segunda-feira, 21 de julho de 2025

PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE PROPRIÁ CONCLUI O CURSO DE CONDUÇÃO DE VEÍCULOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

O curso valoriza a profissão de condutor de ambulância, reconhecendo sua importância no sistema de saúde e garantindo que os profissionais estejam preparados para lidar com situações extrema.
Servidores que concluíram o curso: Alcione, Adriano, Rinaldo, Raimundo, Gildeberto, Weverton, Lailton, Jânio Melo, Tony Michael e Josivaldo.

No domingo dia 20 de julho de 2025, os motoristas de  ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde de Propriá, concluiu o curso de Condução de Veículos de Emergência (CVE). O curso  foi feito na auto escola Parati, na Capital Sergipana. O curso, realizado durante o mês de julho, formou 11 profissionais de saúde que atuam nas ambulâncias em toda rede municipal da saúde de Propriá.

Segundo o motorista da Secretaria Municipal da Saúde (Semusp) e Presidente do SINDSERV/PROPRIÁ, Jânio Melo, a capacitação traz para o profissional atualizações de extrema importância, principalmente porque já está previsto no Novo Estatuto do Servidores Públicos de Propriá. “Vários motoristas já atuam a bastante tempo na condução das ambulâncias, mas esse curso é para mostrar que as diretrizes mudam no intuito de melhorar nosso trabalho e dá uma atendimento ainda mais qualificado para todos”, explicou Jânio Melo

Os Motoristas que concluíram o curso de Urgência e Emergência da Semusp, afirmaram para o ABN, que essa ação proporciona um progresso no cuidado e atenção dos pacientes do Serviço Único de Saúde (SUS). "E Essa capacitação certifica de que todos estejam preparados para enfrentar situações de urgência e emergência de forma habilidosa e precisa”, segundo os motoristas.

O curso abordou a legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, e outros temas relevantes para a condução segura e eficiente de ambulâncias. E feito concluído na Auto escola Parati e organizado pelos próprios motoristas e contou com o apoio do Prefeito Luciano de Menininha e do Coordenador de Transporte, Igor.

Habilitação:
O motorista agora possui o certificado necessário para conduzir ambulâncias, conforme exigido por lei.

Profissionalização:
A conclusão do curso demonstra o compromisso do motorista com a qualidade e segurança no transporte de pacientes, elevando o padrão do serviço prestado.

Valorização do profissional:
A regulamentação da profissão e a realização de cursos de capacitação valorizam o trabalho do motorista de ambulância, reconhecendo sua importância no sistema de saúde.

Requisitos para conduzir ambulâncias:

Habilitação na categoria D ou superior.

Curso de Especialização em Transporte de Emergência, homologado pelo DETRAN e SENATRAN.

Treinamento e reciclagem em cursos específicos a cada 5 anos, conforme normatização do Contran.

Segurança do paciente:
O curso garante que o motorista tenha o conhecimento e as habilidades necessárias para transportar pacientes com segurança e eficiência, minimizando riscos.

Qualidade do atendimento:
A capacitação dos motoristas contribui para a qualidade do atendimento em urgências e emergências, garantindo um serviço mais eficiente e humanizado.