Independente do motivo – transição de carreira, busca de novos desafios ou mudança de área dentro da mesma empresa – alguns cuidados devem ser observados ao ingressar em um novo emprego:
1- Avaliação constante: nos primeiros meses de trabalho, você será avaliado por todos os colegas, não somente pelo chefe. Então, evite deslizes como, por exemplo, chegar atrasado ao escritório ou reuniões.
2- Foco no aprendizado: você foi contratado levando em conta tudo o que já fez e o que sabe fazer, mas durante os primeiros meses nessa nova posição concentre seus esforços nos desafios que ela trará. Faça um levantamento dos conhecimentos (cultura da empresa, informações técnicas, modelo de negócios etc) que o novo cargo exige, trace um plano para aprender o que falta e não tenha vergonha de perguntar aquilo que não entendeu.
3- Reconheça o esforço dos outros: tenha paciência. Antes de propor as suas ideias ou alternativas busque conhecer as pessoas e entender como as coisas foram feitas na área até a sua chegada. E só depois, demonstrando respeito pelo que já foi realizado, faça as suas sugestões. Afinal de contas, eles chegaram até ali sem precisar da sua ajuda.
4- Coloque as cartas na mesa: não deixe pontas soltas com o seu novo chefe: alinhe expectativas sobre a sua atuação, principais projetos, atividades e entregas. Sempre que possível, procure-o para falar sobre os seus progressos, peça ajuda, demonstre que está empenhado em aprender e agregar ao time.
5- Busque oportunidades: procure pequenas brechas na sua rotina para apresentar soluções simples e que trarão visibilidade rapidamente. Novas formas de apresentar um relatório, uma nova ferramenta ou um jeito mais fácil de executar uma tarefa, são bons exemplos.
6- Invista nos relacionamentos: nos primeiros meses em uma nova posição você estará focado em aprender o máximo possível e em entregar as suas demandas, mas não se esqueça de investir nos relacionamentos com os novos colegas de trabalho. Sugestões: convide colegas para almoçar e vá até a mesa das pessoas ao invés de só enviar emails.
7- Postura de camaleão: lembre-se de que é você quem tem que se adaptar à empresa e não o contrário. Então aproveite as primeiras semanas no novo emprego para ler o ambiente, ouça atentamente o que os outros funcionários tem a dizer sobre a organização, antes de dar opiniões e soluções que podem não ser adequadas. A mesma regra vale para a vestimenta e linguagem: observe os seus colegas e busque se adequar ao estilo já adotado pela companhia.
8- Colega de trabalho x amigo do peito: nem sempre os seus companheiros de baia irão se tornar amigos pessoais. Então, espere um pouco, crie vínculos com as pessoas e só depois envie os famosos convites de amizade para o facebook ou conte sobre o seu final de semana.
9- Pratique o desapego: se você aceitou fazer parte de um nova empresa, abrace-a. Tente se desapegar do estilo de gestão, da cultura e dos colegas que lá ficaram. Repetir excessivamente frases como: lá na “XPTO fazíamos assim, fazíamos assado …, era superlegal por isso e aquilo”. Esse comportamento, além de não ser muito bem visto pelo time, demonstra que você ainda não conseguiu entrar de cabeça na nova empreitada.
Fonte: http://www.jornalcontabil.com.br