quarta-feira, 30 de outubro de 2019

TODOS EM ALERTA QUE COMEÇOU AS MOVIMENTAÇÕES PARA ELEIÇÃO DE VEREADOR EM 2020 EM BARRA DOS COQUEIROS

Os 8 vereadores e as 3 vereadoras fazem parte do grupo do Prefeito.
A Barra dos Coqueiros é  a cidade mais cobiçada do estado de SERGIPE, e já começaram as montagens das estratégias para garantir as vagas na Câmara de Vereadores da cidade, no próximo ano. Chegou a hora de fazer uma avaliação da conjuntura eleitoral para , vamos fazer uma avaliação da conjuntura eleitoral legislativo de 2020.

Obviamente é muita pretensão de qualquer analise tentar prevê um resultado nas eleições proporcionais que envolvem mais de 10 pessoas tentando 13 vagas.

Analizaremos apenas de números neste texto, sem entrar no mérito do potencial eleitoral de cada pessoa.
Primeiramente vamos levar em consideração que os atuais 12 vereadores vão querer renovar seus mandatos. E os suplentes também.

Os vereadores são de um grupo só, os do lado do Prefeito Airton Martins. Lembrando logo que pela lei não teremos coligação de partidos para eleição de vereador, então os principais candidatos deverão migrar em bloco para uma mesma agremiação, no intuito de garantir votos suficiente para atingir o coeficiente eleitoral, que será em torno de 1.400 mil votos.

Do lado o candidato a sucessão do Prefeito Airton Martins, e na próxima eleição deveremos ver a estruturação de dois partidos com os vereadores e suplentes. Muitos terão que sair de suas atuais siglas e migrarem para as legendas que vão abrigar o grupo: Veja algumas simulações abaixo:
Partido 1 Wilson Bernardes, Adelmo Apóstolo, Alberto Macedo, Toinho da Toyota, Iracema Albuquerque e Guega. (Acrescente aqui mais 4 mulheres e mais 7 candidatos homens). 

Partido 2: Jorge Rabelo, Jailson Pereira, Aracê Pereira, Professor Roberto e Pastora Salete. (Acrescente aqui mais 5 mulheres e mais 8 candidatos homens)

Na oposição até o momento não tem nenhum candidato com mandato.

Para manter o cenário atual o Prefeito Airton Martins precisará ter 14 novas candidatas mulheres, e mais 24 novos candidatos homens. (Serão 38 candidatos com média de 300 votos cada, entre eles muitos terão uma quantidade de votos bem acima da média e possuem sonho de se eleger e reeleger)

Do lado da oposição a Airton Martins, deveremos ter 4  partidos, levando em consideração a atual distribuição da Câmara Municipal. Montamos a seguinte simulação:

Partido 1 - todos do Solidaridade do Vice-prefeito Alysson Souza.
Partido 2 - DEM do ex-prefeito Gilson dos Anjos, que ainda não tem uma chapa proporcional devidamente formada.
Partido 3 - Veve com o Partido Popular- PP, que também ainda não tem uma chapa proporcional formada.
Partido 4 - Paulo Silas com o PATRIOTA, que está em formação e em montagem da chapa proporcional. 

Em ambos os partidos, entre eles alguns terão uma quantidade de votos que deve ser acima da média para sonhar em se eleger).

Se os atuais vereadores e os suplentes desta legislatura repetirem a mesma votação de 2016 eles farão um grande números de votos.

Os novos candidatos homens e mulheres, levando em consideração a média de 200 votos cada, poderão chegar a um bom números de votos no escrutínios.

Somando todos os grupos teremos 15 mil votos. Praticamente a maioria dos votos válidos para vereador em Barra dos Coqueiros, deixando pouca chance para uma nova força política entrar.

Resumindo: 
Com o atual cenário e a legislação em vigor o prefeito Airton Martins e seu grupo político entrarão em campo para tentar manter o jogo do jeito que está. Vão tentar reeleger todos os 11 vereadores do seu arco de aliança. 

Do outro lado os grupos de oposição, lutarão para eleger 2 vereadores  e se possível, ganhar algumas vagas do grupo da situação.

É isto que está diante dos outros partidos, como o Solidariedade de Alysson Souza e o PP de Veve, esta é a muralha que está montada em volta do paraíso Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros, para alguém de fora conseguir furar este cerco e emplacar um vereador, precisará adotar algumas estratégias especiais. Isto é perfeitamente possível, mas já é assunto que abordaremos no próximo artigo.