Em entrevista ao ABN do Blogueiro Givaldo Silva, o Prefeito Alberto Macedo, fala sobre sua percepção da pandemia, o momento pelo qual passa Barra dos Coqueiros e o plano de vacinação no município. A prevenção, imunização, a manutenção dos protocolos de cuidado e uma boa comunicação com a população são as armas para vencer uma guerra contra um Covid-19.
Um ano e três meses desde os primeiros casos confirmados de Covid-19 na Barra dos Coqueiros, uma Secretaria de Saúde do município, mantendo a atenção total à doença. O foco agora, garantia o Prefeito de Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo secretário, é manter firme os protocolos que evitam a disseminação do novo coronavírus, garantir a imunização rápida, principalmente dos grupos prioritários, e comunicar com clareza a população para que ninguém deixe de lado os cuidados da área.
Na entrevista, Alberto Macedo traça um cenário sobre a pandemia e comenta sobre as novas cepas do coronavírus que ampliam a contaminação e comprometeram ainda mais o sistema de saúde. “Estamos extremamente preocupados, o número diário de casos positivos está alto, o vírus continua circulando, em transmissão comunitária e com alta taxa de contágio e a Secretária Municipal de Saúde, Eliana Martins e toda a equipe de saúde faz um trabalho eficiente para atender a população e todos tem que seguir os protocolos contra o COVID-19 ”, alerta Alberto Macedo
O Prefeito Alberto Macedo, destacou a estratégia da Secretaria de Saúde, para acelerar ainda mais a vacinação dos grupos prioritários, seguindo com o Plano Estadual de Imunização que prevê que todas as pessoas sejam vacinadas dentro dos grupos que estão mais expostos ou são mais suscetíveis à doença.
"A Secretaria Municipal de Saúde, está adotando uma estratégia de vacinar de domingo para acelerar a imunização dos grupos prioritários, mas também como campanha para incentivar as pessoas a se vacinarem. Alguns grupos ainda acreditam que uma vacina é ruim, mas é o contrário, a vacina é o bálsamo da salvação, acrescenta O prefeito “Temos a missão de informar, e as questões de saúde pública às vezes não são bem entendidas, principalmente em um momento crítico como esse, que também influencia na atividade econômica”.
E qual tem sido a orientação da Prefeitura de Barra dos Coqueiros, em especial quanto à aglomeração?
Manter o distanciamento social, evitar aglomerações, lavar as mãos com frequência, o uso de álcool em gel e máscara são orientações que fazemos desde o início da pandemia. Nossa função é tratar, cuidar, orientar e ser duro quando necessário. Temos a missão de informar, e as questões de saúde pública às vezes não são bem entendidas, principalmente em um momento crítico como esse, que também influencia na atividade econômica.
Existe de um lado a questão econômica, como as pessoas que precisam ganhar seu pão, e do outro a situação da saúde. O governo do estado ampliou os números de leitos de UTI, e elas estão cheias, como pessoas morrendo, muita gente próxima perdendo a vida. O vírus está em todos os lugares, não existe ambiente livre do coronavírus. Por isso vamos manter o distanciamento e deixar como aglomerações, como festas e reuniões familiares para o ano que vem. Esse encontro pode acontecer quando todos sairmos vacinados. Neste momento, ainda não dá. Quero dizer isso com muito respeito a todas as famílias Barracoqueirenses: se cuidem. Estamos lutando todos os dias para diminuir o número de casos, mas precisamos do apoio de cada pessoa.