segunda-feira, 15 de abril de 2024

ANÁLISE: ONZE DOS TREZE VEREADORES SÃO CANDIDATOS A REELEIÇÃO. SERÃO REELEITOS. SEGUNDO ANÁLISE DO ABN APENAS 50% SERÃO REELEITOS. O ELEITOR DECIDIR


Muitos afirmaram durante o mandato em curso dos Vereadores que a Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros em sua composição atual é a pior da recente história política do Município. Pelo menos 11 dos atuais Parlamentares já confirmaram suas candidaturas a reeleição. Exageros à parte, não é possível dizer que foi a melhor nem a pior. 

Em cada Legislatura, os Vereadores e vereadoras vivem um realidade política que se impõe durante seus Mandatos. Existem na atual Câmara excelentes Vereadores e vereadoras, tanto da base de governo do atual Prefeito quanto da bancada de oposição. 

Cada um deles tem suas opiniões e pensamentos e todos eles, em todas as Câmaras votam uma hora com o coração, outra hora com o fígado e outra pelo cérebro, porém sempre de olho no próximo mandato. 

Poucos usam a razão para proferir seus votos. Além Barra dos Coqueiros deverá ter cerca de 130 candidatos a Vereador. Os eleitos terão um gabinete com telefone, ar condicionado, Assessores e um Chefe de Gabinete. O salário (subsídio) deverá ser reajustado ainda até o final de outubro, antes das eleições para ser pago durante os 48 meses seguintes a partir de janeiro. 

Há quem afirme que o novo subsídio que hoje é de pouco mais de R$ 8.000 mil Reais pode chegar a 12.000 mil Reais, a depender do orçamento destinado ao Legislativo que é baseado no que arrecadou o Executivo. Os Vereadores que desejam tem ainda uma verba indenizatória que os indenizam em certas despesas. Certamente o mandato traz consigo o ônus e o bônus. 

Todos os Vereadores que estão no mandato tem o natural desgaste. Nunca é possível agradar a todos e ao longo de 4 anos os mais polêmicos acabam por se envolverem em desnecessárias confusões. Normalmente a cada eleição cerca de 1/3 terço da Câmara é renovada ou por pessoas que nunca se candidataram ou por outros que em algum momento já ocuparam uma cadeira e voltam. Segundo avaliações políticos de vários grupos e partidos envolvidos com as eleições de outubro  este ano a mudança na Câmara deverá ser maior, pode chegar a 50%. As previsões mais tímidas falam que metade dos Vereadores não será reeleito e as previsões mais radicais apostam que apenas 5 Parlamentares devem reconquistar o mandato. A conferir no dia 6 de novembro quando os eleitores, verdadeiros donos do poder, serão chamados a votar.