segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Não gostar dos próprios seios condiciona o autoexame

Estudo foi feito pela Anglia Ruskin University, no Reino Unido
As mulheres que não gostam dos próprios seios – seja pela forma ou tamanho – são menos propensas a fazer ao autoexame de apalpação que serve de rastreio para o câncer da mama.

A conclusão é de um estudo da Anglia Ruskin University, no Reino Unido, que alerta para o risco de diagnóstico tardio nestes casos de baixa autoestima ou desagrado com a própria aparência.

De acordo com o Metro.uk, o estudo entrevistou 384 mulheres britânicas e um terço das que estavam desagradadas com o tamanho do peito confessou que nunca tinha feito qualquer tipo de apalpação mamária à procura de potenciais saliências. A investigação concluiu ainda que 31% das mulheres entrevistadas disseram querer um peito mais pequeno, enquanto 41% queriam ter um peito maior. 

“A nossa pesquisa sugere que quanto mais significativo é o desagrado com o tamanho do peito maior é associação com a menor frequência de autoexame”, alerta Viren Swami, professor e um dos mentores do estudo.

Embora a investigação tenha encontrado uma ligação direta entre os dois fatores, mais estudos são necessários para perceber se em causa está um real risco de diagnóstico tardio.