No total 25,8 milhões de trabalhadores serão beneficiados, com um total de R$ 30,7 bilhões
por Ana Luzia Rodrigues

O pagamento do abono salarial do PIS/Pasep 2025 (ano-base de 2023) para trabalhadores nascidos em setembro e outubro será liberado nesta terça-feira, dia 15.
O valor referente ao PIS é pago pela Caixa Econômica Federal aos profissionais da iniciativa privada. Os recursos relativos ao Pasep são creditados pelo Banco do Brasil (BB) aos servidores.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), considerando todo o ano, 25,8 milhões de trabalhadores serão beneficiados, com um total de R$ 30,7 bilhões. Desse total, cerca de 22 milhões que trabalham na iniciativa privada receberão o PIS e 3,8 milhões de servidores públicos, empregados de estatais e militares têm direito ao Pasep.
Os pagamentos são divididos em seis lotes, baseados no mês de nascimento do trabalhador. Neste ano, as liberações dos valores começaram em 17 de fevereiro e vão até 15 de agosto. O saque será permitido até 29 de dezembro de 2025.
Após esse prazo, será necessário aguardar a convocação especial do Ministério do Trabalho e Emprego para que o trabalhador possa resgatar o valor. O trabalhador pode conferir a situação do benefício no aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
Confira o calendário completo do PIS/Pasep 2025
Nascido em Recebem a partir de
Janeiro 17 de fevereiro
Fevereiro 17 de março
Março 15 de abril
Abril 15 de abril
Maio 15 de maio
Junho 15 de maio
Julho 16 de junho
Agosto 16 de junho
Setembro 15 de julho
Outubro 15 de julho
Novembro 15 de agosto
Dezembro 15 de agosto
Como consultar seu benefício
Para verificar se você tem direito e a data de recebimento do abono salarial, siga o passo a passo pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital:
Certifique-se de que o aplicativo esteja atualizado.
Acesse o sistema com seu número de CPF e a senha utilizada no portal gov.br.
Toque em “Benefícios” e, em seguida, em “Abono Salarial”.
A tela seguinte informará se o trabalhador está ou não habilitado para receber o benefício.
Trabalhadores do setor privado também podem consultar a situação do benefício e a data de pagamento nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.
Curso de Recuperação do Simples Nacional. Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias!