Na manhã desta sexta-feira (22), o COSEMS/SE – Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de Sergipe realizou a Assembleia Geral Ordinária do COSEMS-SE para a eleição da diretoria administrativa, no auditório do MAKAI, Resort All Inclusive Conventions.
O secretário executivo, Salviano Augusto de Almeida Mariz, explicou que a assembleia teve exclusivamente o objetivo de realizar as eleições para o biênio 2019/2021. “Ao todo são 13 secretários, contemplando as 07 regiões de Saúde nessa chapa, assegurando a democracia. A chapa é encabeçada pelo secretário de Nossa Senhora do Socorro, Enock Luiz Ribeiro da Silva, que foi para a reeleição; temos o primeiro vice-presidente, da cidade de Nossa Senhora de Lourdes, Murilo Andrade; e o segundo vice, de Maruim, José Souza; além dos secretários de Divina Pastora; Pirambu; a secretária de Neópolis está como tesoureira; de Boquim, a secretária Ana Cruz. No Conselho Fiscal, Cedro de São João; Simão Dias; Malhador. Todos os 75 secretários têm o direito ao voto. A pauta é exclusiva e sendo chapa única, o resultado deu-se por aclamação”, disse.
Diretor de Atenção Integral da Saúde do Estado, João Lima Júnior, esteve na assembleia representando o secretário de Estado da Saúde e apresentou a sua avaliação. “Estamos representando o secretário Gualberto Lima, e a Secretaria Estadual de Saúde sempre foi parceira do COSEMS/SE, pois no SUS tudo é discutido em forma de consenso, através do colegiado estadual, representando os 75 municípios, por isso trazemos o abraço do secretário Estadual”, disse o representante.
“Coloquei o meu nome à disposição dos colegas e houve a aceitação do colegiado dos secretariados municipais, que nos reconheceram como presidente do COSEMS/SE. Trabalharemos para termos um COSEMS/SE forte e unido. Sempre digo o seguinte que somos poucos, apenas um de cada município, se a gente se dividir fica ainda mais difícil, então temos que manter a união para fortalecer o colegiado e enfrentarmos esse momento de judicialização, que todos os municípios estão sofrendo. A maioria dos promotores públicos entende que as secretarias podem tudo, mas os recursos estão defasados há 16 anos, sem atualização de tabela SUS, ficando difícil. Enfrentamos a marcação de exames geral nos 75 municípios, pois quando chega no mês de agosto de todos os anos, esse recurso já acaba e cada município tem dificuldades em ofertar esses procedimentos para os seus munícipes”, disse o presidente reeleito, Enock Luiz ribeiro.
Antes de encerrar a sua fala, o presidente reeleito revelou que a prioridade do COSEMS/SE é rever a situação da marcação dos exames em todo o estado. “Já participamos de audiências públicas no Ministério Público Estadual e Federal, para que esses órgãos intervenham pela solução da atual situação da Saúde”, finalizou.
A secretária Municipal de Saúde de Barra dos Coqueiros, Eliana Martins, foi a grande anfitriã da Assembleia Geral Ordinária do COSEMS-SE. “A reeleição de Enock foi muito bem articulada com os 75 municípios e o foco foi eleger o novo presidente do COSEMS/SE para direcionar, juntamente ao Conselho Nacional de Saúde, as ações, traçar metas e trabalhar em prol da saúde pública e do SUS de Sergipe. Agradeço ao presidente reeleito pela escolha do município e aos colegas compromissados com a saúde pública”, disse a secretária Municipal de Saúde de Barra dos Coqueiros, Eliana Martins.
A chapa para diretoria Administrativa e Conselho Fiscal do COSEMS/SE eleição Biênio 2019/2021 foi assim: presidente, Enock Luiz Ribeiro (Nossa Senhora do Socorro); 1º vice-presidente, Murilo Porto de Andrade (Nossa Senhora de Lourdes); 2º vice-presidente, José Souza Santos (Maruim); 1º secretário, Ana Lídia Nascimento de Barros (Divina Pastora); 2º secretário, Ivamilton Nascimento Santos (Pirambu); 1º tesoureiro, Maria Jairlene Cardoso (Neópolis); 2º tesoureiro, Ana Cruz de Andrade (Boquim). Para o Conselho Fiscal, os titulares são Christiano da Cruz Santos, Itabi; Gilson Cardoso dos Santos Filho, Malhador; e Lenivaldo Nunes Conceição, de Simão Dias. Suplentes, Danilo Barbosa Morais, Cedro de São João; Emanuelly Carvalho Hora Silva, Tobias Barreto; e Izidério Wiverson de Jesus Souza, Poço Redondo.
Fonte: PMBC-SECOM