sexta-feira, 23 de julho de 2021

PREFEITO PROMOVE GUARDAS MUNICIPAIS E GARANTE DIREITOS DA CATEGORIA*




A Guarda Municipal de Propriá nasceu através da Lei 423, de 2008, sancionada pelo então prefeito Paulo Roberto Ayres de Freitas Britto. De lá pra cá várias leis complementares foram aprovadas para regulamentar e atualizar as diretrizes que a profissão exige.

O ex prefeito José Américo Lima sancionou duas destas importantes leis, a Lei 578, de 2011 e a Lei 663, de 2013.

Na gestão do ex prefeito Iokanaan Santana foram sancionadas as Leis 806, de 2017 e 922, de 2020.

Mesmo com a boa intenção dos gestores citados em aprimorar cada vez mais a regulamentação da atividade exercida pelos Guardas Municipais, nossa Redação realizou uma pesquisa minuciosa em todo acervo legislativo sobre esse tema e encontrou exemplos que ainda trazem inseguranças jurídicas para estes profissionais.

Contudo, o atual prefeito Dr Valberto Lima, publicou no Diário Oficial do Município, na última quinta-feira, 22, a promoção de classes de 7 Guardas Municipais. Após cumprirem interstício de três anos ininterruptos atuando na função, estes servidores receberam a devida promoção e deixaram a classe GM1 (Guarda Municipal 1° Classe) para a partir de agora serem GMS3 (Guarda Municipal Supervisor 3° Classe).

Esta promoção resulta em readequação salarial e reposicionamento na hierarquia da instituição, além de reconhecimento pelos serviços prestados ao povo de Propriá. 

"Ainda este ano novas promoções ocorrerão" disse o secretário municipal de Governo e Comunicação, Luã Vieira, onde também nos informou que avanços na legislação e melhorias para a categoria estão na pauta da gestão. 

Nós que fazemos o Tribuna do Velho Chico parabenizamos o prefeito e os novos supervisores da Guarda Municipal de Propriá. 

Por André Fontes

https://www.instagram.com/p/CRrOIR9pa1L/?utm_medium=share_sheet