sábado, 30 de março de 2019

NO TORNEIO DE FUTEBOL AMADOR DA LBD NA BARRA DOS COQUEIROS, CARTÃO VERMELHO É ARTIGO RARO.

No primeiro dia do Torneio inicio do Campeonato municipal, 10 equipes, mais de 150 atletas e nenhum cartão vermelho. 


O Torneio inicio do Campeonato BARRACOQUEIRENSE DE FUTEBOL AMADOR 2019, O primeiro dia de jogos,  chegou ao fim com a Classificação da Equipe do Atalaia e Atlética para a semi-final. Várias marcas chamaram a atenção, mas, uma delas em especial, merece destaque: Nenhum atleta recebeu cartão  vermelho e poucos cartões amarelos foram mostrados.

Nas partidas de mata-mata, É normal devem jogador ou outro sair expulso de Campo, no Torneio de futebol amador na Barra dos Coqueiros, organizado pela LIGA BARRENSE DE DESPORTOS  LBD, com a participação total de 20 clubes e mais 350 atletas, até o momento nenhum cartão  vermelho foi aplicado.  

Nunca aconteceu isso nos Torneios de futebol amador na Barra dos Coqueiros. Parabéns  para os árbitros das partidas e os atletas que praticaram o verdadeiro futebol.

E o Torneio continua no domingo 31 de março de 2019.

SUCESSO TOTAL: 1° DIA DO TORNEIO INÍCIO DO CAMPEONATO DE FUTEBOL AMADOR DE BARRA DOS COQUEIROS 2019 TEVE JOGOS ACIRRADOS E GRANDE PÚBLICO

Atalaia e Atlética estão classificadas para a Semi-final do dia 06 de Abril. VEJA OS JOGOS DO DIA 31/03, DOMINGO!





Neste sábado  e domingo, dias 30, 31, e no dia 06 de abril de 2019.  no estádio de futebol "JOÃO  CRUZ" na Barra dos Coqueiros, sob a organização da Liga Barrense de Desportos, PRESIDENTE Givaldo Silva, acontece o Torneio Inicio do Campeonato Municipal de futebol Amador de 2019. como um dos eventos do Projeto "CRUZADA ESPORTIVA CONTRA O CRACK". Que marca a volta de Givaldo Silva, ao comando da LBD. 

No primeiro dia de competição, 10 equipes se enfretaram, e a equipe do Atalaia e Atlética se classificaram para a semi-final que acontece no sábado dia 06 de abril de 2019.

Para o Presidente da LBD, Givaldo Silva, o Torneio de Futebol Amador é uma forma de resgate do necessário congraçamento e reunião entre os dirigentes de clubes e atletas  por meio do esporte, com destaque a grande paixão brasileira; o futebol.

VEJA OS RESULTADOS:
SEGUNDA FASE:  COQUEIRENSE 0 X 1 BOLA MURCHA, CANARINHO 0 X 2 ATLÉTICA, BOLA MUCHA 0 X 2 ATLÉTICA.
SEMI-FINALISTA : ATALAIA E ATLÉTICA. 

sexta-feira, 29 de março de 2019

LISTA DE INSCRIÇÃO DOS ATLETAS DO TORNEIO


STF DECIDE QUE SACRIFÍCIO DE ANIMAIS EM CULTOS RELIGIOSOS É CONSTITUCIONAL


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (28), por unanimidade, que é constitucional o sacrifício de animais em cultos religiosos. 

O caso chegou ao Supremo em um recurso do Ministério Público do Rio Grande do Sul contra uma decisão do Tribunal de Justiça gaúcho que autorizou a prática em relação a religiões de matriz africana, desde que sem excessos e crueldade. 

O julgamento do caso começou em agosto do ano passado. O relator, ministro Marco Aurélio Mello votou a favor do sacrifício dos animais nos rituais de todas as religiões, não apenas as de matriz africana. Todos os ministros seguiram o mesmo entendimento. 

Na ocasião, entretanto, Marco Aurélio condicionou o abate ao consumo da carne do animal, enquanto os demais não. O ministro Alexandre de Moraes pediu vista na oportunidade e o julgamento foi retomado nesta quinta-feira.

NESTE SÁBADO - Torneio abre o Campeonato Barracoqueirense de Futebol Amador 2019 com 20 clubes na Barra dos Coqueiros

Uma verdadeira cruzada esportiva contra as drogas "VEJA A TABELA DOS JOGOS"

A LIGA BARRENSE DE DESPORTOS - LBD, de Barra dos Coqueiros, que tem como Presidente Givaldo Silva, com  prefeitura, através da Secretaria de esportes,  realiza nesse Sábado 30/03, domingo 31/04, às 07:30hs da manhã, o torneio início que marca a abertura do Campeonato Barracoqueirense de Futebol Amador 2019. Uma verdadeira Maratona esportiva de 3 dias, o evento esportivo terá a participação de 20 equipes e faz parte do Projeto "CRUZADA ESPORTIVA CONTRA O CRACK, TIDOS CONTRA AS DROGAS" no sábado dia 06 de abril de 2019, A partir das 14hs, O estádio de "futebol João Cruz" será palco da Grande final do torneio.
Confira os confrontos da chave A e B primeira fase do torneio:

Sábado dia 30 de Março de 2019.  
As: 07: 45hs, CENTRAL X COQUEIRENSE.  COOPERAY X BOLA MUCHA; 
CANARINHO X UNIÃO; 
ATALAIA X NATIVOS; 
ATLÉTICA X AZULÃO.  

DOMINGO DIA 31 DE MARÇO DE 2019. SANTOS X TUBARÃO; 
ALECRIM X MALVINENSE; 
FLUMINENSE X BARCELONA; 
BRASILIA X SEBAC; 
GRÊMIO X PFC.
O presidente da LBD, Givaldo Silva, parabenizou as 20 equipes que vão participar do Campeonato Municipal de Futebol, evento esportivo que começa neste Sábado, 30, com o grande torneio início. A competição  faz parte do calendário esportivo do município e tem o propósito de estimular a interação dos jovens da cidade por meio do futebol. “É mais uma ação importante da LBD, para movimentar a juventude do município, onde todos os times receberão Bolas.  Fazemos isso com todo o prazer, para incentivar a prática esportiva entre as comunidades que formam a zona urbana e rural de Barra dos Coqueiros. Entendemos que, quando a atividade esportiva é praticada com responsabilidade, ela contribui para a diminuição de inúmeras mazelas sociais e para prevenção contra as drogas”, defende Givaldo Silva.
O Presidente da LBD, destaca o aumento no número de participantes. O nosso Torneio Início, consequentemente o Campeonato Municipal 2019, teve um crescimento significativo em relação aos últimos anos. Esse ano, passamos de 14 para 20 clubes participantes. Esse número demonstra que o bom trabalho realizado pela LBD, no passado foi reconhecido pelas equipes e atletas de todo o município. A LBD não mede esforços para realizar com êxito os campeonatos”, afirma.
 "Esperamos ter uma grande festa no Estádio João Cruz neste sabado e domingo. Um evento de competição é claro, mas, principalmente, de interação entre atletas e clubes”, disse, Givaldo Silva


Carlos Montalvão: “Penso e estudo, logo gostaria de ser prefeito da Barra”

Montalvão (de chapéu Panamá) ao lado de Airton, de Gilberto Kassab e do deputado Fábio Mitidieri

O jornalista, publicitário e advogado Carlos Montalvão está entre os diversos sergipanos de olhos grandes para a possibilidade de administrar o município da Barra dos Coqueiros, em sucessão ao prefeito Airton Martins, MDB, na eleição do ano que vem. Velho conhecido de Aracaju, Montalvão tem domicílio eleitoral na Barra - ele reside lá há 35 anos - e está filiado ao PSB, podendo migrar.

“Enfim, penso e estudo. Defendo a tese de um Pensar a Barra. Quero obter respostas: quem somos? O que queremos? De posse desse material, poder desenvolver planejamento, metas, objetivos e desafios. Pragmaticamente, sim: gostaria de ser candidato e, claro, prefeito, com esse diferencial do porquê?”, diz Montalvão em conversa com esta Coluna Aparte.

“Temos conversado, ouvido a comunidade, empresários e seres pensantes. O que dizem os outros pré-candidatos? Quais as suas propostas? Disponibilizo o nosso nomes e muito estimaria receber o apoio do prefeito. Quem não quer? O Airton Martins hoje incentiva a todos, tem dado liberdade a todos enquanto pré-candidatos, mas não definindo apoio a nenhum. Creio que ele só se definirá depois do Carnaval 2020”, reforça Montalvão.

Carlos Montalvão diz que não está sozinho nesta parada. “Recebo o estímulo de pensadores sergipanos do nível de José Fernandes de Lima, Ricardo Lacerda, Anselmo Oliveira, Sadi Gitz. Tenho me debruçado sobre a história da Barra dos Coqueiros. Leio teses de mestrado e doutorado sobre a nossa Barra que a Academia nos oferta gratuitamente”, diz.

No que diz respeito a conhecer a cidade, Carlos Montalvão é escasso em modéstia. “Tenho a certeza de que sou o único a ter propostas e ideias sobre a Barra. Todos os demais candidatos, sem exceção, apenas se lançam candidatos, mas não apresentam propostas. Apenas querem o apoio. Eu também quero o apoio, mas tenho propostas para a Barra, alimentadas em 35 anos de moradia em Atalaia Nova e em 15 anos de advocacia com o povo do lugar”, diz.

Montalvão exerce a função de secretário adjunto de Assuntos Jurídicos da Barra e, obviamente, é um aliado do prefeito Airton Martins. “Alguns empresários conversam comigo sobre a sucessão. Na próxima semana deveremos ter uma reunião envolvendo o prefeito Airton e alguns desses empresários. Precisamos dar o start. O resto vai chegando. Mas, com os pés no chão”, diz.

“Estamos abertos ao diálogo. Sou um eterno visionário e já tenho algumas metas e projetos. Defendo uma outra ponte, via Parceria Público Privada, ligando Barra à Zona Sul de Aracaju, um elevado ou mesmo viaduto na entrada da cidade. Mas defendo, também, prioridade para a educação, a saúde, a segurança, o emprego, a renda e o desenvolvimento sustentável. Conheço toda a Barra dos Coqueiros e a sua história de quase 200 anos”, diz ele.

“Você sabia que Dom Pedro esteve aqui na Barra? Sabia que a Barra tinha o Posto Alfandegário Imperial, recebendo os tributos de toda a região do Cotinguiba com a entrada e saída de mercadorias em Sergipe D’El Rey?”, questiona. Pelo que se vê, Carlos Montalvão não é um paraquedista caído no lugar às vésperas de uma eleição. Aliás, Montalvão já disputou um mandato de vereador na Barra. Não passou pela alfândega dos eleitores.
Fonte: jlpolítica.com.br

quinta-feira, 28 de março de 2019

REUNIÃO DA LBD DEFINE DIRETRIZES PARA A REALIZAÇÃO DO CAMPEONATO DE FUTEBOL VETERANOS 2019 DE BARRA DOS COQUEIROS

A Competição começa em abril com um grande torneio entre as equipes. Que faz parte do Projeto Esportivo "CRUZADA ESPORTIVAS CONTRA O CRACK, TIDOS CONTRA AS DROGAS"



Foi realizada na noite de quarta-feira (27/03), na Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros, a primeira reunião pertinente a realização do Campeonato Municipal de Futebol de Campo Veteranos de Barra dos Coqueiros.  Oito dirigentes compareceram ao encontro; porém, quem tiver interesse em disputar o campeonato pode retirar a ficha de inscrição junto a LBD– LIGA BARRENSE DE DESPORTOS DE BARRA DOS COQUEIROS.

O prazo final de inscrição é 03 de abril, data que acontece o congresso técnico, com o sorteio dos grupos. Sem pagamento da taxa de inscrição e os jogos acontecerão no Estádio Municipal João Cruz. 

As partidas  devem ocorrer aos domingo no período da manhã. A data prevista inicialmente para o Torneio início será no último domingo do mês do abril de 2019. 

O campeonato seguirá o critério das demais competições organizadas pela LBD: só poderão disputar o certame, atletas que comprovadamente votem, residam ou morem no município, sendo necessário atender a pelo menos dois destes critérios. Abre-se espaço para alguns atletas que não residam no município, conforme o regulamento.

O Presidente da Liga Barrense de Desportos - GIVALDO SILVA e todos os membros da diretoria, espera promover na frente da LBD  competições esportivas de alto nível.

Os Campeonatos municipais, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Comunicação Social, deputado estadual Adailton Martins e os vereadores e vereadoras e amigos do esporte. 

quarta-feira, 27 de março de 2019

Imposto de Renda: Quem tem doença grave pode pedir isenção




As regras com relação a declaração nem sempre são claras para o contribuinte. Pouca gente sabe, mas quem pagou o IR em anos passados e tem um problema sério de saúde pode conseguir o reembolso. O especialista Mauro Fontes, da Contabilivre, explica como fazer em casos como esse

Às vésperas da entrega da declaração de imposto de renda é comum que surjam várias dúvidas entre os contribuintes. Como deve ser, por exemplo, a declaração de IR de uma pessoa que sofre de uma doença grave, como câncer, Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla, entre outras? Existe uma lei, pouco conhecida, criada em 1988 e alterada em 2004, que determina que portadores de doenças consideradas graves estão liberados de pagamento do imposto de renda.

O contador Mauro Fontes, CEO da Contabilivre, plataforma de contabilidade online, alerta, porém, que a liberação do pagamento só vale para os rendimentos provenientes de aposentadorias e pensões, não sendo aplicável a outros rendimentos. “Por exemplo quem continua ativo, trabalhando e ganhando salário, ou ainda, quem recebe rendimentos como aluguel, deve acertar as contas com o leão, mesmo estando doente”, explica Mauro.

E caso o cidadão tenha bens cujo valor somado ultrapasse R$ 300 mil, vale a mesma coisa. “O imposto continua sendo devido”, afirma o especialista.

Uma das grandes dúvidas dos contribuintes diz respeito a doenças contraídas por filhos, pais ou cônjuges. “A lei infelizmente não prevê isenção para parentes, mas apenas para a pessoa com a doença”, afirma Mauro.

Veja quais doenças são consideradas graves para a Receita

As doenças que permitem a liberação do imposto de renda são tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estado avançado de osteíte deformante, contaminação por radiação, síndrome e imunodeficiência adquirida (aids), hepatopatia grave e fibrose cística (mucoviscidose).

Como fazer para conseguir a isenção, inclusive retroativa

O CEO da Contabilivre esclarece que, para haver a isenção, a pessoa deverá provar a doença, apresentando relatório médico (com CID), com data aproximada do diagnóstico. A seguir, é preciso pegar um laudo com um médico do SUS, junto com um formulário específico preenchido. Feito isso, é hora de apresentar a documentação em um posto da receita federal. “O órgão tem um prazo de 30 dias para dar o retorno sobre o pedido”, afirma Mauro. “Por isso, quem se encaixa neste tipo de caso, precisa correr para dar tempo de fazer esse trâmite todo”.

No caso de o contribuinte ter pago o IR em anos passados por desinformação ou por não saber ainda que estava doente, ele tem direito a requerer a restituição dos valores dos últimos cinco anos. “A legislação visa proteger quem está com alguma patologia grave, pois essa pessoa já tem muitos gastos com saúde. Acontece que muita gente não sabe que está dispensado de pagar o tributo ou não tem ideia de como informar isso à Receita Federal. Por isso a importância de procurar orientação, para evitar gastos desnecessários”, esclarece Fontes.

Dica: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR.

No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade.
Videoaulas simples e didáticas.
Passo a passo de cada procedimento na prática.

Tudo a sua disposição, quando e onde precisar

Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

O entrevistado:

Mauro Fontes, é formado em contabilidade e administração de empresas. Hoje, CEO da Contabilivre, ele é dono de uma habilidade ímpar em oferecer consultoria contábil e tributária para empresas de diferentes portes. Mauro também é palestrante e mentor na área de empreendedorismo e gestão financeira.

Fonte: www.contabilivre.com.br

TORNEIO DE ABERTURA DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL AMADOR 2019 DE BARRA DOS COQUEIROS


terça-feira, 26 de março de 2019

Vereadora Guega se destaca por atuação na Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros

BARRA DOS COQUEIROS  (SE) – Apesar de estar em seu primeiro mandato, a vereadora GUEGA, vem se destacando pelo brilhante trabalho que têm exercido na Câmara de Barra dos Coqueiros. Por conta da sua forma de atuação – transparente, participativa e aberta ao diálogo – a vereadora vem se projetando dia após dia como uma das parlamentares mais atuantes e influentes no Legislativo Municipal local.

Esse reconhecimento se dever por conta do seu trabalho participativo e próximo à população, especialmente dos Bairros, loteamentos, conjuntos e povoados mais distantes da cidade. Diariamente, além de atender pessoas da comunidade e representantes comunitários,  para ouvir as demandas, a vereadora tem participado de uma série de atividades no âmbito do município, como reuniões, inaugurações, visitas aos Bairros, esporte, saúde, Cultura, assistências sociais e instituições públicas, entre outras.

“A população acreditou em meu trabalho como vereadora de Barra dos Coqueiros. Estou procurando trabalhar por todos, sem exceção. Prova disso, tem sido meu trabalho intenso na Câmara Municipal, onde, diariamente, atendo diversas pessoas, sem distinguir ideologias partidárias ou se foi meu eleitor ou não. E, assim deverá ser até o nosso último dia de mandato: um trabalho próximo e participativo junto a população” disse a vereadora Guega.

Airton Martins adverte: tem até fevereiro para apontar candidato à sucessão


B7696be20361e197
Airton Martins: candidato certo na hora certa
Quem lança candidato à sua própria sucessão municipal de 2020 agora, com tamanha antecedência, perde o sossego pessoal e de gestor, e ainda arruína a vida pessoal e política do lançado. Portanto, que os políticos e os eleitores esperem pelo momento certo de 2020.

Em síntese, essa é a visão do prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins, MDB, que volta e meia se sente acossado para que indique já o nome do político que deve disputar a sua sucessão na Prefeitura em outubro de 2020.

“Eu sou doido de dizer quem é candidato a essa altura? Eu disse que anunciaria depois do carnaval, mas depois do carnaval de 2019 equivale a até antes do carnaval de 2020. Eu tenho até fevereiro do ano que vem para decidir”, diz Airton.

“Quem se disser candidato agora se queima - eu tenho experiência nisso. Ele se queima e o apoiador não governa mais. Fica todo mundo em cima dos dois. O melhor é esperar mais um pouquinho e fazer a coisa certa e na hora certa”, completa Airton.
Fonte: jlpolítica 

Escola Santa Maria, celebra o dia Mundial da Água em Malhada dos Bois

Os Professores e alunos da Creche Maria Hermínia e da escola Santa Maria, celebram o dia mundial da água e chamam a atenção da comunidade para os cuidados que devemos ter com esse precioso líquido, ao mesmo tempo alerta para a preservação e o consumo consciente e preservação dos nossos mananciais!

O vereador e ambientalista  Dalmo Braz PV,  faz uso da tribuna para alertar sobre a importância do dia mundial da água e  para parabenizar a Creche Maria Hermínia e a Escola Sta Maria pela ação alusiva ao dia da água! 

Em seu pronunciamento o vereador chama atenção para o consumo sustentável e sobre a poluição plástica e acrescenta: a água é um elemento essencial para a vida, sendo que todo seu valor pode ser avaliado pelos diversos usos a que ela se destina; além de ser um importante componente do organismo humano, tem relevância social, econômica e ambiental,  é matéria prima para inúmeros processos industriais, gera energia,  faz parte do ciclo produtivo vegetal e é via de transporte, entre outras funções.

Vereador Wilson Bernardes solicita transporte para acompanhantes de pacientes internados em hospitais públicos




Sensibilizado com a situação de muitos munícipes que têm parentes internados em hospitais públicos, o vereador Wilson Bernardes (PMDB), apresentou na última Sessão Ordinária, realizada na quinta-feira, 08, uma indicação que visa oferecer subsídios, no que diz respeito ao transporte de pessoas nesta situação.

A concessão do transporte será destinada a pessoas que tenham a necessidade de fazer mudanças de turno para acompanhar parentes internados, como explica o autor da indicação, Wilson Bernardes (PMDB).

“Essa propositura foi feita com base na observação das dificuldades que as pessoas têm para ir todos os dias até os hospitais onde seus entes queridos estão hospitalizados, é muito gasto. Então, a ideia é oferecer transporte para os acompanhantes que realmente tenham essa necessidade, ” disse.

A vereadora Iracema Albuquerque parabenizou o autor, e sugeriu que o parlamentar atentasse para os métodos que seriam adotados para se certificar da necessidade das pessoas que viessem a solicitar o serviço.

Atento a sugestão feita, Wilson explicou que “a ideia é que esta ação seja realizada em parceria com a Secretaria de Saúde e a Secretaria da Assistência Social, desta forma, poderia ser feito um cadastro de pessoas que estejam precisando do serviço”, concluiu.

A indicação foi aprovada por unanimidade e subscrita pelos vereadores Adelmo Apostolo, Iracema Albuquerque, Alberto Macedo, Aracê Pereira Filho, pastora Salete, Greissy Cristina/Guega e o presidente da Casa professor Roberto. 
Fonte: CMBC 

Esporte é um dos focos do desportista Daniel Imbassahy, incentivador do esporte na cidade


































Com muita dedicacao e trabalho em prol do esporte em Barra dos coqueiros, Daniel Imbassahy, seguirá sendo dedicado ao esporte. 

Ele acredita que o segmento é fundamental para garantir a inclusão social. Daniel especifica projetos para o esporte e garante que irá trabalhar pelo tema e apoiar os projetos da LBD.

Mas não é só isso. O desportista e vereador suplente Daniel,  quer dar sequência ao seu trabalho de grande incentivador do esporte. 

"Considero que o trabalho voltado para as áreas do esporte e da educação é o principal, e vou continuar atuando em cima disso. Tem a importância dos projetos esportivos de prevenção as drogas, que é extremamente importante para o futuro da cidade e conta com o meu apoio". destaca Daniel Imbassahy.

POLICIAL: Em duas semanas, Cope elucida crime que vitimou advogado em Aquidabã

Dívidas dos autores com advogado motivaram o crime

O Complexo de Operações Policiais Especiais da Polícia Civil (Cope) deflagrou na madrugada desta terça-feira (26) uma operação para prender os responsáveis pela morte do advogado Jarbas Feitoza de Carvalho Filho. O caso foi elucidado 15 dias após o crime.
Jarbas chegou a ser encaminhado para o Hospital de Aquidabã, mas não resistiu aos ferimentos (Foto: grupo Whatsapp/ Sergipe Notícias)

Foram presos na operação Alcivan Barbosa de Andrade e Genison Pereira (autor dos disparos). Já havia sido preso nos primeiros dias da investigação Gutenberg Barreto, mais conhecido como "Papá".

Segundo o delegado Dernival Eloi, diretor do Cope, "Papá" era homem de confiança do advogado, mas foi responsável por passar detalhes do cotidiano da vítima, que foi levada até o local do crime, para uma suposta transação com animais.

Jarbas foi abordado por Genison, na presença de "Papá," e acabou sendo alvejado e morto. As investigações tiveram o apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol).

A motivação para a emboscada, segundo os investigadores, foram dívidas contraídas pelos autores do crime junto ao advogado.

Mais detalhes serão repassados pelos investigadores durante o dia.

Assessoria de Comunicação Social
Fonte: portal itenet

segunda-feira, 25 de março de 2019

Ansiedade, refluxo, pânico: 8 causas de dor no peito que não são infarto


Não importa o motivo, o primeiro passo ao sentir uma dor no peito suspeita é ir imediatamente ao pronto-socorroImagem: Getty Images/iStockphoto
Daniel Navas

Muitas doenças podem ter sintomas que são facilmente confundidos com um ataque cardíaco
Entre os problemas comuns estão ataque de pânico, ansiedade, herpes e até dor muscular pós-treino
Ao sentir uma dor no peito de origem desconhecida, o primeiro passo é ir ao pronto-socorro

De repente, surge aquela apontada na região do coração e logo vem o susto: será um ataque cardíaco? O primeiro passo, claro, é ir imediatamente ao pronto-socorro por garantia, para investigar a causa do incômodo. Mas é bom saber que algumas doenças geram sintomas muito parecidos com um infarto. A seguir, listamos algumas das principais.

1. Ataque de pânico

Um ataque de pânico tende a ser facilmente confundido com um ataque cardíaco. O problema é caracterizado por ser um episódio súbito de ansiedade ou de medo intenso que desencadeia reações físicas graves, como:

Veja também:
Dor ou aperto no peito;
Falta de ar;
Palpitações;
Tontura;
Dormência das mãos e dos pés;
Sudorese;
Sensação de desmaios iminente;
Tremores.

O diagnóstico da doença é baseado na história e nos sintomas relatados pelo paciente. Seu tratamento pode envolver o uso de antidepressivos. Além disso, também é indicada a psicoterapia e atividades que ajudam a relaxar, como a ioga, mindfulness, corrida e qualquer outro exercício físico.
2. Ansiedade

E é bom deixar claro que ataque de pânico não é sinônimo de ataque de ansiedade. O pânico vem sem dar aviso e é uma resposta corporal. Já a ansiedade, você sabe como é: aquela pulga atrás da orelha com um projeto do trabalho, uma briga mal resolvida com o parceiro, uma conta que não sabe como vai pagar.

Na ansiedade os pensamentos de preocupação vêm antes dos sintomas físicos, mas se eles estiverem muito constantes na sua cabeça podem desencadear crises como dor no peito, falta de ar, sudorese, palpitação e tremor do corpo, náusea.
3. Refluxo gastroesofágico

A doença se dá quando a válvula que separa o estômago do esôfago abre de maneira inapropriada e permite que o ácido estomacal atinja o esôfago, que não está preparado para receber a substância e acaba se machucando. O incômodo pode gerar queimação e ardor, como uma cólica na região do peito, o que pode parecer com um ataque do coração. É a chamada dor torácica de origem não cardíaca.

Considerada um pouco rara, a dor pode ser diagnosticada quando todos os exames retirarem qualquer suspeita de infarto. O tratamento é feito com medicamentos que inibem a secreção de ácido. Também é necessária uma reeducação alimentar e no consumo de álcool e cigarro. Em alguns poucos casos, pode haver a necessidade de realizar uma cirurgia para criar uma válvula artificial e impedir que o conteúdo do estômago fique voltando ao esôfago, causando a queimação.

O excesso de ansiedade pode gera sintomas físicos como palpitação, dor no peito e falta de arImagem: iStock
4. Pericardite

O pericárdio é a membrana que reveste o coração. Ele tem como função facilitar o movimento do coração durante o ciclo cardíaco. Porém, algumas doenças reumatológicas, autoimunes, oncológicas e até mesmo a tuberculose podem levar à inflamação desta membrana, chamada de pericardite.

O problema pode ser confundido com um ataque cardíaco, porque um dos seus sintomas é exatamente a dor no peito (conhecida como dor precordial). O espasmo piora quando há inspiração profunda e melhora quando ocorre a inclinação do tronco para a frente, com irradiação do incômodo para o pescoço e, algumas vezes, para as costas também.

Na pericardite, geralmente, o paciente apresenta febre e outros sinais de inflamação, tais como astenia (perda ou diminuição da força física) e dores musculares. Para se chegar ao diagnóstico preciso da doença é necessário realizar exames como a ausculta cardíaca, eletrocardiograma, ecocardiograma, tomografia computadorizada de tórax e a ressonância nuclear magnética. O tratamento é feito com medicação e, em casos graves e crônicos, cirurgia para remoção completa do pericárdio.
5. Dor muscular

Geralmente, ao realizar atividades físicas mais intensas, o corpo reage com a famosa dor pós-treino, que praticamente todo mundo sabe reconhecer. O problema é quando a pessoa passa muito dos limites e/ou vive um período de grande estresse. Aí, o organismo tem dificuldade de "combater" a inflamação gerada pelo exercício, o que pode levar a dores intensas em várias partes do corpo, como a região do peitoral, que em alguns casos é confundida com um ataque cardíaco.

"Estudos recentes apontam que quase metade dos pacientes que buscam por atendimentos de urgência por dor no peito, sem estar passando por um ataque cardíaco, possuem, na verdade, sintomas recorrentes de problemas no sistema de movimento, mais conhecida como dor muscular", explica Renato Arkader Fragozo, fisioterapeuta do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

6. Costocondrite

É um processo inflamatório que acomete as cartilagens que ligam as costelas ao esterno (osso do tórax). O problema produz dor local, que pode atingir o lado esquerdo do tórax, onde está o coração.

Ainda não se sabe exatamente a causa da costocondrite. Acredita-se que possa estar relacionada a algum traumatismo local, exercícios físicos ou doença inflamatória. O diagnóstico geralmente é feito com exame físico, por meio da palpação e compressão local. Para excluir outros problemas, também são solicitados a radiografia de tórax, exames de atividade inflamatória e até eletrocardiograma.

O tratamento costuma ser feito com medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, fisioterapia e alongamentos.
7. Herpes zoster

A doença causada por vírus tem como sintomas o aparecimento de pequenas bolhas com fundo avermelhado, que podem aumentar de tamanho até furarem naturalmente, deixando uma área de ferida que será coberta por uma crosta e cicatrizará sozinha. Ela se manifesta principalmente quando a imunidade da pessoa está baixa.

No começo, a sensação inicial provocada por herpes é de dor no local em que possui um nervo. Então, se o vírus atingir a região do tórax na altura do coração, o incômodo pode ser até atribuído a um possível ataque cardíaco. O diagnóstico da doença é clínico, ou seja, o médico, geralmente infectologista ou dermatologista, ao observar o padrão das lesões, o tempo de evolução e a área acometida, é capaz de definir o problema.


O tratamento é realizado com medicamentos antivirais. Também podem ser utilizados remédios para diminuir a intensidade do desconforto causado pela doença. Vale lembrar que o problema não tem cura. O vírus fica em latência no organismo, podendo voltar a qualquer momento em que houver baixa da imunidade.
8. Pancreatite

Inflamação do pâncreas, que no caso do tipo agudo, acontece de maneira súbita. "É considerada uma das doenças mais dolorosas da medicina, pois provoca uma dor aguda intensa, que a pessoa não tem posição que melhore. O incômodo se dá no alto da barriga, próximo da boca do estômago e reflete nas costas, parecendo uma facada, bem intensa", conta Guilherme Andrade, gastroenterologista do centro de gastroenterologia do Hospital 9 de Julho, em São Paulo.

Em geral, tem como causa cálculos na vesícula, que entopem os canais da bile, responsáveis por se comunicarem com o órgão. Outros gatilhos são o alcoolismo, já que a ingestão aguda de bebida alcoólica é um potente inflamador do pâncreas, o uso irregular de medicamentos diuréticos, anticonvulsivantes e imunossupressores, além de vírus, bactérias e fungos.

O diagnóstico é feito com exame de sangue e também com a ajuda de tomografia, ressonância ou ultrassom, que mostra a inflamação do pâncreas. Como a doença é bastante grave, é indicada a internação hospitalar para tratamento.
Colaboração para o UOL VivaBem

Fontes: Roberto Kalil Filho, presidente do conselho diretor do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo); Guilherme Andrade, gastroenterologista do centro de gastroenterologia do Hospital 9 de Julho, em São Paulo; João Roberto Breda, cardiologista responsável pelo serviço de cardiologia do Hospital América de Mauá e professor adjunto de cirurgia cardiovascular da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo); Luciana Sarin, psiquiatra do Prodaf (Programa de Doenças Afetivas) da Unifesp; Marcelo Ubirajara Carneiro, membro da Sbot-SP (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Regional São Paulo);Max Igor Banks Lopes, infectologista e coordenador do ambulatório de moléstias infecciosas e parasitárias do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo); Renato Arkader Fragozo, fisioterapeuta do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ;

Qual o prazo para dar entrada no seguro desemprego? Descubra agora


O seguro-desemprego é um benefício importante para aqueles que perderam seu posto de trabalho. O trabalhador que acabou de ficar desempregado necessita de um auxílio até conseguir regressar ao mercado de trabalho. Este seguro tem o potencial de auxiliar os trabalhadores durante este período de transição.

Mas para ter acesso a esse auxílio, não basta somente ser despedido, o trabalhador deverá se enquadrar em alguns critérios exigidos pelo governo. Ele deverá ter atingido um tempo de registro que condiz com os critérios de exigência. A demissão não pode ser por justa causa e o trabalhador deverá dar entrada neste benefício.

Neste artigo vamos falar sobre o prazo para dar entrada dar entrada no seguro-desemprego. Vamos abordar o que é seguro-desemprego e como funciona os processos de entrada deste benefício. Continue lendo este artigo até o final e fique por dentro dos prazos estipulados para usufruir deste benefício.
O que é o Seguro-Desemprego?

Um dos benefícios mais populares oferecido aos trabalhadores desempregados, o seguro-desemprego ajuda neste período entre um emprego e outro. Os valores disponibilizados pelo governo através deste benefício estão próximos da faixa salarial do beneficiado com o auxílio. Esse valor tem como objetivo manter o desempregado e seus dependentes até que ele faça parte novamente do mercado de trabalho.

Porém, por mais que seja uma ótima ajuda para quem ficou desempregado, ele não é oferecido a uma pessoa somente por ela estar recém-desempregada. Alguns pontos considerados importantes deverão condizer com os pré-requisitos para ter acesso ao benefício. Um deles, é que o trabalhador esteja registrado junto ao regime CLT – Consolidação das Leis do Trabalho.
Outro ponto importante é que a demissão não deve ser por justa causa. Esse benefício tem prazo limitado e pode ajudar somente nos primeiros meses. Ele tende a variar entre3 e 5 meses dependendo dos critérios atendidos. É um benefício temporário que constitui a renda deste desempregado durante essa período.

Entrada no Seguro-Desemprego

O processo de entrada no seguro-desemprego é antecedido por um agendamento que acontece em um dos postos de atendimento ao trabalhador. Existem diversos pontos que prestam esse serviço ao trabalhador. O Poupatempo, o PAT, e através da internet o trabalhador pode realizar esse agendamento e dar entrada no benefício.

Ele deverá portar os documentos necessários para a identificação com foto, deverá estar com a carteira de trabalho em mãos, CPF, documentos relacionados com o FGTS, TRCT – Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho – e o Requerimento do seguro-desemprego. Nesta etapa, o processo de entrada para receber o benefício já estará em andamento e o trabalhador já sai com uma guia onde estarão marcadas as datas para o saque e o valor das parcelas.

Prazo para dar entrada no Seguro-Desemprego

O prazo é diferente para alguns tipos de trabalhadores registrados e outros que emergiram do regime de trabalho escravo. É importante se atentar a essas diferenças e não demorar para dar entrada no benefício. Assim que houver uma demissão que esteja dentro dos critérios necessários para um trabalhador poder dar entrada e receber o seguro-desemprego, ele deverá fazer isso dentro dos seguintes prazos:
Trabalhador Formal

O prazo de entrada para a categoria de trabalhadores formais, ou seja, que fazem parte do regime CLT de trabalho em um contrato padrão, terão de 7 a 120 dias após a demissão para poder dar entrada no seguro-desemprego. Esse período não deve ser ultrapassado, e caso seja, o trabalhador perde o direito de recebimento.

Trabalhador Doméstico

O prazo para os trabalhadores desta categoria darem entrada no seguro-desemprego vai de 7 a 90 dias contados após a demissão. Empregadas domésticas, motorista particular, governanta, cozinheiro particular, dentre outras profissões do tipo devem se atentar a esse período.
Pescador Artesanal

Um pescador artesanal depende das condições sazonais de pesca diante do período permitido por Lei. O período deDefeso ou Piracema é um período que esse trabalhador deve cessar suas atividades. Mas independente disso, caso ele esteja enquadrado dentro do período vigente para receber o benefício, ele poderá dar entrada no seguro-desemprego no máximo em 120 dias após o desligamento formal de suas funções.

Regime de Trabalho Escravo

Uma prática abominável e que deve ser denunciada sempre, o trabalho escravo é uma forma de imposição de mão de obra forçada e um crime contra o ser humano. Os trabalhadores rurais e menores de idade são grandes alvos de péssimos empregadores. As condições de trabalho na grande maioria das vezes é péssima, e o trabalhador não possui registro formal, condições dignas de trabalho e segurança para a realização das tarefas.

Quando um trabalhador é resgatado destas condições de trabalho, ele passa a receber os seus direitos, incluindo o direito de receber o seguro-desemprego disponibilizado pelo governo. Os trabalhadores resgatados do regime escravo de trabalho devem dar entrada neste benefício em até 90 dias após o resgate.

Bolsa Qualificação

Essa é uma modalidade de seguro-desemprego oferecida a trabalhadores que tiveram o contrato de trabalho suspenso. O prazo máximo para dar entrada no benefício disponível para esses trabalhadores não é estipulado. Se você estiver enquadrado nesta categoria, procure se informar em um posto de atendimento e agende a entrada do benefício o quanto antes.

Em todos os casos citados, busque sempre estar atualizado diante de possíveis mudanças. Fique atento às regras do governo diante dos benefícios oferecidos por ele. O benefício do seguro-desemprego já sofreu alteração após a Reforma Trabalhista de 2017. As mudanças foram em relação ao período de concessão do benefício, que aumentou o prazo para a primeira solicitação do benefício e diminuiu para as outras solicitações.

Busque sempre estar atualizado diante das mudanças que ocorrem no âmbito das relações empregatícias no Brasil. Uma das formas de você estar atualizado e bem informado é se atentar a matérias como essa toda semana em nosso site. São artigos atualizados com base nas legislação vigente e nas mudanças assim que elas ocorrem. 

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.


Conteúdo original Cálculo de rescisão

Polícia Prende dois irmãos suspeitos de matar taxista na Barra dos Coqueiros


O Departamento de Crimes Contra o Patrimônio e a Divisão de Inteligência e Planejamento Policial da Polícia Civil de Sergipe prenderam nesse domingo, 24, dois homens suspeitos de matar o taxista Carlos Alberto dos Santos Júnior no Povoado Olhos D´agua na Barra dos Coqueiros (SE). A ação criminosa foi realizada na última terça-feira, 19. O enteado do taxista, um garoto de 12 anos, também foi baleado e permanece internado no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

Os dois criminosos, identificados como Alan Bispo dos Santos e Aldair Bispo dos Santos, foram presos no município de Estância (SE). Segundo a polícia, eles confessaram o crime e disseram que mataram o taxista por vingança, por suspeitar de sua participação no homicídio contra um irmão da dupla, ocorrido no ano passado.

Com os irmãos a polícia encontrou um revólver calibre 38 de numeração raspada, usado no crime, uma escopeta calibre 12, uma porção de maconha prensada e um pé de maconha. Eles foram autuados em flagrante por porte de arma de uso restrito e tráfico de entorpecentes.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe (SSP-SE) informou que uma coletiva de imprensa será realizada nesta segunda-feira às 15h para apresentar mais detalhes sobre o caso.

Entenda o caso
O taxista Carlos Alberto Santos Júnior, de 33 anos, foi morto com um tiro na cabeça em uma estrada de terra no Loteamento Maria do Carmo, Povoado Olhos D’água no município de Barra dos Coqueiros, na tarde do dia 19 de março. O enteado dele, um menino de 12 anos, foi atingido por um tiro na altura do pescoço.

O garoto caminhou por cerca de 300 metros até chegar às margens da rodovia estadual SE-100, que liga a Barra a Pirambu (SE), e foi socorrido por um motorista que passava pela via. Ele foi levado ao hospital da Barra, mas foi logo transferido para o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), em Aracaju (SE).

Os autores dos disparos fugiram levando o carro do taxista, um Prisma de cor branca.

*Com informações da Fan f1

DOIS VEREADORES DISPUTAM A INDICAÇÃO DO PREFEITO AIRTON MARTINS PARA A SUCESSÃO DE 2020 A PREFEITURA DA BARRA DOS COQUEIROS


Lideranças do grupo ligado ao prefeito Airton Martins, só está aguardando a declaração do Prefeito Airton Martins.  O líder do Prefeito na Câmara Municipal, vereador Toinho da Toyota, que é um dos pré-candidatos a prefeito, já tem até um pré  slogan - O Crescimento Continua' para concorrer à vaga do prefeito Airton Martins, também do MDB, que, em seu segundo mandato, não poderá  se candidatar. O grupo, que tem ainda diversos partidos, também aguarda o referendo do Pré-Candidato a vice-prefeito. Na visão do grupo politico e de Toinho da Toyota,  pela sua experiência adquirida na atual gestão, Airton Martins, teria muito a colaborar na futura administração do município.  

O presidente da Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros, Professor Roberto, também espera ser indicado para a sucessão do Prefeito Municipal.

VEJA A MATÉRIA DO JORNALISTA CLÁUDIO NUNES, NO PORTAL INFONET

"Barra dos Coqueiros: Toinho Toyota consolida pré-candidatura. 
Embora o prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins, ainda não tenha batido o martelo na escolha do candidato dele à prefeitura no próximo ano, entre os correligionários, amigos e populares cresce o nome de Toinho Toyota. De origem humilde, e atento aos compromissos com a população, Toinho vem conquistando o apoio de todos. Só falta o prefeito bater o martelo".

sexta-feira, 22 de março de 2019

"O PREFEITO DEVERIA APOIAR MEU NOME PARA DEPUTADO ESTADUAL E NÃO O IRMÃO ADAILTON MARTINS" DISSE MELHORZINHO REVOLTADO

Melhorzinho mostrou sua irritação com relação a Vitória do deputado estadual Adailton Martins, na audiência pública. 
Na Audiência pública para elaboração da LDO e a LOA para 2019, na Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros, O ex-candidato a vereador Melhorzinho, demonstrou sua revolta quando usou da palavra, e na oportunidade ele falou que o Candidato a deputado estadual apoiado pelo prefeito, poderia ser ele e não, O irmão do prefeito, Adailton Martins.

As pessoas que estavam presentes se surpreenderam com as pala7vras e as declarações feitas por MELHORZINHO, que demonstrou profundo interesse em representar a cidade de Barra dos Coqueiros, no parlamento estadual.

A candidatura e a Vitória do irmão do prefeito Airton Martins, criou  constrangimento no lider politico, Melhorzinho.

Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Entenda os passos para saber como declarar o Imposto de Renda 2019


O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda em 2019 começou no dia 07 de março e vai até 30 de abril. Mais de 3 milhões de contribuintes já enviaram suas informações para a Receita Federal e a expectativa é que este número chegue a 30,5 milhões até o último dia do prazo.
Quem já está acostumado com este processo, provavelmente não deve encontrar nenhuma dificuldade. Porém, quem vai declarar seus rendimentos pela primeira vez pode achar confuso e ter algumas dúvidas.
A boa notícia é que não é preciso ter preocupação, quem deve declarar o Imposto de Renda pode realizar esse processo seguindo 3 passos bem simples:
1° passo: reúna todos os documentos necessários
A declaração do Imposto de Renda é a forma de você comprovar que está pagando todos os tributos devidos. Dessa forma, é preciso que você apresente os documentos que provam os seus rendimentos, bens e despesas que teve ao longo do ano.
Para começar, você deve reunir os documentos que servem para comprovar seus rendimentos. Os informes de rendimento são os documentos responsáveis por destacar o que você ganhou e o que deve ser declarado.
Você pode contar com 3 tipos de informes de rendimento:
Informe de rendimento enviado por instituições bancárias: esse documento serve para que você entenda como foi a sua movimentação bancária ao longo do ano. O banco em que você possui conta é obrigado a te mandar este documento, que deve apresentar o saldo da sua conta no último dia do ano e os rendimentos da conta poupança, por exemplo.
Informe de rendimento enviado pelas fontes empregadoras: se você é um profissional assalariado, a instituição que você é contratado é obrigada a disponibilizar um documento com as informações do quanto você recebeu ao longo do ano. Além disso, neste informe também aparece o valor que foi retido na fonte.
Informe de rendimento enviado pelas corretoras de valores: se você possui ou realizou alguma aplicação financeira ao longo de 2018, a instituição que você fez esta operação deve enviar um documento com as informações dessa transação. Além de valores e rendimentos, este documento também apresenta a quantia que foi retida na fonte caso tenha ocorrido o resgate.
Além desses informes de rendimentos, você também precisa providenciar os documentos que comprovam a posse dos bens em seu nome.
Após reunir os comprovantes dos seus rendimentos, é preciso reunir também os recibos das despesas que você vai declarar. As despesas são utilizadas para deduzir o valor do tributo e estes comprovantes servem para certificar que são gastos válidos.
Para isso, você deve juntar os comprovantes dos gastos com saúde, educação e pensão alimentícia. Afinal, essas são as 3 categorias mais tradicionais de despesas que podem ser deduzidas no Imposto de Renda.
2º Passo: instale o programa gerador da declaração e preencha suas informações
Depois de reunir os comprovantes e documentos que você vai precisar, o próximo passo de como declarar o Imposto de Renda 2019 é instalar o aplicativo ou programa que serve como ferramenta para que você complete com suas informações.
Como todo o processo é feito digitalmente, não há outro caminho. Por isso, vá até o site da Receita e escolha a opção que mais te agrada: programa para computadores ou aplicativo para dispositivos móveis.
Depois de fazer o download, será preciso abrir o sistema, preencher seus dados iniciais e começar uma nova declaração.
Os primeiros campos que você deve preencher dizem respeito aos seus dados pessoais. O programa da Receita apresenta um menu que deve ser preenchido de acordo com a ordem estabelecida. Neste momento não tem nenhum mistério, você deve preencher os dados e ir avançando pelo sistema.
É importante destacar que, à medida em que você vai preenchendo os campos indicados, vão aparecendo opções que são ou não pertinentes para sua declaração. O programa da Receita Federal indica se no seu caso é preciso realizar uma declaração completa ou uma simplificada.
3º Passo: envie sua declaração do Imposto de Renda e corrija se houver necessidade
Depois que você terminar de preencher todos os campos, é sempre bom conferir se todas as informações apresentadas estão corretas e de acordo com os comprovantes. Feito isso, você deve enviar sua declaração para a Receita Federal.
Na hora que você enviar a declaração, receberá um comprovante utilizado para documentar que você realizou este processo e está em dia com a Receita.
Documento de comprovação do envio: esse documento serve para comprovar que você realizou a declaração.
DARF: se após o preenchimento de todos os dados, for comprovado que você deve pagar algo para a Receita, será emitido o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), com o valor e as condições para você realizar o pagamento.
Falamos em condições porque, dependendo do valor, você pode escolher se vai ou não parcelar o pagamento desse tributo.
Além disso, é neste momento que você informa seus dados bancários. Esta informação será usada caso seja constatado que você deve receber alguma quantia de restituição do Imposto de Renda.
A restituição do Imposto de Renda
Já que falamos da restituição, é importante deixar alguns pontos bem claros. Antes de tudo, você fica sabendo se deve pagar mais ou se irá receber reembolso pelos impostos pagos, rapidamente, após enviar a declaração.
Porém, diferentemente do pagamento do DARF que acontece logo após o envio e verificação de que é preciso pagar mais impostos, a Receita só libera a restituição no segundo semestre do ano.
Esse pagamento é realizado segundo um cronograma dividido em lotes. O primeiro lote é destinado aos contribuintes classificados no grupo de prioridades, como os idosos por exemplo.
Já os outros contribuintes, são enquadrados no lote de restituição à medida que mandam a declaração do Imposto de Renda. Portanto, quanto mais cedo você envia a declaração, mais cedo pode receber a restituição.
Veja o calendário de pagamento da restituição do Imposto de Renda 2019:
1º lote: 17 de junho
2º lote: 15 de julho
3º lote: 15 de agosto
4º lote: 16 de setembro
5º lote: 15 de outubro
6º lote: 18 de novembro
7º lote: 16 de dezembro
Fonte: Jornal contábil