Por Wesley Carrijo
O processo para se aposentar exige muita atenção e o principal, é necessário que haja um planejamento previdenciário, pois, com ele o segurado terá uma visão ampla de qual melhor categoria ele se encaixa, quanto tempo falta para requerer o benefício e quais os requisitos precisam ser preenchidos para ser concedido.
Na maioria das vezes o segurado tem seu pedido negado, por falta de documentação, dados, quando isto acontece o que deve ser feito? No conteúdo de hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre este assunto.
Continue conosco e confira.
No texto abaixo vou listar alguns pontos importantes que são primordiais para ser requerido na sua aposentadoria.
Período de Contribuição
O tempo de contribuição é um dos principais requisitos para o segurado ser concedido na sua aposentadoria, é primordial que o segurado esteja atento a este requisito, se possível contrate um profissional qualificado na área, pois, pode acontecer do INSS também cometer alguma falha.
Atividade especial
O mesmo acontece com este, se acontecer de faltar recolhimento da sua atividade especial, logo a sua aposentadoria será negada, esta aposentadoria o segurado tem a vantagem de se aposentar mais cedo do que o tempo solicitado na aposentadoria comum.
Ressaltando que é muito importante ter as documentações, LTCAT e o PPP atualizados, pois, são as principais documentações para seu benefício ser concedido.
Contribuições por parte da empresa
Para que o seu tempo de contribuição seja registrado corretamente, é necessário que a empresa que você presta ou prestou serviço tenha feito os recolhimentos de forma correta, pois, caso contrário seu tempo não será registrado e com isso seu benefício será negado.
Para você comprovar, basta ter em mãos a carteira de trabalho ou os contracheques.
Atividade rural ou de pesca
Neste o recolhimento começa a ser válido a partir dos 12 anos de idade, sendo a atividade laboral exercida como regime de economia familiar, agricultura, pecuária, pesca, etc.
Atualização do CNIS
Este cadastro precisa estar atualizado, caso contrário o próprio segurado poderá agendar no INSS um pedido de revisão do CNIS.
Conclusão
De acordo com as nossas dicas, esteja atento ao tempo de contribuição e aos requisitos, se possível faça um planejamento, pois, com isto a chance do seu benefício ser concedido é muito grande.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira
Fonte: Jornal Contábil
×