sábado, 2 de dezembro de 2017

Vereadores de Propriá participam de seminário sobre a bacia do Velho Chico

Segundo organizadores, o seminário buscou debater soluções para os atuais conflitos quanto ao uso da água no Rio São Francisco.

Vereadores de Propriá participam de seminário sobre a bacia do Velho Chico
Na última sexta-feira, 01, no auditório do Colégio Nossa Senhora das Graças, em Propriá/SE, os vereadores de Propriá participaram do seminário “A bacia do Rio São Francisco – situação atual e propostas para a revitalização”, realizado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal, juntamente com a Frente Parlamentar Mista de Meio Ambiente, Segurança Alimentar e Comunidades Tradicionais da Assembleia Legislativa.
Segundo organizadores, o seminário buscou debater soluções para os atuais conflitos quanto ao uso da água no Rio São Francisco. Neste sentido, foram elencadas propostas para sua revitalização e os modelos de gestão que poderiam ser adotados para garantir a sustentabilidade hídrica da bacia hidrográfica do Velho Chico através de um plano estratégico.
O evento foi proposto pelo deputado federal, João Daniel (PT-SE), o mesmo enalteceu que esse seminário foi uma demanda apresentada pelos vereadores Heldes Guimarães (PT) e Dilma da Colônia (SD), os referidos participaram da composição da mesa de abertura, levando as demandas já discutidas na Câmara Municipal às autoridades, ribeirinhos, pescadores, quilombolas, estudiosos do rio, ambientalistas, estudantes, sindicalistas, trabalhadores rurais, que estavam presentes.
Além disto, a vereadora Dilma entregou ao deputado João Daniel ofício contendo duas reivindicações da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-8 de Propriá, tratando da solicitação de um substancial aumento dos recursos orçamentários a serem postos à disposição da Agência Nacional das Águas (ANA) para aplicação na bacia hidrográfica e da proposição de criação de um programa de capacitação em Recursos Hídricos com objetivo de formar, informar e capacitar os membros do CBHSF e da população região da bacia hidrográfica para gestão de águas.
Dados alarmantes foram demonstrados por pesquisadores, a exemplo de cerca de 80% da água retirada da sua Bacia é utilizada para irrigação e 48% da área da sua bacia se encontra desmatada. Apesar das importantes discussões a vereadora Dilma questionou um ponto relevante. “O evento de hoje não foi tão forte, não houve maciça participação da sociedade propriaense por conta do povo está desacreditado, seja de audiências públicas ou seminários. O que o rio esta precisando é de ações urgentes e recursos para sua revitalização. Mesmo assim estou confiante, penso que a população deveria estar presente em peso”, apesar da crítica a vereadora se diz confiante de resultados positivos advindos das discussões, principalmente por conta da participação do presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado federal Nilto Tatto (PT/SP).
O cidadão propriaense tem a consciência das problemáticas do Velho Chico, sofre com os efeitos diretos causados pela falta de preservação, inclusive o esgoto ainda é despejado in natura no rio. Embora a constante cobrança para que o Plano Municipal de Saneamento Básico seja enviado para apreciação da Câmara, o mesmo não foi direcionado até o momento, fato que foi discutido no seminário.  
Os vereadores Junior de São Miguel (PHS), Pequeno (PPS) e Mattheus Silva (PHS) também prestigiaram o evento, dentre as autoridades e líderes presentes estavam o Bispo da Diocese de Propriá, Dom Mário Rino Sivieri, o Padre Isaías; o representando da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Barberino e a Secretária Municipal de Meio Ambiente de Propriá, Ingred Guimarães. 
Fonte: http://propria.se.leg.br/institucional/noticias/vereadores-de-propria-participam-de-seminario-sobre-a-bacia-do-velho-chico