segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Com 97,16% do público-alvo imunizado, Barra dos Coqueiros ultrapassa meta de vacinação contra poliomelite



As ações de imunização de crianças menores de 5 anos contra a poliomelite tiveram um excelente resultado na Barra dos Coqueiros. Nesta quinta-feira, 3, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que o município imunizou 97,16% do público-alvo e ultrapassou a meta de vacinação de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomelite foi iniciada no dia 8 de agosto e encerrada no dia 31 de outubro. Aqui na Barra dos Coqueiros, a vacinação ocorreu nas unidades de saúde e nas escolas, além de ter sido reforçada por meio de ações específicas aos finais de semana. As ações resultaram na imunização de 1914 crianças, o que corresponde ao cumprimento de 97,16%, da meta, que era imunizar 1970 meninos e meninas.

“O fato de o nosso município ter ultrapassado a meta de vacinação é motivo de comemoração, pois a vacina é a única maneira de proteger as nossas crianças e evitar que a doença seja reintroduzida no Brasil. Para aqueles pais ou responsáveis que ainda não vacinaram as crianças, fica o alerta para que se dirijam até as unidades de saúde e atualizem as cadernetas de vacinação. Não só a vacina contra a poliomelite, mas todas as outras vacinas devem estar em dia para evitar que outras doenças apareçam”, explica Alane Gomes, gerente de Vigilância em Saúde da Barra dos Coqueiros.

Vacinação

A vacina que protege as crianças contra a poliomelite continuará disponível para a população durante todo o ano. No entanto, pais e responsáveis devem manter a caderneta vacinal da criança em dia para evitar que o vírus volte a circular no país. O Brasil é referência em vacinação e a doença foi erradicada no Brasil em 1994, mas se a cobertura de vacina não atingir índices altos, há riscos de a doença se reintroduzida no Brasil.

A poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos. Em casos graves, a doença pode acarretar paralisia nos membros inferiores e a vacinação é a única forma de prevenção.

EXPORTAR PDF EXPORTAR CSV


PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DOS COQUEIROS
(79) 3025-8104
secom@barradoscoqueiros.se.gov.br