Valberto de Oliveira Lima: acertando partido e fechando o ciclo na Secretaria
Não deu outra: o médico Valberto de Oliveira Lima, secretário de Estado da Saúde de Sergipe e pré-candidato a prefeito do município de Propriá, optou finalmente por filiar-se ao MDB para a disputa deste ano. Em 2016, ele chegou em segundo lugar na disputa como um filiado ao Solidariedade.
“Me reuni com o grupo na última segunda-feira e decidimos por esta filiação ao MDB. Já vínhamos com esse debate, havia possibilidade de irmos para o PP, mas analisamos as realidades locais e o grupo achou que seria melhor optarmos pelo MDB”, informou Valberto à Coluna Aparte nesta terça, 3.
“Não que o PP não merecesse a nossa atenção. Ao contrário: eu tenho uma atenção e um carinho muito especiais pelo deputado Laércio Oliveira. Mas, depois de uma avaliação local, o grupo decidiu que deveríamos ir mesmo para o MDB”, diz Valberto.
“O fato é que já tinha muita gente do nosso agrupamento filiado ao MDB e se escolhêssemos um outro partido teríamos que enfrentar o problema da desfiliação em massa, desestabilizando, nessa migração, muita gente que já estava confortavelmente instalada no MDB e não sonhava em sair dele”, diz o pré-candidato.
Para Valberto de Oliveira Lima, portanto, tudo está se encaminhando para uma linha irreversível de decisões. “O que não resta dúvida é de que eu tenho uma pré-candidatura de prefeito posta. Eu só preciso oficializá-la legalmente, e isso será feito nos prazos da justiça. Mas que vou para a disputa, ah, isso eu vou”, diz ele.
Se depender do planejamento pessoal de Valberto de Oliveira Lima e das permissões do governador Belivaldo Chagas, o secretário vai avançar bem nesses “prazos da justiça”. Ou seja, deixar Secretaria quase dentro do prazo para isso, que é o dia 4 de junho.
“A gente ainda tem alguns compromissos com a Secretaria a serem cumpridos até o mês de abril e pretendo, a depender do andar da carruagem, permanecer até o dia 30 daquele mês. Este ano, a legislação garante prazos mais longos para desincompatibilizações - se eu fosse sair no limite, seria o dia 4 de junho. Mas admito que preciso de um tempinho para organizar a casa da Saúde”, diz.
Nas bolsas de cotações do mercado da saúde pública de Sergipe há comentários seguros de que Valberto de Oliveira Lima deve ser sucedido pela engenheira de Produção e especialista em Engenharia Clínica Adriana Menezes, que é atualmente a superintendente da Secretaria, função que corresponde a uma espécie de secretária adjunta.
“Todos sabem que quem escolhe é o governador e, portanto, a decisão dele nesse aspecto é soberana. Mas a Adriana Menezes é uma pessoa que conviveu conosco todo esse tempo, já tem uma linha de raciocínio, de pensamento e de gestão sobre a saúde pública e entendo que ela deve ficar no grupo porque deu uma grande contribuição e ainda tem muito a contribuir. E se o governador decidir que Adriana vai ocupar a parte titular, tenho certeza de que a Secretaria vai estar em boas mãos”, diz Valberto.
Fonte: http://jlpolitica.com.br/colunas/aparte/posts/valberto-de-oliveira-vai-pro-mdb-disputara-propria-e-revela-ate-quando-quer-ficar-na-saude