sexta-feira, 23 de junho de 2017

PROPRIÁ: Vereadores apresentam emendas ao Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)

Uma das emendas apresentadas prevê as emendas impositas por parte dos vereadores e mecanismos para geração de emprego e renda para a população. As emendas são dos vereadores: Heldes Guimarães (PT), Jairo Lemos (SD) e a vereadora Dilma da Colônia (SD)

Os vereadores tiveram o prazo final para a entrega da apresentação de emendas à Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2018 terminou na se quinta-feira (22), a Diretoria Legislativa (DL) da Câmara Municipal de Propriá (CMP). O Bloco  parlamentar "Independente em prol de Propriá" composto pelos vereadores Heldes Guimarães (PT), Jairo Lemos (SD) e a vereadora Dilma da Colônia (SD). protocolou juntos 4 emendas que abordam temas importantes para a sociedade Propriaense como o orcamento impositivo e a transparência na gestão e outros.

Segundo o vereador Heldes Guimarães (PT) lider do bloco de oposição, a elaboração das indicações de emenda à LDO está fundamentada no interesse de continuar alavancando por exemplo: economia, tecnologia até o turismo. “As propostas foram baseadas nas principais necessidades da população, principalmente da cidade que necessita de uma gestão competente. Propriá precisa de avanços em vários setores, garantindo que 2018 seja de investimentos sérios para fomentar ainda mais a economia, dar segurança e infraestrutura para qualidade dos serviços, entre outras prioridades como também a gestão ambiental e urbanismo da cidade.”, disse Heldes Guimarães.

Entre as emendas para o Projeto de Lei nº 17/2017 que “Dispõe sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária de 2018 e dá outras providências.”, encontra-se propostas de emenda de autoria do Bloco parlamentar, que é o da participação dos vereadores para indicar obras e serviços importantes para Propriá, através das emendas impositivas ao orçamento, por parte do parlamento municipal. como por exemplo, a construção de unidade de acolhimento institucional para crianças e adolescentes sob medida protetiva; Ampliar o atendimento pelo Programa Domiciliar ao Idoso; Aquisição de materiais para reaproveitamento de água e lâmpadas sustentáveis; Implantação de acondicionamento subterrâneo de lixo; Aquisição de equipamentos de segurança, tais como: coletes, escudos e bastões; Revitalização do Centro de Propriá; Desenvolver o Ecoturismo nas áreas de proteção ambiental; apoio a cultura, esporte e lazer; mais investimentos na saúde e educação;  Realização de processo seletivo para estagiários e abertura de concurso público e outros determinados  pelos 11 parlamentares de Propriá.  

A Vereadora Dilma da Colônia (SD), afirma que é de suma importância para o povo Propriaense a aprovação de proposituras por parte do parlamento que venha gerar emprego e renda para todos. "Propriá precisa se recuperar do atraso de muitos anos e só com um parlamento forte, podemos mudar tudo" afirma a vereadora.
Para o vereador Jairo Lemos (SD), as emendas impositivas ao orçamento por parte dos vereadores, vai contribuir muito para priorizar obras na cidade e nos povoados de Propriá.

A LDO tem a previsão o ano de 2018, é um orçamento no valor regulamentado pela Lei, superando o orçamento de 2017. Após ser deliberada em plenário pelos vereadores que deverá acontecer na terça-feira (27), a LDO seguirá para o executivo para viabilizar a sua Sanção.