quarta-feira, 31 de janeiro de 2018
POLITICA SERGIPANA: Balaio de gato com cachorro dentro e muitos ratos com medo
O Apocalipse na política de Sergipe, uma mistura danada na politica Estadual no final do primeiro mês do ano (janeiro) para o inicio do segundo mês (fevereiro) de 2018. Faltando mais de 8 meses para as eleições de 2018 tudo que acontece em Aracaju ou em Brasilia é relacionado ao Deputado Federal André Moura, Líder do Presidente da República em Sergipe ou ao governador Jackson Barreto, começando pela aprovação da Reforma Trabalhista, quando alguns deputados federais Sergipanos votaram pela aprovação da Reforma, dando a Vitória a O Lider André Moura (PSC). Imediatamente O PCdoB, que é liderado no Estado de Sergipe, pelo Prefeito Edvaldo Nogueira, se rendeu aos caprichos do arqui rival André Moura, que faz parte do Grupo liderado pelo Senador Eduardo Amorim.
Com a execução de algumas manobras, nunca vistas no estado de Sergipe, André Moura, conseguiu entrar no coração dos Comunistas através das viabilizações de grandes recursos financeiros para execuções de obras importantes para Aracaju e para o Governo de Sergipe.
Antigamente esses mesmos políticos viviam como gatos e ratos, e os cachorros só ficavam prestando atenção. E atualmente tudo mudou, só se vê Jackson e Edvaldo Nogueira, abraçando e elogiando o Deputado André Moura, e o Senador Valadares (ex-aliado do Governador) e o Senador Eduardo Amorim (PSDB), parecem dois cães de guardas, observando as peripécias do grande Líder do Governo Federal, André Moura (PSC), em cima dos pobres pedintes ligados ao Governo de Sergipe.
Os petistas os Helenistas e outros lideres politicos ligados ao Governador Jackson Barreto (PMDB), Ficam como cachorros viralatas, com purgas atrás das orelhas.
O Eleitorado Sergipano fica sem entender nada, para o eleitor consciente a política sergipana virou um balaio de gato com um cachorro dentro e com alguns ratos esperando as migalhas, se sobrar.
Será que desta vez o povo Sergipano vai acordar ou vai continuar com a corda no pescoço.
O que significa ter uma vida sexual ‘normal’?
Ninguém pode negar que a sexualidade humana é algo complicado. Além de existir uma variedade enorme de formas de prazer, nossas preferências também variam de um país para outro, de pessoa para pessoa e de um dia para o outro.
Por isso, definir o que é uma vida sexual “normal” é uma tarefa praticamente impossível. As possibilidades são tantas que uma só estatística não seria capaz de produzir um retrato fiel de como a maioria das pessoas se sente.
A BBC Future examinou as evidências e os números compilados por vários estudos científicos para ter uma ideia da amplitude do espectro sexual humano – do quanto realmente queremos fazer sexo ao que de fato acontece entre os lençóis.
É claro que muitas pesquisas sobre comportamento sexual não são muito confiáveis, já que falar de sexo ainda é um tabu. Muitos participantes não revelam a verdade ou podem exagerar nas respostas para se exibir. Mas os números abaixo podem dar um panorama sobre a vida sexual no século 21.
O quanto queremos fazer sexo?
Já se sabe que é muito difícil quantificar orientações sexuais: estimativas sobre o número de homossexuais nos Estados Unidos, por exemplo, variam de 1% a 15% dependendo de quem for indagado, como a pergunta for feita ou se falamos de atração, comportamento ou identidade sexual.
Ainda assim, algumas pesquisas recentes, realizadas em todo o mundo, sugerem que de 0,4% a 3% dos homens e mulheres têm uma ausência completa de desejo sexual (o que não quer dizer que elas nunca se relacionaram).
A exata prevalência da assexualidade é desconhecida, mas hoje há cada vez mais indivíduos com coragem de assumir que não sentem desejo sexual algum.
Fonte: Psychology and Sexuality
Com quem fazemos sexo?
Temos uma noção equivocada de que a maioria dos casos de relações sexuais casuais envolve pessoas que acabamos de conhecer. Na realidade, o sexo ocorre em vários tons de informalidade, e, ao menos nos Estados Unidos, o “ficar” com alguém desconhecido é algo raro, conforme mostra uma pesquisa recente da Universidade de Indiana: 53% dos entrevistados reportaram ter relações com seus próprios parceiros de longa data; 24% com “ficantes”; 12% com “amigos”; 9% com alguém que se acaba de conhecer e 2% com garotos e garotas de programa.
Apesar de a estatística ser ligeiramente diferente no caso de adolescentes e jovens de 20 a 30 anos, os números em geral não mudam muito em relação a pessoas com até 60 anos de idade.
Em outras palavras, para quase 50% da população, sexo “é complicado”.
Fonte: Journal of Sexual Medicine
Com que frequência fazemos sexo?
De acordo com uma abrangente pesquisa sobre sexo realizada nos Estados Unidos com mais de 50 mil entrevistados com mais de 18 anos, a maior parte das pessoas (40%) faz sexo de uma a três vezes por semana.
O segundo maior grupo (28%) é o daqueles que têm relações sexuais de uma a duas vezes por mês, enquanto 18% dos entrevistados disseram não ter feito sexo no ano inteiro anterior à pesquisa.
Apesar de a frequência cair com a idade, ela não é tão baixa quanto se imagina. Uma pesquisa feita com cidadãos idosos (com 70 anos, em média), e publicada em dezembro por estudiosos das Universidades de Chicago e de Toronto, indica que pelo menos 50% deles faz sexo mais de duas vezes por mês. Outros 11% disseram ter relações regularmente toda semana.
Fontes: Social Indicators Research e Archives of Sexual Behaviour
Como fazemos sexo?
Outra pesquisa realizada nos Estados Unidos, com dois mil voluntários de 18 a 59 anos, perguntou que tipo de penetração eles experimentaram na última vez em que fizeram sexo.
A penetração vaginal foi a preferência de 86% das mulheres e de 80% dos homens. Dentre os entrevistados, 67% das mulheres e 80% dos homens disseram ter feito sexo oral, enquanto o sexo anal foi praticado por 3,5% das mulheres e 9% dos homens.
Fonte: The Journal of Sexual Medicine
Quanto tempo dura o ato sexual?
Segundo uma pesquisa online realizada no Canadá e nos Estados Unidos, apesar de mulheres homossexuais relatarem fazer sexo menos frequentemente que homens gays ou casais heterossexuais, pode-se tratar aqui de um caso de “menos é mais”.
Elas relatam que suas relações duram de 30 a 45 minutos, enquanto casais heterossexuais ou de homens homossexuais reportam que o sexo dura de 15 a 30 minutos.
Fonte: Canadian Journal of Human Sexuality
Quantos de nós já fingiu o orgasmo?
O senso comum é de que apenas as mulheres conseguem fingir a chegada ao clímax, mas um estudo da Universidade do Kansas revelou que um número relativamente alto de homens – 1 em cada 4 – simula o orgasmo em algum momento das atividades sexuais, enquanto metade das mulheres confessa fazer isso.
Como é de se imaginar, o principal motivo para a simulação é simplesmente para não magoar seus parceiros. O curioso é que, apesar de assumirem seu próprio fingimento, apenas 20% dos homens acreditam que suas parceiras fariam o mesmo.
Fonte: Journal of Sex Research**TEXTO ORIGINAL DE BBC
segunda-feira, 29 de janeiro de 2018
GIVALDO SILVA RECEBE MUITOS APOIOS E SUA PRÉ-CANDIDATURA A DEPUTADO FEDERAL CRESCE NO ESTADO DE SERGIPE.
SOAMARINO, (EX-militar da Marinha do Brasil), ex-vereador da Barra dos Coqueiros, ex-secretario de esporte, www.smelpmbc.blogspot.com , ex-diretor geral da Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros, fundador do Sindicato dos Metarlugicos do Estado de SERGIPE, Mecânico Geral, Fundador da Liga de Quadrilhas Juninas do Estado de SERGIPE, (marcador de quadrilha junina), Contabilista, Radialista e Bloqueiro, Givaldo Silva, tem percorrido as cidades de Sergipe, recebendo diversos apoios à sua pré-candidatura a deputado federal. Representantes sindicais, vereadores, lideranças esportivas, culturais, lideranças políticas de diversos municípios do estado de Sergipe, já declararam apoio a pré candidatura de Givaldo Silva do PV. Através das redes sociais as declarações de apoio a Givaldo Silva, só tem crescido, Pricipalmente das Lideranças esportivas que conhecem o trabalho realizado por Givaldo Silva, quando foi Secretário Municipal de Esporte e Lazer, www.smelpmbc.blogspot.com. VEJA E CONFIRA!
O PV vive um excelente momento, e a candidatura de Givaldo Silva, vem criando condições reais de eleger um deputado federal. A Câmara Federal Precisa de alguém com a sua envergadura para defender os interesses devotados os sergipanos e do Brasil.
O Presidente Estadual do Partido Verde e pre-candidato ao Senado Federal, Reinaldo Nunes, acredita que o partido deve eleger em outubro um deputado federal e dois estaduais. “O PV tem se mantido distante dessa confusão política que passa o Brasil. Temos uma pré-candidata à presidência da República, Marina Silva da REDE e ao Governo do Estado de SERGIPE, temos Dr. Emerson, que não estão envolvidos nestes escândalos, e isso vai representar um crescimento do partido nas urnas na eleição de outubro”, adianta Givaldo Silva.
Projeto altera CLT e permite a contratação de trabalhador para múltiplas funções
Está em análise na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) projeto que modifica a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para permitir a contratação de um trabalhador para múltiplas funções, ao lado da já regulamentada contratação por especificidade ou predominância de função. A proposta (PLS 190/2016) foi apresentada por Douglas Cintra (PTB-PE), quando do exercício do mandato como suplente […] O post Projeto altera CLT e permite a contratação de trabalhador para múltiplas funções apareceu primeiro em Jornal Contábil. https://www.jornalcontabil.com.br/projeto-altera-clt-e-permite-contratacao-de-trabalhador-para-multiplas-funcoes/
Atenção, jovens: agora a adolescência dura até os 24 anos
Segundo a ciência, está terminada a época em que aos 20 já se é adulto
A adolescência é a fase da vida humana que vai da infância à idade adulta e, até agora, essa fase fixava-se, em média, entre os 12 e os 19 anos, porém, um recente estudo revela que se é adolescente… até os 24 anos, diz a BBC.
A conclusão, publicada na revista "The Lancet Child & Adolescent Health", é de um conjunto de cientistas australianos e suecos que destaca a maior “infantilidade” dos jovens dos dias de hoje, infantilidade essa que pode ser justificada pela entrada tardia no mercado de trabalho, pela saída tardia de casa dos pais e pelo matrimônio, também, cada vez mais.
Mas, se por um lado, os jovens são 'infantis' até mais tarde, entrando apenas na vida adulta quando já têm 24 anos, a puberdade, por seu turno, é cada vez mais precoce. Segundo a BBC, os cientistas notaram que os jovens de hoje entram na puberdade – momento em que a pessoa adquire maturidade sexual e se torna apta para procriar – quatro anos mais cedo do que o suposto. Por causa dos tempos modernos e da alimentação que se faz nos dias de hoje, a puberdade chega quando ainda têm 10 anos.
SEGURANÇA PÚBLICA: O QUE É RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO?
Em pesquisa da CNI/Ibope de 2014, 31% dos entrevistados elencaram a segurança como a segunda área que deveria ser de maior prioridade do governo, ficando atrás apenas da saúde (48%). Nas eleições, muitos candidatos apostam em pautas da segurança pública para conquistar o voto do eleitor. Já vimos que não é incomum que candidatos façam promessas em áreas que não são competências dos cargos que disputam. Afinal, o que os candidatos das eleições municipais podem realmente fazer pela nossa segurança? Confira.
QUEM É RESPONSÁVEL PELA SEGURANÇA PÚBLICA?
De acordo com o artigo 144 da Constituição Federal, a segurança pública é dever do Estado brasileiro, direito e responsabilidade de todos. Ou seja, é uma responsabilidade compartilhada entre os governos federal, estadual e municipal. Ela é exercida para a proteção das pessoas e do patrimônio, bem como a preservação da ordem pública. Tais ações se dão através das diversas polícias, como a rodoviária federal, a polícia civil, a polícia militar e também o corpo de bombeiros.
Sendo a segurança pública uma responsabilidade de todos, cada esfera do governo tem o compromisso de realizar investimentos para melhorar esta área. Veja o que cada uma dessas esferas pode fazer:
Governo Federal
O governo federal é responsável por executar o policiamento das fronteiras e combater o tráfico internacional e interestadual de drogas. É também a União quem realiza o patrulhamento das rodovias federais.
Governos Estaduais
Os governos estaduais e do Distrito Federal são responsáveis pelo policiamento ostensivo, aquele que produz na população uma percepção de segurança. Cabe aos estados a manutenção e organização das polícias Militar e Civil, assim como dos outros órgãos que investigam os crimes comuns.
agenda-municipal-prefeitura
Governos Municipais
Por sua vez, o governo municipal pode desenvolver ações de prevenção à violência, por meio da instalação dos equipamentos públicos, como iluminação e câmeras. Além disso, também pode criar guardas municipais para a proteção de bens, serviços e instalações. Uma boa manutenção da cidade contribui para a inibição da criminalidade. Quando a administração municipal investe em iluminação e em uma boa pavimentação das ruas, por exemplo, tem-se uma diminuição na ocorrência de assaltos.
É preciso lembrar que a segurança pública faz parte da organização administrativa. Por isso, a gestão em cada esfera política é responsabilidade dos chefes do executivo, ou seja, do Presidente, dos governadores e dos prefeitos.
MAS COMO O MUNICÍPIO PODE INVESTIR EM SEGURANÇA?
Como explica Ludmila Ribeiro, antes de implementar ações para melhorar a segurança da cidade, o governo municipal deve compreender como funciona a dinâmica da criminalidade em seu município. Assim, cada município deve realizar um diagnóstico da situação em que se encontra a segurança pública. Afinal, para resolver um problema é preciso primeiro conhecê-lo.
Logo que o diagnóstico for realizado e a gestão municipal tiver um bom conhecimento dos problemas de segurança da cidade, cabe a estes gestores a elaboração de um Plano Municipal de Segurança Pública, cujas ações podem ser executadas por uma Secretaria Municipal de Segurança Pública. Com a criação dessas instâncias, o município pode planejar, implementar, monitorar e avaliar projetos que tenham o objetivo de prevenir o crime e reduzir o sentimento de insegurança dos seus cidadãos.
Além disso, o município pode criar uma Guarda Municipal, que tem como principal função proteger o patrimônio público da cidade. Mas desde a aprovação da lei nº 13.022/2014 às atribuições da Guarda Municipal passaram a ir muito além do que simplesmente proteger o patrimônio público.
Em algumas cidades, a guarda municipal orienta o trânsito, faz patrulhamento em áreas comerciais e rondas nas escolas, além de reforçar o trabalho da polícia. A presença da Guarda Municipal tende a evitar a ocorrência de crimes, contribuindo para que os moradores se sintam mais seguros.
MUNICÍPIO DEVE ATUAR NA PREVENÇÃO
policia-seguranca-publica
Para combater a criminalidade, os governos podem fazer mais do que simplesmente investir em ações repressivas. Hoje, ela também pode ser contida através da prevenção e da cidadania. Para isso, a prefeitura pode desenvolver políticas de prevenção ao crime que tenham como público alvo, principalmente, as crianças e os adolescentes. Algumas destas ações podem ser:
programas de educação nas escolas, que trabalhem na elaboração de medidas que visem a redução das ações violentas;
a criação de programas de profissionalização e lazer, com o objetivo de ocupar os jovens no período extraclasse evitando, dessa forma, o seu envolvimento com atividades ilícitas;
programas direcionados aos menores infratores para diminuir a chance de eles cometerem um novo crime.
SOCIEDADE CIVIL TAMBÉM DEVE PARTICIPAR
Outra forma de o município melhorar a segurança é envolvendo a sociedade civil na discussão dos problemas. Afinal, quem melhor para discutir a segurança pública do que quem é mais influenciado por ela? Para isso, o município pode seguir dois caminhos:
1) Os Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Consep’s)
Estes conselhos são canais de comunicação entre a população e as agências responsáveis pela segurança pública no âmbito local. É através deles que a população pode discutir com as autoridades os problemas que mais causam insegurança no seu bairro ou cidade.
No Consep, os gestores das organizações policiais devem ouvir as questões apresentadas, adotar as providências necessárias para a solução dentro da sua esfera de competência ou encaminhar a quem possa resolvê-las, além de apresentar os resultados das ações.
A principal vantagem dos conselhos é conhecer os problemas de cada localidade pela ótica dos moradores. O diagnóstico dos problemas, com mais precisão e construído por moradores e gestores, permite um melhor desenvolvimento de ações voltadas para o controle da violência e da criminalidade.
2) Fóruns Municipais de Segurança Pública
Os Fóruns Municipais também atuam como um canal de comunicação entre a população e agências responsáveis pela segurança. Nele, são analisadas e discutidas estratégias de atuação em determinada região. O principal objetivo do fórum é a construção de uma política municipal preventiva na segurança pública.
Nas discussões, são identificadas as demandas da população, métodos de ações preventivas e resultados pretendidos. Essa ação participativa legitima a tomada de decisão e orienta a adoção de medidas que realmente atendam ao interesse público.
3) Os Gabinetes de Gestão Integrada (GGIM)
São instâncias que viabilizam o desenvolvimento de ações de prevenção e repressão ao crime de forma integrada entre as polícias, o Judiciário, o Ministério Público, o sistema de cumprimento de penas privativas de liberdade e medidas sócio-educativas.
Juntos, estes órgãos discutem a dinâmica da criminalidade, elaboram um plano de ação integrado, reformulam novas estratégias, entre outros. Previstos pela lei 11.707 de 2008, estes gabinetes são um instrumento para apoiar municípios na gestão do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Em sua estrutura, os GGIMs contam com um Observatório de Segurança Pública que, em parceria com centros de ensino, elabora os melhores mecanismos para enfrentar os problemas de segurança pública da cidade; a central de videomonitoramento, que monitora os principais pontos da cidade e mapeia as zonas de violência; a central de teleatendimento, por onde a comunidade pode realizar denúncias anônimas através do disque-denúncia; e por último, um espaço multidisciplinar de prevenção, responsável pela criação de programas de prevenção e combate ao crime.
Todas estas iniciativas podem ser criadas pelo seu município para melhorar a segurança da sua cidade. Descubra se a sua cidade já possui estas instâncias e lembre-se, você pode participar diretamente de algumas delas. Se a sua cidade ainda não criou estas iniciativas, cobre dos candidatos nesta eleição. Um bom prefeito se preocupa com a redução do crime, o aumento da sensação de segurança e, por consequência, a melhoria da qualidade de vida na localidade.
Fonte: Ludmila Ribeiro – Carta Capital
sexta-feira, 26 de janeiro de 2018
VEREADOR FONTES JÚNIOR PROTOCOLA NOVOS PROJETOS DURANTE RECESSO PARLAMENTAR
Na última quarta-feira, *24* de janeiro, o vereador *João Fontes Júnior (PV)* foi à Câmara Municipal de Boquim protocolar o *projeto de lei de n° 02* que _"dispõe sobre a cassação do alvará de funcionamento de empresas e postos estabelecidos no município que revenderem combustíveis adulterados"_. Considera-se adulterado, segundo o projeto, o combustível que sofra alteração quanto ao padrão de qualidade, evidenciada em laudo pericial emitido pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) ou entidade por essa credenciada ou com ela conveniada para esse fim.
O edil também protocolou o *projeto de lei de n°03* que _"autoriza o chefe do Poder Executivo e Legislativo Municipal a conceder 01 (um) dia de folga remunerada aos servidores públicos municipais (efetivos, comissionados, contratados e estagiários) na data de seu respectivo aniversário"_. De acordo com o projeto, se a data natalícia coincidir com pontos facultativos ou finais de semanas, o aniversariante terá direito de gozar da folga no próximo dia útil.
_Os parlamentares estão de recesso e só retomam suas atividades legislativas no dia *15* de fevereiro, entretanto podem ser convocados para Sessões Extraordinárias no transcorrer do recesso._
*ASCOM/JF*
#VereadorAtuante
#AtuantePorNatureza
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1785380861760099&id=1538252746472913
quinta-feira, 25 de janeiro de 2018
Sexo tântrico não é só para os iniciados: veja dicas para incorporar na sua vida a dois
Postado por Donna
12-01-2018 às 07h00
Camila Maccari, especial
Muita gente associa sexo tântrico a maratonas intermináveis. Algo só para iniciados, que leva horas e não caberia de jeito nenhum na rotina corrida nossa de todo dia. Mas não é bem assim. Apesar de a pressa não ter lugar nesse tipo de relação, o que a caracteriza mesmo é a busca por aumentar a conexão e a intimidade entre o casal.– A base do sexo tântrico é o tantra, uma maneira de se relacionar com o mundo. No tantra o corpo é sagrado, é um instrumento para transcendência. Para chegar ao sexo tântrico, é preciso se conectar pelo olhar, pelo cheiro, pela sensibilidade – explica a escritora Carol Teixeira, que escreve sobre sexo há mais de 10 anos e, depois de passar pela capacitação para terapeutas tântricos, agora ministra cursos e palestras sobre o assunto.
A diferença, em resumo, está no durante. Tanto que, como destaca a terapeuta tântrica Lua Menezes, é preciso ficar claro logo de início que o sexo tântrico não segue uma receita simples que termina sempre em orgasmo:
– É importante tirar um pouco o foco do orgasmo e focar na experiência como um todo, capaz de libertar de muitos tabus e traumas. O Tantra é uma grande viagem sensorial, uma viagem de autoconhecimento, a pessoa acaba descobrindo sensações que ela nunca imaginou, e sentindo prazeres até então desconhecidos. O orgasmo não é o objetivo, mas a consequência.
Mesmo assim, há uma justificativa para os orgasmos poderosos alardeados pelos adeptos da prática.
– No sexo ocidental, prestamos muita atenção à performance e a coisas desnecessárias, como beleza, medo de ejaculação precoce, medo de não agradar. Tudo isso desvia nossa atenção e impede que a gente acesse o corpo em sua totalidade. No sexo tântrico, isso não acontece. Você está presente em todos os momentos do ato – diz a terapeuta tântrica Paula Fernanda.
E aí, ficou curiosa? Então, confira as dicas para experimentar o sexo tântrico.
NA PRÁTICA
Confira o passo a passo do sexo tântrico:
RESPIRE EM SINTONIA
Esta é a chave para maioria das técnicas de meditação: ajuda a silenciar a mente e a expandir a sensibilidade do corpo. E também para o sexo tântrico. Respirar junto durante o ato sexual faz com que o casal se sinta ainda mais ligado e íntimo, além de ampliar a capacidade física de sentir, destaca Lua Menezes.
MEXA SEU CORPO
Paula Fernanda afirma que muitas pessoas ficam congeladas durante o sexo, censurando os movimentos corporais. E, quanto menos você se mexe, menos o corpo sente.
_ Quando o movimento parte da área pélvica, o corpo todo se conecta com as genitais e com o prazer. Por isso, solte o seu corpo e sinta a energia que vem do momento e do corpo do seu parceiro ou parceira.
FALE E ESCUTE
O som é uma das formas de explorar o potencial do prazer porque, explica Paula, acalma o coração e as ondas cerebrais e ativa a energia sexual. Mesmo que timidamente no começo, não tenha medo de colocar para fora o que está sentindo.
EXPLORE O CORPO INTEIRO
Livre-se daquele conhecimento prévio de que determinados lugares são os mais importantes na hora de dar e receber prazer:
– Não existem zonas erógenas, o corpo inteiro é erógeno. É muito limitante ficar sempre estimulando os mesmo lugares – afirma Lua.
Paula propõe um exercício para o casal, chamado de meditação da carícia. Primeiro, um toca suavemente o corpo inteiro do parceiro, e quem recebe mantém o foco nas sensações. Depois, é a vez do outro.
– Isso ajuda a se conectar com o aqui e agora e a aprender que o corpo todo merece e sabe receber atenção e amor – afirma.
OLHOS NOS OLHOS
As terapeutas afirmam que olhar nos olhos de seu par é umas das formas mais potentes de se conectar. Carol Teixeira sugere outro exercício:
– Experimente olhar nos olhos do outro por 10 minutos antes do sexo. Sentem-se frente a frente e simplesmente fiquem se olhando nos olhos. Isso acessa um lugar profundo, acessa a vulnerabilidade do outro.
NÃO TENHA PRESSA
Lembre-se que no tantra você não tem um objetivo definido.
– É tudo tão profundo e prazeroso que o orgasmo deixa de ser o principal. Tire o foco da penetração como se tudo que viesse antes fosse apenas um preâmbulo menos importante – explica Carol.
Sem aquela ansiedade pelo final do sexo, você fica disponível para explorar a relação.
– Curta o corpo, se dê tempo, pelo menos umas duas horas de carícias, fale o que você gosta e quer sem esperar que o outro adivinhe – sugere Paula.
Sobre o tempo: não precisa durar hooooras, mas reserve pelo menos uma a duas.
CONHEÇA VOCÊ MESMA
Quanto mais você conhecer o seu corpo e souber do que gosta, mais chances vai ter de sentir prazer com um parceiro ou uma parceira.
– A masturbação consciente é um exercício importante para despertar essa consciência. Quando a gente aprende a se tocar de formas diferentes e mantém a atenção ao que nosso próprio toque nos causa, mais aprendemos sobre nós mesmas e mais temos a compartilhar – afirma Paula.
POLICIAIS RODOVIÁRIOS COM RADAR NÃO PODERÃO MAIS SE ESCONDER
© Redação / Foto: Dado Photos / Shutterstock.com
É comum que os agentes de fiscalização de trânsito com radares móveis fiquem escondidos, ocultos dos motoristas em árvores, pontes ou muros. Mas essa prática pode acabar nas rodovias do Estado de São Paulo. O Projeto de lei 1060/2017 já aprovado na Assembleia Legislativa e que segue agora para sanção do governador Geraldo Alckmin proíbe os policiais rodoviários estaduais de se posicionarem de maneira oculta com a finalidade de aplicar multas.
Leia mais:
As leis de trânsito que passarão a vigorar no país em 2018
Regra para apreensão de veículo por IPVA atrasado pode mudar
Projeto reduz custos para licenciamento de veículos
A proibição ficaria válida tanto para uso de radares manuais, no caso de infrações envolvendo excesso de velocidade, quanto no emprego de radares móveis e aplicação de multa por meio manual.
Na justificativa do projeto, o autor deputado Luiz Fernando Teixeira Ferreira (PT-SP) afirma que "não são raros os flagrantes a policiais rodoviários estaduais que tem por prática posicionarem-se em locais não visíveis aos motoristas, literalmente amoitados, com a finalidade de proceder a autuações de infrações de trânsito. Tal prática, além de ferir a moral e a dignidade dos próprios policiais rodoviários estaduais, viola os princípios constitucionais da transparência e publicidade, não podendo ser toleradas".
"O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) é transparente ao cravar o dever de sinalização das vias, que deve ser compreendida não somente no que se refere ao emprego de placas, mas sim na visibilidade dos agentes responsáveis pela sua fiscalização, haja vista que o objetivo das sanções deve ser educacional, e não fomentar indústria de multas decorrentes do motorista ser pego de surpresa em razão do policial rodoviário que proceder ao emprego do dispositivo manual estar escondido", completa.
Tramitando como urgência, o projeto foi aprovado no final de dezembro e entregue ao governador para sanção no dia 10 de janeiro de 2018. Alckmin tem o prazo de 15 dias úteis para dar sua sanção ou veto.
É comum que os agentes de fiscalização de trânsito com radares móveis fiquem escondidos, ocultos dos motoristas em árvores, pontes ou muros. Mas essa prática pode acabar nas rodovias do Estado de São Paulo. O Projeto de lei 1060/2017 já aprovado na Assembleia Legislativa e que segue agora para sanção do governador Geraldo Alckmin proíbe os policiais rodoviários estaduais de se posicionarem de maneira oculta com a finalidade de aplicar multas.
Leia mais:
As leis de trânsito que passarão a vigorar no país em 2018
Regra para apreensão de veículo por IPVA atrasado pode mudar
Projeto reduz custos para licenciamento de veículos
A proibição ficaria válida tanto para uso de radares manuais, no caso de infrações envolvendo excesso de velocidade, quanto no emprego de radares móveis e aplicação de multa por meio manual.
Na justificativa do projeto, o autor deputado Luiz Fernando Teixeira Ferreira (PT-SP) afirma que "não são raros os flagrantes a policiais rodoviários estaduais que tem por prática posicionarem-se em locais não visíveis aos motoristas, literalmente amoitados, com a finalidade de proceder a autuações de infrações de trânsito. Tal prática, além de ferir a moral e a dignidade dos próprios policiais rodoviários estaduais, viola os princípios constitucionais da transparência e publicidade, não podendo ser toleradas".
"O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) é transparente ao cravar o dever de sinalização das vias, que deve ser compreendida não somente no que se refere ao emprego de placas, mas sim na visibilidade dos agentes responsáveis pela sua fiscalização, haja vista que o objetivo das sanções deve ser educacional, e não fomentar indústria de multas decorrentes do motorista ser pego de surpresa em razão do policial rodoviário que proceder ao emprego do dispositivo manual estar escondido", completa.
Tramitando como urgência, o projeto foi aprovado no final de dezembro e entregue ao governador para sanção no dia 10 de janeiro de 2018. Alckmin tem o prazo de 15 dias úteis para dar sua sanção ou veto.
UM HOMEM CASADO PODE AMAR A AMANTE DE VERDADE?
© Reprodução homem casado
Quando Brad Pitt e Jennifer Aniston eram casados, todo mundo tinha certeza que eles ficariam juntos para sempre. Porém, veio o filme Sr. E Sra. Smith e uma outra jogadora entrou em campo: Angelina Jolie. Na época, tudo foi um escândalo, o ator tinha traído a esposa com a outra, e decidiu deixá-la para começar uma família com Angelina. Por alguns anos, esse foi outro casal queridinho de Hollywood.
Do lado oposto à essa história, no filme Ele Não Está Tão A Fim de Você, o personagem de Bradley Cooper começa um relacionamento com Anna, interpretada por Scarlett Johansson, e por quem supostamente se apaixona. Mas, Ben é um homem casado, e o personagem não consegue deixar a esposa pela amante, os dois brigam e nunca mais se encontram.
Ben e Anna em Ele Não Está Tão A Fim De Você
A pergunta que resta de tudo isso é: um homem casado pode amar a amante? E a resposta: não existe uma regra, porque o amor tal qual o conhecemos não é constante e é influenciado por muitos quereres pessoais. Sim, é possível um homem se apaixonar por outra mulher e até decidir terminar um casamento para ficar com quem ama, mas o contrário também pode acontecer.
A relação dos homens com as mulheres é complicada a partir do momento que a maior parte deles ainda funciona segundo uma visão machista: as mulheres servem como objetos sexuais, criadas para satisfazerem os seus desejos, cuidarem da casa e darem à luz seus filhos. Primitivo assim.
Ou seja, pode acontecer de um homem buscar uma amante só porque não consegue em casa a satisfação que quer – e precisa de um ‘respiro’ dos problemas rotineiros. Essa segunda mulher, nesse caso, se torna uma diversão, alguém com quem ele divide alguns momentos felizes e depois volta para a casa, para a ‘vida real’.
Um homem casado tem responsabilidades e todo um contexto de atuação fora desse relacionamento, que é sempre mantido as escondidas e tem ares de proibido – ele não pode contar para a esposa que está com outra mulher (a não ser que o relacionamento seja aberto e todas as partes estejam de acordo e a par da situação), não pode levá-la a encontros em lugares que costuma frequentar com a família e, com certeza, não pode atender uma ligação para falar sobre como está o seu dia se está acompanhado da esposa e dos filhos.
Existe um limite para o relacionamento com uma amante: ela está reservada a algumas horas por semana, em motéis, hotéis ou na casa da própria, e dura o suficiente para a esposa não desconfiar (o que nem sempre funciona). E pode acontecer da mulher se apaixonar e o homem também, o que não implica que essa seja uma relação de amor.
Por mais que os relacionamentos ainda tenham muitos problemas, existe uma parceria que caracteriza o amor de verdade. As duas pessoas estão dispostas a passarem juntas pelos obstáculos, a se apoiarem e motivarem, a lembrarem uma à outra do porque estão juntas e do que são capazes. Existe confiança, não há ciúmes e, principalmente, não existem segredos.
Isso significa que por mais que possa existir amor de um dos lados, é um erro achar que uma mulher e um homem casado vivem um romance ou se amam de verdade – porque o amor não é só compartilhar alguns momentos de diversão, por algumas horas durante a semana.
Estamos dizendo que ter alguma relação com um homem casado é errado? Não é nosso lugar julgar, porque as pessoas são livres para fazerem o que bem entendem. O que queremos dizer com isso tudo é que toda mulher merece um relacionamento completo e de parceria, se isso é o que ela deseja.
Ter uma relação pela metade, em que você não pode contar 100% com a outra pessoa, não satisfaz e só gera conflito: uma hora ou outra, você vai se sentir ressentida por não ser uma prioridade na vida dele, terá crises de ciúmes horríveis e provavelmente ficará obcecada pelo o que ele está fazendo com a esposa quando vocês não estão juntos. Por mais que ele diga que te ama, você sempre vai se questionar porque não podem ficar totalmente juntos.
É uma questão de entender o próprio valor e que você merece ser amada por inteiro, a todo momento. Na verdade, esse amor tão completo só aparece a partir do momento que você se ama assim também e entende que, na verdade, você não precisa de um relacionamento para ser feliz, ele é só mais uma ferramenta para você expressar a felicidade e amor que já sente.
A questão da família também é um fator. Um homem casado deixar a mulher e os filhos por outra gera um nível de culpa difícil de lidar. Ao mesmo tempo, precisamos ser frias e dizer que filho não segura casamento nenhum – isso só gera pressão e frustração na cabeça dos próprios filhos, que se culpam pelo relacionamento ruim dos pais.
Casa caso é um caso e não podemos dizer o que a outra pessoa sente sem nem ao menos conhecê-la. Mas o que podemos dizer é: seja sincera sobre os seus sentimentos e sobre o que você quer, e tenha interesse o suficiente pelo outro para saber o que ele busca com essa relação também. Pode ser que ele esteja buscando algumas horas de prazer enquanto você pensa em morar junto e vice-versa – e isso vale para qualquer relacionamento, mesmo um que não seja com um homem casado.
Foto de capa: Reprodução / Ele Não Está Tão A Fim De Você
Você já teve alguma experiência com um homem
Quando Brad Pitt e Jennifer Aniston eram casados, todo mundo tinha certeza que eles ficariam juntos para sempre. Porém, veio o filme Sr. E Sra. Smith e uma outra jogadora entrou em campo: Angelina Jolie. Na época, tudo foi um escândalo, o ator tinha traído a esposa com a outra, e decidiu deixá-la para começar uma família com Angelina. Por alguns anos, esse foi outro casal queridinho de Hollywood.
Do lado oposto à essa história, no filme Ele Não Está Tão A Fim de Você, o personagem de Bradley Cooper começa um relacionamento com Anna, interpretada por Scarlett Johansson, e por quem supostamente se apaixona. Mas, Ben é um homem casado, e o personagem não consegue deixar a esposa pela amante, os dois brigam e nunca mais se encontram.
Ben e Anna em Ele Não Está Tão A Fim De Você
A pergunta que resta de tudo isso é: um homem casado pode amar a amante? E a resposta: não existe uma regra, porque o amor tal qual o conhecemos não é constante e é influenciado por muitos quereres pessoais. Sim, é possível um homem se apaixonar por outra mulher e até decidir terminar um casamento para ficar com quem ama, mas o contrário também pode acontecer.
A relação dos homens com as mulheres é complicada a partir do momento que a maior parte deles ainda funciona segundo uma visão machista: as mulheres servem como objetos sexuais, criadas para satisfazerem os seus desejos, cuidarem da casa e darem à luz seus filhos. Primitivo assim.
Ou seja, pode acontecer de um homem buscar uma amante só porque não consegue em casa a satisfação que quer – e precisa de um ‘respiro’ dos problemas rotineiros. Essa segunda mulher, nesse caso, se torna uma diversão, alguém com quem ele divide alguns momentos felizes e depois volta para a casa, para a ‘vida real’.
Um homem casado tem responsabilidades e todo um contexto de atuação fora desse relacionamento, que é sempre mantido as escondidas e tem ares de proibido – ele não pode contar para a esposa que está com outra mulher (a não ser que o relacionamento seja aberto e todas as partes estejam de acordo e a par da situação), não pode levá-la a encontros em lugares que costuma frequentar com a família e, com certeza, não pode atender uma ligação para falar sobre como está o seu dia se está acompanhado da esposa e dos filhos.
Existe um limite para o relacionamento com uma amante: ela está reservada a algumas horas por semana, em motéis, hotéis ou na casa da própria, e dura o suficiente para a esposa não desconfiar (o que nem sempre funciona). E pode acontecer da mulher se apaixonar e o homem também, o que não implica que essa seja uma relação de amor.
Por mais que os relacionamentos ainda tenham muitos problemas, existe uma parceria que caracteriza o amor de verdade. As duas pessoas estão dispostas a passarem juntas pelos obstáculos, a se apoiarem e motivarem, a lembrarem uma à outra do porque estão juntas e do que são capazes. Existe confiança, não há ciúmes e, principalmente, não existem segredos.
Isso significa que por mais que possa existir amor de um dos lados, é um erro achar que uma mulher e um homem casado vivem um romance ou se amam de verdade – porque o amor não é só compartilhar alguns momentos de diversão, por algumas horas durante a semana.
Estamos dizendo que ter alguma relação com um homem casado é errado? Não é nosso lugar julgar, porque as pessoas são livres para fazerem o que bem entendem. O que queremos dizer com isso tudo é que toda mulher merece um relacionamento completo e de parceria, se isso é o que ela deseja.
Ter uma relação pela metade, em que você não pode contar 100% com a outra pessoa, não satisfaz e só gera conflito: uma hora ou outra, você vai se sentir ressentida por não ser uma prioridade na vida dele, terá crises de ciúmes horríveis e provavelmente ficará obcecada pelo o que ele está fazendo com a esposa quando vocês não estão juntos. Por mais que ele diga que te ama, você sempre vai se questionar porque não podem ficar totalmente juntos.
É uma questão de entender o próprio valor e que você merece ser amada por inteiro, a todo momento. Na verdade, esse amor tão completo só aparece a partir do momento que você se ama assim também e entende que, na verdade, você não precisa de um relacionamento para ser feliz, ele é só mais uma ferramenta para você expressar a felicidade e amor que já sente.
A questão da família também é um fator. Um homem casado deixar a mulher e os filhos por outra gera um nível de culpa difícil de lidar. Ao mesmo tempo, precisamos ser frias e dizer que filho não segura casamento nenhum – isso só gera pressão e frustração na cabeça dos próprios filhos, que se culpam pelo relacionamento ruim dos pais.
Casa caso é um caso e não podemos dizer o que a outra pessoa sente sem nem ao menos conhecê-la. Mas o que podemos dizer é: seja sincera sobre os seus sentimentos e sobre o que você quer, e tenha interesse o suficiente pelo outro para saber o que ele busca com essa relação também. Pode ser que ele esteja buscando algumas horas de prazer enquanto você pensa em morar junto e vice-versa – e isso vale para qualquer relacionamento, mesmo um que não seja com um homem casado.
Foto de capa: Reprodução / Ele Não Está Tão A Fim De Você
Você já teve alguma experiência com um homem
O QUE A LEI BRASILEIRA CONSIDERA COMO ESTRUPO?
© Mundo Estranho
A lei no 12.015, de 2009, denomina que estupro é “constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou a permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso”. Isso pode incluir vários delitos (veja abaixo). A lei original sobre estupros é de 1940 e havia sido reformada pela última vez em 1990, quando o crime virou hediondo. Nessa nova alteração, as principais mudanças foram o entendimento como “estupro” mesmo para atos em que não houve a penetração e a retirada do termo “mulher”, de modo que a lei agora vale para todos os gêneros.
O fato de ser crime hediondo implica que é inafiançável – o que não significa que o suspeito não possa ficar livre por outros meios, como habeas corpus e liberdade provisória. Apesar dos vários projetos parlamentares a respeito, não há ainda uma lei exclusiva e mais severa para a prática do estupro coletivo. Quando isso ocorre, os réus são julgados individualmente.
Vale saber: desde 2013, a lei 12.845 obriga o SUS a prestar atendimento emergencial a todas as vítimas, oferecendo inclusive tratamentos, pílulas contra o HIV, exames e até aborto. Ah, e caso a acusação seja comprovadamente falsa, o réu é liberado e o acusador é indiciado no crime 329 de denunciação caluniosa.
1. Para ser considerado estupro, o ato precisa obrigatoriamente possuir cunho sexual, como passar a mão nos genitais ou prender alguém contra a parede. Uma carícia no cabelo, por exemplo, por mais indesejada que seja, não se enquadra. Se, mesmo assim, a vítima quiser registrar um boletim de ocorrência, é preciso que os responsáveis pelas próximas etapas do caso concordem com a vítima. Isso inclui o delegado, que abrirá o inquérito, o promotor, que registrará a denúncia, e o juiz, que julgará a sentença final
2. Apenas a palavra da mulher contra o agressor já é o suficiente para que se abra um inquérito, mas, para sustentar a acusação, é necessária pelo menos uma prova. O ideal é que seja feito o exame de corpo de delito logo em seguida ao ato. Como ele precisa ser solicitado por uma autoridade, como um delegado ou promotor, é importante que a vítima faça a denúncia. O uso de gravações e os depoimentos de testemunhas também podem ajudar
3. O juiz do caso pode discordar da condição de estupro. Em agosto de 2017, um homem ejaculou em uma mulher em um ônibus em São Paulo. Na audiência de custódia do caso, o juiz responsável entendeu que “não houve violência ou constrangimento” e, portanto, não era estupro, mas sim “importunação ofensiva ao pudor”. Esse episódio desencadeou diversas discussões a respeito da subjetividade da lei. Isso porque há crimes como o assédio sexual (que só pode ocorrer no ambiente de trabalho) que podem ser facilmente confundidos com o estupro. Mas também porque há juízes despreparados para lidar com a situação
4. O Código Penal prevê três penas para estupro: de seis a dez anos de prisão para casos simples; de oito a 12 anos se a conduta resultar em lesão corporal de natureza grave ou se a vítima tiver entre 14 e 18 anos; e de 12 a 30 anos se a vítima morrer. Ainda há alguns agravantes que podem aumentar a pena, como o estuprador ser membro da família ou o crime causar gravidez
5. Se o agressor for menor de idade, essas penas não se aplicam. Caso ele seja menor de 12 anos, não há punição, apenas medidas de proteção (para impedir que ele sofra algum castigo). Se ele tiver entre 12 e 18, são aplicadas medidas socioeducativas, que podem variar de advertências até internação em fundações
6. Se a vítima tiver menos de 14 anos, o crime passa a ser “estupro de vulnerável” e recebe uma pena de oito a quinze anos. A lei entende que, abaixo dessa idade, a criança não possui discernimento para consentir com qualquer prática sexual. Portanto, é sempre crime. Ah, e vale lembrar: apesar de muito difundido pela mídia, não existe o crime “pedofilia”. Esse termo se refere a um distúrbio mental que pode resultar em um crime (estupro de vulnerável) ou não
Como denunciar um crime de estupro
1. O primeiro passo é procurar rapidamente a delegacia mais próxima. Caso prefira, há delegacias especializadas apenas em mulheres por todo o Brasil
2. Na delegacia será feito o boletim de ocorrência, que abrirá o inquérito contra o agressor, além de um encaminhamento imediato da vítima para o IML, onde é feito exame de corpo de delito
3. Caso não queira ir a uma delegacia imediatamente, a vítima de gênero feminino pode também ligar para a Central de Atendimento à Mulher (180). Lá ela receberá apoio imediato e orientação para os próximos passos
4. Após a denúncia, a vítima ainda pode solicitar escolta policial até sua residência caso se sinta ameaçada
5. Mesmo depois da denúncia feita e do atendimento médico prestado, a vítima muitas vezes ainda precisa de apoio. Para isso, existem as redes de acolhimento por todo o Brasil, que prestam apoio psicológico e emocional. Encontre-os em mapadoacolhimento.org
CONSULTORIA Patricia Vanzolini, advogada criminalista
FONTES Boletim Jurídico, Planalto do Governo, G1, Carta Capital, Âmbito Jurídico, El País
A lei no 12.015, de 2009, denomina que estupro é “constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou a permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso”. Isso pode incluir vários delitos (veja abaixo). A lei original sobre estupros é de 1940 e havia sido reformada pela última vez em 1990, quando o crime virou hediondo. Nessa nova alteração, as principais mudanças foram o entendimento como “estupro” mesmo para atos em que não houve a penetração e a retirada do termo “mulher”, de modo que a lei agora vale para todos os gêneros.
O fato de ser crime hediondo implica que é inafiançável – o que não significa que o suspeito não possa ficar livre por outros meios, como habeas corpus e liberdade provisória. Apesar dos vários projetos parlamentares a respeito, não há ainda uma lei exclusiva e mais severa para a prática do estupro coletivo. Quando isso ocorre, os réus são julgados individualmente.
Vale saber: desde 2013, a lei 12.845 obriga o SUS a prestar atendimento emergencial a todas as vítimas, oferecendo inclusive tratamentos, pílulas contra o HIV, exames e até aborto. Ah, e caso a acusação seja comprovadamente falsa, o réu é liberado e o acusador é indiciado no crime 329 de denunciação caluniosa.
1. Para ser considerado estupro, o ato precisa obrigatoriamente possuir cunho sexual, como passar a mão nos genitais ou prender alguém contra a parede. Uma carícia no cabelo, por exemplo, por mais indesejada que seja, não se enquadra. Se, mesmo assim, a vítima quiser registrar um boletim de ocorrência, é preciso que os responsáveis pelas próximas etapas do caso concordem com a vítima. Isso inclui o delegado, que abrirá o inquérito, o promotor, que registrará a denúncia, e o juiz, que julgará a sentença final
2. Apenas a palavra da mulher contra o agressor já é o suficiente para que se abra um inquérito, mas, para sustentar a acusação, é necessária pelo menos uma prova. O ideal é que seja feito o exame de corpo de delito logo em seguida ao ato. Como ele precisa ser solicitado por uma autoridade, como um delegado ou promotor, é importante que a vítima faça a denúncia. O uso de gravações e os depoimentos de testemunhas também podem ajudar
3. O juiz do caso pode discordar da condição de estupro. Em agosto de 2017, um homem ejaculou em uma mulher em um ônibus em São Paulo. Na audiência de custódia do caso, o juiz responsável entendeu que “não houve violência ou constrangimento” e, portanto, não era estupro, mas sim “importunação ofensiva ao pudor”. Esse episódio desencadeou diversas discussões a respeito da subjetividade da lei. Isso porque há crimes como o assédio sexual (que só pode ocorrer no ambiente de trabalho) que podem ser facilmente confundidos com o estupro. Mas também porque há juízes despreparados para lidar com a situação
4. O Código Penal prevê três penas para estupro: de seis a dez anos de prisão para casos simples; de oito a 12 anos se a conduta resultar em lesão corporal de natureza grave ou se a vítima tiver entre 14 e 18 anos; e de 12 a 30 anos se a vítima morrer. Ainda há alguns agravantes que podem aumentar a pena, como o estuprador ser membro da família ou o crime causar gravidez
5. Se o agressor for menor de idade, essas penas não se aplicam. Caso ele seja menor de 12 anos, não há punição, apenas medidas de proteção (para impedir que ele sofra algum castigo). Se ele tiver entre 12 e 18, são aplicadas medidas socioeducativas, que podem variar de advertências até internação em fundações
6. Se a vítima tiver menos de 14 anos, o crime passa a ser “estupro de vulnerável” e recebe uma pena de oito a quinze anos. A lei entende que, abaixo dessa idade, a criança não possui discernimento para consentir com qualquer prática sexual. Portanto, é sempre crime. Ah, e vale lembrar: apesar de muito difundido pela mídia, não existe o crime “pedofilia”. Esse termo se refere a um distúrbio mental que pode resultar em um crime (estupro de vulnerável) ou não
Como denunciar um crime de estupro
1. O primeiro passo é procurar rapidamente a delegacia mais próxima. Caso prefira, há delegacias especializadas apenas em mulheres por todo o Brasil
2. Na delegacia será feito o boletim de ocorrência, que abrirá o inquérito contra o agressor, além de um encaminhamento imediato da vítima para o IML, onde é feito exame de corpo de delito
3. Caso não queira ir a uma delegacia imediatamente, a vítima de gênero feminino pode também ligar para a Central de Atendimento à Mulher (180). Lá ela receberá apoio imediato e orientação para os próximos passos
4. Após a denúncia, a vítima ainda pode solicitar escolta policial até sua residência caso se sinta ameaçada
5. Mesmo depois da denúncia feita e do atendimento médico prestado, a vítima muitas vezes ainda precisa de apoio. Para isso, existem as redes de acolhimento por todo o Brasil, que prestam apoio psicológico e emocional. Encontre-os em mapadoacolhimento.org
CONSULTORIA Patricia Vanzolini, advogada criminalista
FONTES Boletim Jurídico, Planalto do Governo, G1, Carta Capital, Âmbito Jurídico, El País
GOVERNO AÍRTON MARTINS CONSTRÓI QUADRA POLIESPORTIVA NO RECANTO DAS ANDORINHAS
A Prefeitura de Barra dos Coqueiros, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, se encontra com a construção a passos largos da Quadra poliesportiva, que faz parte do projeto de mobilidade urbana prometido pelo prefeito.
Localizada no Complexo Habitacional Recanto das Andorinhas, a quadra é coberta, com piso de alta resistência e tem previsão de entrega para o início de maio.
Assim como essa, já está no período licitatório, a obra de construção da Quadra Poliesportiva Modelo Ginásio de Esporte da Escola Pública Municipal João Cruz, padrão internacional.
Assim como essa, já está no período licitatório, a obra de construção da Quadra Poliesportiva Modelo Ginásio de Esporte da Escola Pública Municipal João Cruz, padrão internacional.
Fonte: https://www.facebook.com/Prefeitura-Municipal-de-Barra-dos-Coqueiros-431712500241076/
terça-feira, 23 de janeiro de 2018
As 10 principais dúvidas sobre a RAIS
A partir do final de janeiro, começa a correr o prazo para a entrega da RAIS de 2018 baseada no ano-base 2017. Praticamente todas as empresas brasileiras são obrigadas a fazer a declaração da Relação Anual de Informações Sociais. Porém, embora seja obrigatória, ainda há muitas empresas que acabam cometendo o erro de deixar o […] O post As 10 principais dúvidas sobre a RAIS apareceu primeiro em Jornal Contábil. LEIA MAIS...
Conheça as regras e prazo para a Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte – 2018
Por meio da Instrução Normativa RFB 1.757/2017, publicada no final do ano passado no Diário Oficial da União, foram apresentadas as regras para a Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte relativa ao ano-calendário de 2017. O que esperar desse guia? Desta forma, ficou estabelecido que a DIRF 2018 tem de ser apresentada até […] O post Conheça as regras e prazo para a Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte – 2018 apareceu primeiro em Jornal Contábil. LEIA MAIS...
Jurídico: Contrato de Namoro e suas peculiaridades
O contrato de namoro tem como objetivo afastar uma eventual união estável, que pode trazer consequências jurídicas, especialmente patrimoniais. Por meio deste instrumento é uma boa forma de proteger o patrimônio das pessoas. O que esperar desse guia? Com a introdução da lei 9.278/96 ele nasceu e com ela eliminou fixação de prazo mínimo, como […] O post Jurídico: Contrato de Namoro e suas peculiaridades apareceu primeiro em Jornal Contábil. LEIA MAIS
quinta-feira, 18 de janeiro de 2018
PREFEITO AÍRTON MARTINS RECEBE VISITA DO NOVO COMANDANTE DA CAPITANIA DOS PORTOS DE SERGIPE
O Prefeito Airton Martins, O Capitão dos Portos de Sergipe, Alessandro Black, o Secretário de Governo, Ariston Porto e o Secretário de Obras, Gilvânio Albuquerque |
O prefeito de Barra dos Coqueiros, Aírton Martins, acompanhado do secretário Municipal de Governo, Ariston Porto; e do secretário Municipal de Obras, Gilvânio Albuquerque, recebeu em seu gabinete na manhã desta quarta-feira (17), a visita do novo Capitão dos Portos de Sergipe, o Capitão de Fragata Alessandro Black.
Recém-chegado ao estado, o Capitão de Fragata, Black recebeu as boas-vindas do prefeito Aírton Martins e dos secretários presentes à reunião, onde mostrou-se disposto a ajudar o Município de Barra dos Coqueiros, mantendo os militares sempre ativos na participação do dia-a-dia da comunidade. “A Barra dos Coqueiros é onde está localizada a Vila Naval da Marinha, na qual os militares residem, havendo sempre a parceira entre a Capitania dos Portos e o Município”, ressaltou o comandante.
Ele aproveitou o momento para dizer que está programando uma segunda ação social, assim como foi realizado no ano passado, atendendo a população do Município, com apoio médico, odontológico e social, integrando a comunidade com a Capitania.
O comandante Black informou que a Capitania dos Portos possui um processo regular sobre a retirada de habilitação para os interessados no credenciamento para ser condutores de embarcações no estuário do Rio Sergipe.
Para mais informações, os interessados devem procurar a sede da Capitania dos Portos, localizada na Aenida Ivo do Prado, 752 - São José, Aracaju – SE, ou acessar o site, onde consta toda a documentação necessária para dar entrada no processo de habilitação.
Fonte: Secom PMBC
Governador de Sergipe e o Prefeito de Barra dos Coqueiros visitam obras da Termoelétrica.
O Prefeito de Barra dos Coqueiros Airton Martins, em companhia do governador Jackson Barreto e de outras autoridades, visitaram na manhã desta quinta-feira (18), a Termoelétrica que está sendo construída no município. O intuito da visita foi para fiscalizar o andamento das obras de implantação da Usina Termoelétrica (UTE) Porto de Sergipe.
Airton Martins, disse está satisfeito com o andamento da obra. " A nossa visita é para certificarmos que a obra que a CELSE – Centrais Elétricas de Sergipe S.A. está desenvolvendo em nossa cidade, está em pleno funcionamento e se a mesma, está cumprindo as determinações do contrato, no que diz respeito a priorização da mão de obra local”, disse.
“A previsão é que as obras se estendam por 23 meses, gerando aproximadamente 1.500 empregos diretos e cerca de 2.000 empregos indiretos nesse período de construção. A Usina entrará em plena operação em janeiro de 2020, e nós estamos cumprindo com nosso papel de agente fiscalizador e estamos satisfeitos como que vimos”, ressaltou o prefeito.
“A previsão é que as obras se estendam por 23 meses, gerando aproximadamente 1.500 empregos diretos e cerca de 2.000 empregos indiretos nesse período de construção. A Usina entrará em plena operação em janeiro de 2020, e nós estamos cumprindo com nosso papel de agente fiscalizador e estamos satisfeitos como que vimos”, ressaltou o prefeito.
Fonte: Secom PMBC
NO BEER HOUSE TEM SEXTA DANÇANTE DIA 19 DE JANEIRO.
O Cantor Euclides Neto e Rita Melody, são as atrações, não perca a oportunidade de dançar e ouvir musica de qualidade.
Colonia de pescadores Z-2 entrega certificados aos alunos do Curso de Informática em São Cristóvão
O Presidente José Vitor, o Tesoreiro Romeu, Membro da Diretoria José Eleoterio, O presidente do SOS Injustiçados, Antônio e Givaldo Silva, participaram da entrega dos certificados.
SÃO CRISTÓVÃO, SE — O sorriso de satisfação nos rostos dos filhos e filhas dos pescadores da Colônia de Pescadores Z-2, mostra o resultado de dois meses de esforço e aprendizado no curso de informática gratuito oferecido pela Colônia Z-2 na cidade Histórica de Sergipe. Na última terça -feira, 16, a Instituição concluiu as duas primeiras turmas e entregou os certificados aos alunos.
Alunos exibem contentes os certificados do Curso de Informática básica oferecido pela Colônia Z-2 através do Instituto SOS Injustiçados.
Como os alunos que concluíram o curso de informática, existem muitas pessoas que têm dificuldade em se familiarizar com as tecnologias atuais. Por isso, a Colônia Z-2, por meio do programa de Capacitação e Inclusão Produtiva, ensina o curso informática básica, para os pescadores e familiares dos pescadores gratuitamente.
As aulas aconteceram quatro vezes por semana e as turmas se dedicaram muito e as aulas sempre cheias, como explica o Presidente da Colônia Z-2, José Vitor, “Temos um público bastante misto, desde adolescentes até idosos. Eles são muito esforçados e não desanimam diante das dificuldades que têm. A cada aula eles se familiarizam com as novas tecnologias, e isso desperta neles força de vontade para aprender cada vez mais e o resultado é uma turma entusiasmada”.
Para o tesoureiro da Colônia Z-2 Romeu, receber o certificado é uma conquista para todos que podem serem incluso no mercado de Trabalho. “Há momentos que as pessoas precisa usar o computador e não consegue fazer nada, aí muitos decidiram fazer o curso e vão conseguir mexer em muita coisa. É uma conquista muito grande para os Alunos e para a Colonia”, disse Romeu
Conquista para uns e esperança para quem desejar ingressar no mercado de trabalho. É o caso de muitos jovens de São Cristóvão, que batalham por um trabalho.
Quando a Diretoria recebe as contribuições dos associados, os recursos são investidos em assistencia a saúde, projetos e programas socioeducacionais que auxiliam do desenvolvimento dos pescadores e pescadores da Z-2. Mas, muito mais do que isso, vemos o crescimento de quem é beneficiado, vemos a confiança para mudar para melhor. A ideia é transformar vidas. E você faz parte disso!
Em São Cristóvão , as aulas de informática gratuita aconteceram no Laboratório de informática na sede da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-2.
quarta-feira, 17 de janeiro de 2018
11 truques das pessoas que estão sempre muito cheirosas (não é banho toda hora)
Você não sente inveja das pessoas que, independente de onde vão, estão sempre cheirosas? Podem sair da academia suando ou acabaram de acordar e ainda assim elas têm um perfume agradável.
Não é ao acaso, há uma fórmula para isso. Ainda que tomar banho regularmente influencie, há outros fatores que fazem que o aroma de nosso corpo dure o dia todo.
Aqui lhe damos alguns truques que talvez queira seguir. É mais fácil do que imagina:
Como ficar cheirosa o dia todo
Dieta é a chave
Dizem que "você é o que você come" e isso também se aplica a como você cheira. Em entrevista ao site Refinery29, a perfumista Julia Zangrilli diz que se você quiser cheirar bem, é importante que você pense no que você consome.
Uma dieta com muita cebola, especiarias e alho pode ser bom para o seu corpo, mas esse tipo de alimento pode afetar o aroma não só do seu hálito, mas também da sua pele por até 48 horas, dependendo da quantidade.
A comida não só afeta a forma como você cheira, mas também como o perfume fica na sua pele. Comer alimentos frescos como frutas, vegetais e proteínas são ideais para manter uma fragrância agradável. As bebidas açucaradas também podem afetar o cheiro, especialmente porque atinge os poros e cheiro muito doce não é tão bom nas pessoas.
passar perfume no pulso
O componente principal para cheirar bem é a fragrância que você escolhe. Encontrar o que melhor se adequa à sua pele não é tão fácil. Certifique-se de procurar um cheiro natural, com o qual você se sinta confortável. É algo que também o tornará mais seguro todos os dias.
Hidratar a pele
Manter-se hidratado pode ajudar a prevenir os maus odores. Quando a pele seca, ela tende a absorver e dissipar os perfumes muito mais rápido. Uma dica para isso é tomar muita água, hidratar a pele e aplicar produtos que reponham a água da pele.
Experimentar várias fragrâncias
Você compra a primeira roupa que encontra quando vai a uma loja de roupas? O mesmo se aplica aos perfumes e loções, eles têm efeitos diferentes em cada pessoa. Precisamos experimentá-los e ver como eles reagem na pele durante o dia. A melhor maneira de identificar uma boa fragrância é com paciência. Às vezes, você compra o que pensou ser o certo e, no final, não era. Você tem que tentar várias amostras até que você encontre a ideal. Também acontece de você adorar a primeira fragrância que encontrou e ficar com ela, mas geralmente tentando várias você encontre a ideal para sua pele e personalidade.
Cuidar das roupas
Parece algo óbvio, mas a maneira como você lava suas roupas faz uma grande diferença em como você cheira. Do sabão que você usa até a forma como você seca a roupa. Linda Song, perfumista da Givaudan, diz que muitos sabões e amaciantes tentam imitar o cheiro de perfume. Olhe cuidadosamente antes de comprar produtos com fragrâncias que você gosta.
Saber exatamente onde borrifar as fragrâncias
Muitos não percebem exatamente onde devem borrifar as fragrâncias, mas é essencial que o cheiro dure o dia todo. De acordo com Aedes de Venustas, dono de Karl Bradl, as fragrâncias funcionam de baixo para cima, então o melhor é espirrar na área dos joelhos, no peito e atrás dos ouvidos. É assim que você aproveitará a maior parte da fragrância, sem exagerar e borrifar demais. Aplique sua fragrância também em áreas como o estômago, a parte de trás do pescoço, as axilas, tornozelos, etc. Parece demais, mas Bradl sugere aplicar seu perfume uma meia hora antes de sair de sua casa para que ele se dissipe.
Não usar uma única fragrância
Com isso, não queremos dizer que você use vários perfumes, mas antes de borrifar suas fragrâncias mais intensas, tente usar óleos ou cremes corporais. Essas camadas tornarão o cheiro em seu corpo muito mais duradouro. Tente comprar um óleo corporal que tenha alguma fragrância que faça você se sentir fresco durante o dia.
Aplicar as fragrâncias várias vezes
Se você quiser cheirar bem durante a maior parte do dia, saiba que os perfumes e loções não são feitos para durar muitas horas, eles se dissipam facilmente. O ideal é que você tente aplicá-los duas vezes por dia. Todos nós suamos e respiramos pela nossa pele, o que é pode dar um toque extra no meio do nosso dia. Mas lembre-se de não exagerar. Os perfumes de bolsa são muito úteis para isso.
Cheiro bom não só na pele
Os especialistas recomendam borrifar algo até na sua casa, na sua cama, nas suas roupas e seus cabelos para cheirar o dia todo. Como uma dica, mude seus lençóis constantemente, não pare de escovar os dentes pela manhã, coloque velas na sua casa, aromatizantes no banheiro, etc. Acredite ou não, todos esses aromas influenciam como você cheira durante o dia. Há várias maneiras de deixar sua casa cheirando de um jeito incrível sem que você tenha que borrifar muito perfume em tudo.
Carregar um spray ou talco para os pés
Se seus pés tendem a cheirar mal durante o dia, como o de muitas pessoas, carregue um spray ou talco para você aplicar várias vezes ao dia. Lembre-se de que pés assustadores podem arruinar qualquer momento.
Investir em um shampoo seco
Se você não gosta de lavar os cabelos todos os dias, às vezes não consegue impedir que ele pareça gorduroso e comece a sentir mau cheiro. Compre um shampoo seco com o aroma que goste, aplique-o de manhã e à noite se você estiver indo para algum lugar.
* Traduzido do escrito por Mariana Tinoco, do VIX Espanhol
Dicas para cuidar bem da pele e dos cabelos
: 8 jeitos de usá-lo
pele, cabelo e mais
6 formas de usar
Amor é mais associado à felicidade conforme ficamos mais velhos, diz estudo
Imagem: Getty Images
Do VivaBem, em São Paulo
Do VivaBem, em São Paulo
“Amor é quando ele segura a minha mão pouco antes da decolagem do avião”, respondeu uma das participantes da pesquisa de Thiago de Almeida sobre o conceito de amor. O estudo do psicólogo, divulgado pelo Jornal da USP (Universidade de São Paulo), revelou que a idade, o nível de escolaridade e o gênero são fatores que influenciam a forma como o amor é entendido.
Para descobrir as características associadas ao amor, Almeida entrevistou 600 pessoas com idade média de 24 anos, sendo 390 mulheres, 209 homens e uma pessoa que não identificou o gênero. Eles tiveram que escrever o que acreditavam ser o amor em 90 segundos.
Veja também:
As respostas foram distribuídas em 13 categorias. E o resultado apontou uma mudança no entendimento do conceito conforme as pessoas envelheciam. “Com o passar do tempo, o amor fica menos similar às questões românticas, familiares e amizades. As pessoas ficam mais pragmáticas e sempre se referindo ao amor de uma forma positiva. A maior parte dos participantes representou o amor como algo que faz o ser humano feliz”, afirmou o pesquisador.
Outro achado foi a diferença sobre a forma como o amor é visto por homens e mulheres, o que pode ser um dos fatores para as discordâncias presentes em relacionamentos amorosos heterossexuais.
Mais do que os homens, as mulheres associam o amor à amizade, família e aos animais como uma fonte de emoções, atitudes e comportamentos positivos. Além disso, quanto maior o nível de escolaridade dos participantes, maior a associação com aspectos positivos. Isso foi constatado devido ao uso de termos como empatia, cumplicidade e dedicação.
Quanto às categorias de respostas, Almeida afirma que uma exclui a outra. Por exemplo, a categoria “amor como algo ligado a componentes sexuais” não se confunde com “o amor voltado para entidades divinas e/ou sobrenaturais”, em que os sujeitos apontaram Deus, versículos da Bíblia e a própria Igreja como definição de amor.
Além dessas, ele também criou a categoria “o amor como uma relação entre pessoas específicas, não necessariamente romântica”, na qual as pessoas nomearam o amor por meio de um pronome pessoal, apelido, abreviação ou sigla. As outras dez definições são: algo essencial; indefinível; uma relação romântica entre duas pessoas; voltado para pessoas da família; amigos; animais irracionais; seres inanimados; dirigido a si mesmo; fonte de emoções positivas e negativas.
VEREADORA DILMA DA COLÔNIA FAZ MANDATO VOLTADO PARA O POVO DE PROPRIÁ E APRESENTA 73 PROPOSITURAS NA CMP.
A parlamentar apresenta maior número de projetos no primeiro ano de mandato em Propriá.
A vereadora Dilma da Colônia (SD), avaliou como positivo o seu primeiro ano de mandato na Câmara Municipal de Propriá. Com 79 proposituras apresentadas entre Projetos de Lei, Projetos de Decretos Legislativos, Propostas de Emenda a lei ordinária e complementar, Indicações, Pedidos de Informações sobre a gestão pública, Requerimentos e moções, ela destacou que a atuação parlamentar foi voltada para os Propriaenses, principalmente todos que necessitam dos serviços públicos.
Com um mandato popular através de um trabalho sério e sempre ouvido a população, também se destacou com os seus discursos na Tribuna da Poder Legislativo Municipal. Dilma da Colônia integra ainda duas Comissões permanentes da Câmara, como titular nas duas de Justiça e de Agricultura.
Com o mandato voltado para o povo de Propriá, conseguiu pleitos importantes como as ambulâncias para os Povoados e outros apresentados nas proposituras. “Priorizamos um mandato popular e mais próximo do povo, e por isso logo no início do mandato sempre estamos ouvindo o povo e depois de ouvir sempre levamos as demandas para discussão na Câmara Municipal que sempre conta com o apoio dos nobres vereadores”, destacou.
Defendendo uma maior transparência nas ações do Governo do Municipal , a vereadora Dilma da Colônia, apresentou um Projeto de Lei que “Dispõe
sobre a criação de Aplicativo que Disponibiliza ampla informação sobre
Orçamento Público Anual Município de Propriá/Se”.
Entre as proposições, a Vereadora destaca algumas em prol dos municípios como: a Criação do Disque Ronda Escolar, a criação do projeto "O Rio São Francisco é Meu" no âmbito das
Escolas da Rede Municipal de Ensino de Propriá/Se”, a realização de análise da
água dos reservatórios das escolas, creches e postos de saúde e hospital do
Município de Propriá/Se ”, A introdução de texto explicativo
nos carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial urbano) sobre o direito a
isenção total ou parcial desse imposto nos casos previstos em Lei". "a qualificação do
turismo no Município de Propriá através da capacitação de jovens e adultos", "A criação da Frente Parlamentar em defesa dos direitos
das mulheres da cidade de Propriá." e outros importantes.
Na tribuna da CMP, defendeu temas importantes como mais investimentos na saúde e na segurança pública, investimentos na Educação, Esporte, Cultura, Pesca, Agricultura, Meio Ambiente e na geração de emprego e renda.
“Tivemos uma atuação muito próxima da população e o principal é que ganhamos experiência durante esse ano. Com isso, teremos um mandato ainda mais atuante em 2018, sempre voltado para os interesses dos Propriaenses e em defesa do nosso maior património o Rio São Francisco”, afirmou Dilma da Colônia (SD).
Além da pressão, o sal também afeta o funcionamento do cérebro
A hipertensão está longe de ser o único risco associado ao consumo excessivo de sal
A par do açúcar, o sal é um dos principais inimigos da saúde humana nos dias de hoje. Esta substância usada como tempero deve fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada, mas a verdade é que as pessoas estão longe de ter moderação. E é aqui que está o grande ‘pecado’.
O consumo elevado de sal é uma das questões que mais inquieta os médicos, não fosse este ingrediente a causa número um do aumento dos casos de hipertensão – patologia que, por si só, é capaz de promover o aparecimento de outros problemas de saúde.
Mas há um outro efeito colateral associado ao consumo elevado de sal e que foi agora descoberto pela ciência. Diz um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, que o consumo elevado de sal – seja sob a forma de tempero ou já incluído na composição de alimentos processados – está associado a um maior risco de demência.
Em causa, explica o site VivaBem, do UOL, estão as mudanças no sistema imunológico que o sal provoca, mudanças essas que têm um impacto direto no intestino e que, por isso, podem causar carências na função cognitiva.
Publicado na revista "Nature", o estudo contou com experiências feitas em ratos de laboratório e conclui que o consumo elevado de sal suprime o fluxo sanguíneo cerebral quando a mente está em repouso e atrofia ainda a função endotelial, dois fatores que promovem o declínio cognitivo.
Apesar do estudo ter sido feito em animais, os cientistas norte-americanos apresentaram também dados do impacto semelhante que o consumo elevado de sal tem nos humanos. Embora não tenham avançado com quantidades concretas, é sabido que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Direção-Geral da Saúde é de cinco gramas de sal de cozinha por dia.
Fonte: http://www.noticiasaominuto.com.br/
terça-feira, 16 de janeiro de 2018
Câmara de Propriá aprova reajuste salarial para profissionais do magistério
A Câmara Municipal agora retorna ao recesso regimental e retoma seus trabalhos no dia 06 de fevereiro.
A Câmara Municipal de Propriá aprovou nesta sexta-feira, 12, em Sessão Extraordinária, o Projeto de Lei Complementar nº 001/ 2018, de autoria do Poder Executivo, que reajusta para R$ 2.455,35 o piso salarial do magistério público municipal. O PL foi encaminhado à Câmara no último dia 10 e votado em caráter de urgência pelos parlamentares.
Presidente da Casa Legislativa, Aelson Publicidade (SD), parabenizou a gestão municipal pelo PL. “Diante da situação financeira em que o município se encontra, com baixa expectativa de obter aumento de receita, é preciso parabenizar os esforços feitos pela administração para garantir o reajuste dos salários”, disse o presidente, continuando. “Este é um projeto de grande relevância para os professores e professoras da rede municipal de ensino, que possuem um papel tão importante em nossa sociedade. Por este motivo, interrompemos o recesso regimental e, em pouco menos de 48 horas, reunimos os vereadores para votação do PL”, destacou Aelson, frisando o empenho dos parlamentares na apreciação da matéria.
Durante a discussão do PL, o vereador Heldes Guimarães (PT) relembrou momentos difíceis vivenciados no gestão passada, com constantes atrasos de salários dos profissionais do magistério, e ressaltou que o reajuste é um ato de valorização da categoria.
Os parlamentares Marcos Graça (PSC) e Pequeno (PPS) também celebraram a aprovação do projeto.“É uma felicidade compartilhada com os professores. É por mérito, só temos que comemorar este reajuste”, pontuou Pequeno.
A vereadora Dilma da Colônia (SD) votou pelo reajuste, mas fez duras críticas a atuação da Prefeitura. “Esta aprovação é uma vitória para categoria, porém, é preciso fazer mais pelo magistério. É preciso que o prefeito ofereça estrutura e melhores condições de trabalho para os professores, para que neste ano de 2018 os números da educação em Propriá sejam melhores. Em 2017, a avaliação da gestão, apresentada pelo Sintese, foi vergonhosa. Este ano, esse quadro precisa mudar”, afirmou a vereadora.
A Câmara Municipal agora retorna ao recesso regimental e retoma seus trabalhos no dia 06 de fevereiro.
Fonte: Câmara Municipal de Propriá
Assinar:
Postagens (Atom)