OMS está sendo acusada por Taiwan de ignorar alertas sobre a gravidade do surto de coronavírus em território chinês.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) está sendo alvo de duras críticas depois que Taiwan divulgou o conteúdo de um e-mail enviado em dezembro alertando sobre a possível transmissão do coronavírus de pessoa a pessoa.
O governo de Taiwan informou que o alerta foi ignorado pela OMS e que a entidade ainda rejeitou fornecer informações adequadas sobre como combater o Covid-19.
Taiwan está acusando a OMS de minimizar a gravidade do surto de coronavírus na tentativa de agradar o regime comunista da China.
Ainda segundo o governo do território semi-autônomo, a OMS permaneceu ignorando os alertas mesmo após a confirmação de sete casos atípicos de pneumonia em Wuhan, cidade onde o vírus se originou.
Quando perguntado sobre os casos pela mídia, Taiwan disse que as autoridades de saúde da China disseram:
“Acredita-se que os casos não sejam de SARS; no entanto, as amostras ainda estão sendo examinadas e os casos foram isolados para tratamento”, diz um trecho do e-mail enviado por Taiwan à OMS em 31 de dezembro.
“Nós apreciaríamos muito se vocês tiverem informações relevantes para compartilhar conosco”, disse o e-mail, segundo a emissora FoxNews.
Taiwan está localizada a cerca de 130 quilômetros da costa da China, mas se declara uma nação independente há mais de 70 anos.
Pequim, no entanto, não reconhece a soberania de Taiwan e luta constantemente para trazê-la de volta ao controle. Como resultado, o regime chinês persuadiu com sucesso a exclusão de Taiwan da OMS.
Fonte: https://renovamidia.com.br/oms-ignorou-alerta-de-taiwan-para-gravidade-do-coronavirus/