App permite estimar receita que cada conta gera para a rede social; perfil de usuário na Espanha, por exemplo, vale metade do dos Estados Unidos
Alguma vez você já se perguntou quanto vale seu perfil no Facebook?
Dois
pesquisadores da Universidade Carlos III, de Madrid, na Espanha,
desenvolveram uma ferramenta que permite estimar a receita que cada
conta gera para a rede social.
Esse dividendo, que na prática é o
valor cobrado dos anunciantes, varia de acordo com características como
nacionalidade, sexo e idade dos usuários.
Batizada de Personal Data Valuation Tool, a ferramenta foi criada pelos irmãos Ángel e Rubén Cuevas Rumin.
Eles descobriram, por exemplo, que um usuário na
Espanha vale a metade do que um usuário dos Estados Unidos, enquanto que
os milleniums (grupo de jovens nascidos entre 1980 e 2000) quase sempre
"são mais caros" do que adultos.
Há exceções, como na Inglaterra e
na França, onde pessoas com mais de 50 anos têm um valor de mercado
maior pois são consideradas um público mais interessante para as marcas,
ressalvam os pesquisadores.
E, no geral, americanos ou europeus valem mais do que asiáticos ou latino-americanos.
Também
há diferenças quanto ao gênero: o CPC (custo por clique) de usuários do
sexo masculino é mais caro, enquanto o CPM (custo por suporte) é maior
nos perfis são mulheres.
Assim como o Google, o Facebook aplica
diferentes tarifas publicitárias dependendo das visualizações e dos
cliques dos diferentes anúncios.
Objetivo
A ferramenta baseia seus resultados na análise de mais de 30 mil perfis selecionados aleatoriamente por uma rede de computadores.
A ferramenta baseia seus resultados na análise de mais de 30 mil perfis selecionados aleatoriamente por uma rede de computadores.
Os dados permitem diferenciar de onde o usuário é, onde vive e alguns gostos determinados segundo sua atividade no Facebook.
Por meio deles, os pesquisadores acompanharam os perfis como se fossem um anunciante de uma marca.
Mas quais são os perfis mais caros do Facebook?
Se
você é uma mulher de meia idade que vive nos Estados Unidos e gosta de
praticar esportes, seu perfil é um dos mais atraentes para os
anunciantes e, portanto, um dos mais valiosos da rede social.
Os pesquisadores dizem esperar que a ferramenta se torne em breve em um complemento dos navegadores.
FONTE: