A neuroplasticidade cerebral é mais intensa nos primeiros anos de vida. Isso significa que intervenções terapêuticas aplicadas precocemente têm um impacto muito maior no desenvolvimento da criança, ajudando-a a desenvolver habilidades sociais e comunicativas", explica Juliana Gomes, fonoaudióloga especialista em comunicação alternativa e linguagem infantil e CEO da Clínica Life.

O que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA)?
O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que se manifesta de diferentes formas e apresenta variados níveis de suporte necessário. Algumas crianças conseguem levar uma vida independente, enquanto outras necessitam de acompanhamento constante para atividades do dia a dia. O autismo não tem cura, mas o tratamento pode reduzir significativamente os desafios enfrentados pelos indivíduos dentro do espectro.

Diagnóstico precoce: quais são os primeiros sinais?
De acordo com Juliana Gomes, os primeiros sinais do autismo podem ser observados ainda nos primeiros anos de vida. Entre os principais indicativos estão:

Dificuldades na comunicação: atraso na fala, repetição de frases sem contexto e dificuldade em iniciar ou manter conversas;

Baixa interação social: pouco interesse em brincadeiras com outras crianças, falta de reciprocidade emocional e dificuldade em interpretar expressões faciais;

Comportamentos repetitivos: balançar o corpo, bater as mãos, alinhar objetos obsessivamente ou insistência em rotinas rígidas;

Hipersensibilidade sensorial: reações exageradas a sons, luzes, cheiros e/ou texturas de roupas e alimentos.

O caminho entre a suspeita e o diagnóstico pode ser longo e desafiador para as famílias. Além da aceitação da condição, muitos pais enfrentam dificuldades para encontrar profissionais especializados e acessar terapias multidisciplinares, como fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional.

"O processo de adaptação exige muito da família. É um período de aprendizado, em que os pais precisam entender as necessidades específicas da criança e buscar suporte adequado", ressalta Juliana Gomes. O acompanhamento contínuo é essencial, pois o TEA pode se manifestar de maneiras diferentes ao longo da vida, exigindo ajustes nas estratégias terapêuticas.

Tratamento e suporte multidisciplinar
Embora o autismo não tenha cura, o tratamento adequado pode proporcionar avanços significativos. Entre as abordagens mais comuns estão:

Terapia fonoaudiológica: auxilia no desenvolvimento da fala e comunicação;
Psicoterapia: trabalha habilidades sociais e emocionais;
Terapia ocupacional: ajuda na autonomia e adaptação sensorial;
Acompanhamento neuropediátrico: avalia a necessidade de medicações e orientações específicas.

Para ampliar o debate sobre o TEA e garantir que crianças e adultos dentro do espectro tenham acesso ao diagnóstico e tratamento adequados, a Organização das Nações Unidas instituiu o dia 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado desde 2007. "Quanto mais cedo as crianças forem estimuladas, maiores serão as chances de desenvolverem autonomia e habilidades essenciais para sua vida cotidiana", conclui Juliana.

Sobre Juliana Gomes: é fonoaudióloga, especialista em comunicação alternativa e linguagem infantil, capacitada em transtornos de leitura e escrita. Atua há mais de 10 anos nos transtornos de linguagem oral, escrita e autismo. É fundadora e CEO da Clínica Life. Localizada no município de Serra, no Espírito Santo, a Clínica Life realiza cerca de 1.900 atendimentos todos os meses.

As principais terapias oferecidas no espaço incluem fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia e acompanhamento psicológico, sempre adaptadas às necessidades individuais de cada paciente.

PRESIDENTE DO SINDSERV/PROPRIÁ PROTOCOLA MINUTAS DE PROJETOS DE LEI NA SECRETARIA DE SAÚDE EM BENEFICIOS DOS SERVIDORES DA SAÚDE E DA COMUNIDADE

A competente Secretária de Saúde, Jeane Lima, recebeu e prometeu analisar junto com o prefeito para viabilizar os dois projetos de Leis e encaminhar para a Câmara Municipal de Propriá.

A presidente do SINDSERV/PROPRIÁ, Jânio Melo, protocolou, nesta quarta-feira (02), o Projeto de Lei que Dispõe sobre a criação do Programa de Desenvolvimento em Inteligência Emocional para Servidores Públicos do Município de Propriá” e o Projeto de Lei, que, Dispõe sobre a mudança de cargo ou função de motorista para CONDUTOR DE AMBULÂNCIA, conforme a Lei 12.998/2014 e a Lei 9.503/1997 do Código de Trânsito Brasileiro para a devida adequação do organograma do Quadro funcional dos servidores públicos do Município de Propriá-SE, e dá outras providências.
As minutas dos textos e justificativa para a atender as demandas dos servidores públicos, foram entregues a Secretária de Saúde de Propriá, Jeane Lima, para que o Poder Executivo Municipal possa encaminhar à Câmara Legislativa de Propriá a matéria.

A ideia do sindicato é assegurar maior eficiência dos agentes públicos e, consequentemente, uma prestação de serviços de excelência à sociedade com uma carreira moderna e que valorize o servidor público da Saúde.

“O SINDSERV/PROPRIÁ respeita a hierarquia legislativa e por isso protocola estas minuta dos Projetos de Leis, a Secretária de Saúde que vai encaminhar ao Prefeito municipal, detentor da prerrogativa de apresentar projetos que alterem questões relacionadas às carreiras dos servidores. Este projeto deve ser originado do Executivo para que, mais tarde, não sofra questionamentos relativos a inconstitucionalidade por vício de iniciativa como já ocorreu no passado”, afirma Jânio Melo, presidente do SINDSERV/PROPRIÁ.

A secretária Jeane Lima, reconheceu a reivindicação do sindicato, que, para ela “é a entidade legítima para levar o pleito dos servidores da Saúde” e prometeu analisar as propostas junto com o chefe do Poder executivo.

"O projeto atende toda a carreira de Assistência Pública da Saúde e será nossa prioridade”. Afirma Jânio Melo

Seu corpo é seu maior aliado na jornada da vida. Cuide dele com carinho, e ele te levará a lugares incríveis!

Prefeitura de Barra dos Coqueiros assina ordem de serviço para pavimentação asfáltica de ruas da Praia da Costa








Foi assinada, nesta sexta-feira, 28, a ordem de serviço para a realização de terraplanagem e pavimentação asfáltica de ruas da Praia da Costa. A obra é uma iniciativa da Prefeitura de Barra dos Coqueiros e será realizada com recursos próprios do Município, um investimento total de mais de R$ 8 milhões (oito milhões).

Faz parte da iniciativa do compromisso da Prefeitura com o desenvolvimento urbano e a infraestrutura do município. A obra visa melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dos moradores da região, além de proporcionar mais comodidade para os turistas.

“Essa obra é um sonho de mais 30 anos. Turistas, comerciantes e moradores aguardavam que esta obra fosse realizada. E, agora, este sonho está se tornando realidade. São mais de 8 milhões investidos nesta obra de infraestrutura. E o detalhe é que vem 100% de recursos próprios”, afirmou o prefeito Airton Martins.

Os serviços contratados incluem topografia, terraplanagem e pavimentação asfáltica, garantindo maior durabilidade e segurança para o tráfego local. Serão contempladas a rua Praia da Costa e as travessas 1,2,3,4 e 5, além das ruas adjacentes da Atalaia Nova. “Essa obra representa um avanço importante para a infraestrutura da localidade, trazendo benefícios significativos”, destacou o secretário municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Gilvan Albuquerque.

Os moradores e comerciantes comemoraram a assinatura da ordem de serviço. "Muito feliz com essa pavimentação asfáltica. Agradeça à Prefeitura por autorizar essa obra que vai trazer mais qualidade de vida para os moradores e turistas, pois vai acabar com a poeira e a lama e melhorar a mobilidade", afirmou a moradora Iris Mecenas.

"Uma obra muito importante e que atende a um anseio antigo de moradores e comerciantes, porque no verão tem muita poeira e no inverno a lama. A pavimentação vai trazer benefícios para todos que acessam a localidade", declarou o empresário Edmundo Rodrigues, proprietário de um restaurante na localidade. 

Anvisa alerta para tentativa de golpe com falsa cobrança por e-mail

A orientação é que, em caso de coleta desse tipo de e-mail, as pessoas não cliquem em nenhum link e que também não realizem nenhum tipo de pagamento

Agência Brasil
Arte: Pixabay

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta nesta terça-feira (1º) sobre uma tentativa de golpe em nome da agência.


"A agência recebeu a informação de que está enviando e-mail com falsa cobrança de subsídio sanitário. O e-mail possui em seu assunto: Alerta de Débito Sanitário – Apólice e foi recebido por Irene Ramos Da Silva."

Em nota, a Anvisa esclareceu que o remetente não pertence ao domínio da agência.

A orientação é que, em caso de recebimento desse tipo de e-mail, as pessoas não cliquem em nenhum link e que também não realizem nenhum tipo de pagamento.

Ainda de acordo com a Anvisa, denúncias podem ser enviadas por meio de um dos canais oficiais de atendimento da agência.
Veja o exemplo da falsa cobrança: