Falta de investimentos na área pode colocar fim as mais tradicionais competições esportivas do município de Barra dos Coqueiros, o Campeonato Municipal de futebol amador e veteranos e outras na Barra dos Coqueiros.
Representantes de diversos clubes de futebol, futsal e entidades que apoiam o esporte reclamaram da negligência por parte do Prefeito Airton Martins (PSD) com o setor no município. Devido à falta de investimentos na área esportiva, eventos como o Campeonato Barracoqueirense de futebol Amador e veteranos, campeonatos de futsal masculino e feminino, estão cada vez mais reduzidos e correm o risco de serem extintos, entre outras modalidades esportivas.
Atualmente, pouco investimento está sendo feito no esporte. Nenhum teto é estipulado para ser investido no esporte na cidade, os jovens e os veteranos desportistas da cidade estão sendo abandonados pelo poder público municipal com relação aos investimentos nas atividades esportivas. Enquanto existem diversos prefeitos de Sergipe reforçando investimentos no esporte e beneficia atletas e economia, o Prefeito Airton Martins, nada faz para desenvolver o esporte na Barra dos Coqueiros. Uma vergonha para a cidade que vinha realizando grandes competições esportivas.
O Desportista e Radialista Givaldo Silva, quer soluções urgentes para resolver a situação caótica do esporte na cidade. Muitos municípios estão investindo no esporte e a Barra dos Coqueiros pelo jeito quer acabar com as competições esportivas na cidade. O silêncio da Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros, é fato, ninguém fala nada, apesar de o Presidente da Câmara, ser um grande desportista, é muito estranho esse silêncio. Enquanto isso, Barra dos Coqueiros comandada por Airton Martins investe irrisórios na juventude e no esporte na cidade.
Givaldo Silva, ainda compara os investimentos de Barra dos Coqueiros em cultura, que também são muito reduzidos, em relação aos do esporte.
De acordo com o ABN, o esporte esta parado em Barra dos Coqueiros e vai continuar parado caso a atual prefeito, não tome as providências rapidamente de disponibilizar mais investimentos no esporte. O Desportista Givaldo Silva, pede a sensibilização do Executivo e lembrou que todo o orçamento destinado ao esporte em 2025, por meio da LOA, não utilizado até junho deste ano, restando às entidades envolvidas com o esporte aguardar a boa vontade do gestor em investir os recursos.
O gestor municipal sempre apresenta, mais uma vez, as dificuldades orçamentárias como justificativa para a crise esportiva vivenciada na cidade. Contudo, há muitas contradições nos discurso do Executivo, uma delas é que, enquanto diz que não tem recursos para viabilizar políticas públicas para o povo, Airton Martins, criou centenas de cargos comissionados, principalmente na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Barra dos Coqueiros.
Um dos grandes prejudicados com o baixo volume de recursos no esporte são os clubes esportivos, os Campeonatos esportivos, evento realizado desde 1953, reunindo equipes de várias modalidades de municípios de todas as regiões da cidade. “Os Campeonatos de futebol amador, fez parte da formação de muitos atletas”, declarou Givaldo Silva, acrescentando que faltam incentivos para esses eventos esportivos e outros.
“Sabemos que não existem dificuldades financeiras, acredito que o prefeito tem condição de realizar as competições como eram antes. Eles são importantíssimos não apenas para o esporte, mas também para a saúde, socialização e a geração de emprego e renda do município”, analisou Givaldo Silva.
O secretário Municipal de esporte, quer trabalhar, mas, infelizmente os recursos não são liberados pelo Prefeito Municipal. Já os representantes dos clubes esportivos, reclamam da insensibilidade do Prefeito Airton Martins, com a classe esportiva e da opção de não realizar os campeonatos.