terça-feira, 19 de março de 2019

NOVA ALESE 13 - Adailton Martins quer mandato a serviço de educação, saúde e estradas


Após 33 anos afastado dos Poderes Legislativo e Executivo, Adailton Martins volta para a política como deputado estadual

Estreante na Assembleia Legislativa de Sergipe - Alese -, o engenheiro e professor aposentado Adailton Martins, 61 anos, PSD, chega à Casa no grupo dos 12 novos deputados estaduais estreantes, após passar exatamente 33 anos afastado de mandatos legislativo e executivo.

“Estão falando muito em mudança, principalmente no âmbito nacional. E estou gostando muito de fazer parte dela. Eu sou mudança, né? Primeira vez como deputado. Estou correndo atrás pra ver o que podemos fazer juntos com os demais colegas”, ressalta Adailton, que foi eleito com 22.400 votos, obtendo a 15ª colocação.

O deputado já foi vereador, em 1982, e vice-prefeito, em 1985, respectivamente no município da Barra dos Coqueiros, vizinho à Capital. Terra onde viveu e vive sua vida, e onde Airton Martins - seu único irmão - é o atual prefeito, em segundo mandato.
Adailton foi eleito em outubro de 2018 com 22.400 votos, obtendo a 15ª colocação entre os 24 deputados

VIDA NA BARRA
Foi justamente por forte influência de Airton Martins que Adailton retornou para a política. “Meu irmão veio falar comigo para eu ser candidato a deputado. No momento, eu não aceitei. Mas depois pensamos bem e achamos que deveríamos sim concorrer. Coloquei meu nome em disputa e, graças a Deus, a aceitação foi boa. Hoje estou aqui na Alese como deputado estadual”, informa Adailton.

Nascido em 16 de julho de 1957, na capital, Adailton é filho de Adailton Martins de Oliveira e de Ester Sampaio Martins, ambos falecidos. “Apesar de ter nascido em Aracaju, toda a minha vida foi na Barra dos Coqueiros - infância, tudo”, explica.

O deputado estadual é o primogênito da família. “Parece ele (Airton), mas sou eu o mais velho”, afirma, aos risos. “Entre nós dois há uma diferença de quatro anos de nascimento”, informa o parlamentar. Os dois são muito unidos.

Adailton com Airton Martins, atual prefeito da Barra dos Coqueiros, e seu único irmão: afinidade

CARREIRA COMO PROFESSOR
Ele é casado há 31 anos com Maria Goretti e pai de quatro filhos: Adailton Martins Filho - atual secretário de Turismo, Indústria e Comércio da Barra dos Coqueiros -, Raquel, Taís e Tatiane.

Formado em Engenharia Civil, as primeiras experiências profissionais de Adailton não foram como engenheiro e sim como professor de educação básica. Por exatos 35 anos, ele foi docente da rede estadual de ensino.

“Quando se fala na minha trajetória profissional, já tem um tempinho que comecei”, diz, aos risos. “Já fui professor de Matemática e Física de escolas. Passei um tempo bom ensinando e hoje estou aposentado pela rede estadual”, informa.

TRAJETÓRIA NO DER
Paralelo à vida de professor em salas de aula, Adailton adentrou no mundo de sua formação acadêmica: a engenheira. Há mais de 33 anos faz parte do quadro de servidores de carreira do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe - DER. “Sempre me dividi como engenheiro e professor do Estado”, afirma.

Ao longo de toda sua trajetória no DER, Adailton foi o responsável pela construção de diversas rodovias em Sergipe. “Construí a rodovia de acesso ao Cumbe; construí aquela ponte que liga a Barra a Pirambu, como também a rodovia; construí a rodovia que liga a Barra à Atalaia Nova, e a Barra ao Porto; construí a rodovia Santa Rosa de Lima à Moita Bonita; Capela ao Povoado Miranda e à BR-101”, elenca.

No Departamento de Infraestrutura Rodoviária, Adailton também foi diretor de Operações nos últimos oito anos, saindo do cargo devido à desincompatibilização exigida pela Justiça Eleitoral para se candidatar a deputado estadual. “Como engenheiro, sempre servi ao DER. Nunca fui para outro órgão para atuar”, enfatiza.
Adailton com a esposa Maria Goretti e os filhos Adailton Filho e Raquel

ENTRADA NA POLÍTICA

O DER, com certeza, deu régua, compasso e fama para Adailton retornar à política após três décadas afastado - claro, o outro fator preponderante foi a forte influência o irmão Airton. Mas no órgão estadual ele se destacou, perpassando por diversos municípios sergipanos, nos últimos anos.

Adailton entrou na política no início da década de 80, influenciado pela frenética vida estudantil dos tempos de reabertura política, pós-regime militar. “Naquele tempo de estudante, eu tinha aquela vontade de querer mudar, de ser candidato a alguma coisa. Tinha sim aquela vontade de ser político”, informa.

A primeira eleição de Adailton na vida foi em 1982, vencendo logo na largada. “Fui muito bem votado na Barra dos Coqueiros para vereador e, logo em seguida, a mesma coisa para vice-prefeito”, afirma o parlamentar.

INFLUENCIOU O IRMÃO

“Foi naquele momento de abertura, onde havia, raté então, o regime militar. Queríamos ver mudanças. Entramos justamente na política para ver o avanço dessas mudanças”, destaca Adailton.

O parlamentar foi um dos principais responsáveis pela entrada do irmão prefeito da Barra dos Coqueiros na política também. “Eu entrei primeiro, influenciando Airton. Após a Vice-Prefeitura, me afastei e meu irmão assumiu como vereador e depois prefeito”, diz.

Adailton retornou, agora, à política movido pela vontade de mudar os rumos da educação e da saúde em Sergipe. “Sabemos das dificuldades, da situação difícil do nosso Estado e do nosso país, mas queremos levar nossas bandeiras para a Alese”, afirma.

Adailton Martins com a esposa Maria Goretti. Os dois estão casados há 31 anos

CONTRA ARMAMENTO
“Hoje nós sabemos que o que se precisa no Brasil é de educação, diante de toda essa violência. Tendo educação, amenizamos muito essa problemática. Então, temos que brigar por ela”, ressalta o deputado.

Adailton não é a favor de dar posse de armas à população. “Não adianta o Governo Federal querer diminuir a criminalidade com violência. Temos que reduzir é com educação. Sou contra essa questão do armamento. Não é por aí”, posiciona ele.

“Não é com o dente por dente e olho por olho que iremos resolver nossos problemas. Se o jovem estudar, tiver condições, o pai tiver emprego, ele não vai delinquir”, destaca o deputado.

PROBLEMÁTICA DAS RODOVIAS
Adailton Martins é a favor de políticas urgentes em prol da prevenção e cura do câncer. “Temos que lutar pela saúde. Estive, recentemente, junto com o governador Belivaldo Chagas no Hospital de Barretos, vendo a estrutura que ele pretende trazer para o nosso Estado”, informa.

“Dou todo o apoio para melhorarmos a qualidade de vida dos sergipanos. Sem educação e sem saúde, o povo não vai para lugar nenhum. Temos que cobrar mesmo essas duas coisas ao Governo”, diz Adailton.

Melhorias nas rodovias sergipanas é outra bandeira que o deputado promete levantar com seu mandato na Alese. “Mesmo sabendo das dificuldades financeiras, vamos cobrar ao Governo, porque do jeito atual está ceifando vidas”, informa.

Engenheiro rodoviário de carreira, Adailton Martins, evidentemente, é muito cobrado pela população para tratar desta temática. “Eu vou tentar ao máximo a esta cobrança”, diz o parlamentar.

Adailton com o filho Adailton Filho - atual secretário de Turismo, Indústria e Comércio da Barra dos Coqueiros
Fonte: jlpolitica