A Prefeitura de Barra dos Coqueiros, deve definir os procedimentos a serem adotados para a prevenção do coronavírus (Covid-19) no município, deve ser feito através de um decreto embasado nas diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde, secretaria estadual de saúde e Secretaria Municipal de Saúde.
Entre as determinações que será previstas no decreto deve está a suspensão das aulas em toda a Rede Municipal de Educação, o que incluí escolas de ensino fundamental e infantil. A medida deve entrar em vigor urgentemente e o prazo deve ter uma determinação do prefeito, podendo ser prorrogada caso haja determinação das autoridades em saúde do município.
Os eventos de massa (grandes eventos) – governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais e religiosos e outros.
O prefeito de Barra dos Coqueiros, Airton Martins, deve destaca que as medidas são necessárias para evitar a disseminação da doença, mas deve reforçar que o município está preparado e todas as medidas necessárias já foram estabelecidas.
A Secretaria Municipal de saúde, já está agindo antecipadamente a fim de resguardar a saúde da população, portanto tais medidas são necessárias.
Outros detalhes sobre o decreto devem ser anunciados amanhã a partir da publicação no Diário Oficial do Município.
Recomendação sobre atendimento
Uma das recomendações é para que os pacientes que estiverem apresentando sintomas respiratórios procurem preferencialmente uma unidade básica e de saúde da família, ao invés de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para evitar ficar exposto a outras.
“É importante reforçar que neste momento, a orientação é para que o paciente só procure a unidade de saúde se realmente tiverem apresentado um quadro moderado, não havendo necessidade de buscar esse atendimento caso não haja esses sintomas mais definidos.
É de suma importância ainda que quem tiver com sintomas respiratórios deve evitar sair de casa, utilizar ônibus, ir para a escola e até mesmo trabalhar até que os sintomas diminuam. A recomendação é voltada principalmente para a população acima de 60 anos que está mais suscetível a doença, por eventualmente já apresentar um outro quadro de debilidade, como problema cardiáco, hipertensão, entre outros fatores. Por isso os idosos devem evitar locais com aglomeração de pessoas e preferencialmente ficar em casa.
Materias e insumos
Na segunda-feira está prevista uma reunião com representantes do Ministério Público Estadual (MPE) para discutir a situação dos materiais e insumos da rede municipal de saúde. Uma das preocupações é de que os materiais comecem a faltar, diante da alta demanda e contingenciamento feito pela industria.
Casos confirmados
Hoje dia (16) foram confirmados já cinco casos de coronavírus em Sergipe.
Principais recomendações para evitar a doença.
Lavar bem as mãos
Fazer uso de álcool gel
Evitar aglomerações em ambientes fechados
Manter os ambientes bem arejados.