quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Vagina seca durante o sexo: por que isso acontece e como reverter?

IVONE MARTINS
NEYRO2008/ISTOCK
Essencial para o prazer da mulher durante as relações sexuais, a lubrificação da vagina garante conforto e evita dores, incômodos e até mesmo machucados com o atrito do pênis na penetração. Algumas vezes, no entanto, a vagina fica seca mesmo quando existe uma excitação. Entenda por que isso acontece e saiba o que fazer para reverter a situação.

O que pode causar secura vaginal

A menopausa é uma das principais causas da secura vaginal, pois no período ocorre alterações hormonais e queda na produção do estrogênio, o responsável por deixar a região lubrificada. Neste caso, reposição hormonal pode ser a melhor saída para combater o problema. Mas a condição, no entanto, também pode afetar mulheres mais jovens.


O excesso de higienização da região íntima, especialmente com sabonetes e produtos inadequados, causa desequilíbrio do pH vaginal, podendo provocar a secura. Uso constante de medicamentos anti-histamínicos, que secam as mucosas do corpo, também podem diminuir a lubrificação da vagina de forma considerável. Pílulas anticoncepcionais é outro fator que contribui para a condição e a troca, indicada por um médico, pode evitar o problema.

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabagismo provoca desidratação e diminuição do volume de fluídos corporais, deixando a vagina mais seca. Mulheres nos primeiros meses de gestação e no período de amamentação podem notar uma queda da lubrificação da região íntima por causa da redução dos níveis de estrogênio que ainda não voltaram ao normal depois do parto.

Como aumentar a lubrificação da vagina
VLADIMIR GJORGIEV/SHUTTERSTOCK

Além de procurar aumentar o tempo das preliminares na hora do sexo, as mulheres que sofrem com secura vaginal ainda podem verificar se não estão sofrendo de algum bloqueio emocional ou psicológico. Relaxar e livrar a mente de problemas e preocupações é essencial para garantir a lubrificação da região íntima durante a transa.

O uso de lubrificantes íntimos é uma excelente opção para melhorar o prazer sexual, mesmo quando a mulher não sofre de secura na região íntima. Produtos à base de água são os mais indicados, pois reduzem as chances de irritação e alergias, além de garantir a eficácia do preservativo.

Até mesmo mudanças na alimentação podem ajudar na lubrificação da vagina. O hormônio estrogênio, responsável pelo desejo sexual, é produzido a partir do colesterol. Então, se a mulher ingere grandes quantidades de gorduras boas, pode notar uma redução da secura.