segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

OS 3 PRINCIPAIS PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE BARRA DOS COQUEIROS SÃO LULISTAS E VAI PRECISAR DOS VOTOS DOS BOLSONARISTAS PARA GARANTIR A VITÓRIA

Alberto Macedo, Airton Martins e Danilo Segundo,  são ligados aos grupos petista à esquerda, Lula (PT) teve 11.635 votos - 61,94% e Jair Bolsonaro (PL) - 7.148 votos - 38,06%. 

A Prefeitura de Barra dos Coqueiros — cidade com um dos maiores  PIB do estado de Sergipe — deve ser disputada por 4 políticos. Curiosamente, todos qualitativos — o que sugere que a política não está aquém da economia no município.

Três dos pré-candidatos — o Atual prefeito Alberto Macedo (MDB), O Ex-prefeito Airton Martins (PSD) e Danilo Segundo (PT), — são ligados e apoiaram o presidente Lula nos dois turnos das eleições de 2023, uns menos e outros mais.

O Atual prefeito Alberto Macedo pré-candidato a reeleição, o postulante, emedebista, é ligado a grupo do. Senador petista, Rogério Carvalho  e um histórico de Lula. Trabalhou assiduamente na eleição do petista Lula, para a presidência do Brasil, tem feito um bom trabalho no  município.

Até o momento não apareceu nenhum pré-candidato a prefeito declarado como Bolsonarista, apesar dos 38,06% dos votos de Bolsonaro no município, pela avaliação do ABN, quem vai definir as eleições em 2024 na Barra dos Coqueiros, serão os bolsonaristas, muitos estão indecisos por não querer nos candidatos de Lula. 

Entretanto, os dois principais pré-candidatos a prefeito e opositores do atual prefeito, Airton Martins e Danilo Segundo — são também Lulistas, quer dizer, são apoiadores do PT ou, quem sabe, de centro-esquerda. E são vinculados aos grupos que apoiam o governo Lula.

Em termos políticos, pode-se sugerir que os três políticos são favoritos para uma disputa eleitoral? Talvez sim. Talvez não. Porém, pelo cenário atual, pode-se indicar que Alberto Macedo e Airton Martins, têm chance de serem eleitos prefeito. E Danilo Segundo, Já que é do PT e Genro do atual presidente da República, e pelo que parece conta com o total apoio do Gestor federal, pode ser a surpresa do processo eleitoral de Barra dos Coqueiros. 

Pela história política da Barra dos Coqueiros, diversos prefeitos que não eram naturalizado da cidade, já foram eleitos prefeitos, inclusive o primeiro prefeito da cidade, Moisés Gomes Pereira. 

O trunfo dos pré-candidatos a prefeito, vai ser a conquista dos votos dos Bolsonaristas. Quem convencer vai vencer, e o resto é conversar pra boi dormir.