O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Setor pesqueiro do estado de Sergipe (SINDIPESCA), Givaldo Silva e a diretoria, defendem que seja criado na jurisdição do estado de Sergipe, um Fundo estadual para a pesca na região, o FUNDOPESCA. (destinado a compensar os pescadores), devido às condições do estado do mar e à pandemia da covid-19.
Em comunicado de imprensa, o SINDIPESCA assinala que, "no âmbito da pandemia" e das "condições dos maus tempos que sempre ocorrem na região", que obrigam à "paragem temporária de embarcações e de pescadores", justifica-se a "criação do Fundopesca em Sergipe".
O Fundopesca no estado de Sergipe, deve ser foi criado pelo Governo do estado de Sergipe, com o objetivo de atribuir uma compensação salarial aos pescadores de Sergipe, em determinadas situações que os impeçam de exercer a sua atividade.
O Presidente do SINDIPESCA, Givaldo Silva, defende que as condições necessárias para ativar criação do FUNDOPESCA em Sergipe, encaixam-se "perfeitamente na situação" atual, em que os pescadores estão "extremamente condicionados e cujos rendimentos são cada vez mais baixos".
A diretoria do SINDIPESCA, assinala ser "urgente" a criação desse fundo que será muito importante para o setor pesqueiro de Sergipe. O ante-projeto para criação do FUNDOPESCA, será entregue a governador do estado de Sergipe, através da diretoria do SINDIPESCA.
"É preciso mais investimento na pesca, no setor e nos pescadores. Fazer desta profissão algo muito digno, sem mais discriminações ou estigmas, na qual seja aprazível exercê-la", lê-se no comunicado ao ABN
Durante o fim de semana, além da pandemia o mau tempo que se registou em Sergipe, vem atrapalhando os trabalhadores dos setor pesqueiro de Sergipe.