terça-feira, 5 de dezembro de 2017

A pedido da vereadora Dilma da Colonia o Seminário Debate Medidas Para Revitalização Do Rio São Francisco foi realizado em Propriá.

 A Presidente da Colônia de Pescadores Z-8, Bruna Bezerra, encaminhou proposta através do mandato da vereadora Dilma da Colônia.

A vereadora Dilma da Colônia, em uma audiência pública realizada na cidade de Canindé do São Francisco, solicitou a Deputada estadual Ana Lúcia e aos organizadores do evento, a realização de um Seminário sobre a Revitalização e a preservação do Rio São Francisco.

E com através do mandato do Deputado Federal João Daniel (PT), foi realizado na cidade de Propriá, no dia 01 de dezembro de 2017. O Seminário Debate Medidas Para Revitalização Do Rio São Francisco, Na oportunidade foram debatidos diversos pontos importantes sobre a realidade do rio São Francisco.

O Velho Chico realmente está agonizando; 48% da área da sua bacia se encontra desmatada. Estes foram alguns dos dados apresentados por especialistas que participaram do seminário.

O auditório do Colégio Nossa Senhora das Graças recebeu estudiosos do rio, ribeirinhos, pescadores, quilombolas, ambientalistas, estudantes, movimentos sociais, sindicalistas, trabalhadores rurais, prefeito e secretários municipais de Propriá, vereadores e lideranças, principalmente de municípios da região do Baixo São Francisco. Também estiveram presentes o bispo da diocese de Propriá, Dom Mário Rino Sivieri e o Padre Isaías, da Cáritas; Marcelo Barberino, representando o secretário de Estado do Meio Ambiente, Olivier Chagas; o presidente estadual do PT, Rogério Carvalho; o presidente do Sindicato dos Eletricitários, Sérgio Alves; e o representante do Sindisan, Jorge Tupinambá.

A vereadora Dilma da Colônia em nome da Colonia de Pescadores Z-8, que tem como Presidente Bruna Bezerra, e agradeceu ao Deputado Federal João Daniel, a Deputada Ana Lúcia, por ter atendido a sua solicitação. E também fez algumas proposta por escrito em nome dos pescadores da região do São Francisco.

Após a explanação dos palestrantes, o seminário franqueou a palavra aos participantes presentes, que puderam expor dificuldades enfrentadas em decorrência da degradação do rio São Francisco, denunciar situações, fazer cobranças e propor medidas que venham contribuir para sua revitalização. Um dos encaminhamentos da Colônia de pescadores Z-8 de Propriá foi o feito um documento para ser entregue à bancada federal sergipana, para que seja priorizado para o orçamento impositivo do ano de 2019 recursos com vistas a serem investidos na bacia do rio São Francisco. Além da aprovação da elaboração de um documento com os encaminhamentos para ser enviado à Comissão de Meio Ambiente da Câmara.