A população da Barra dos Coqueiros cresce assustadoramente provavelmente em 2024, teremos mais de 51 mil habitantes em 2024, todos fora da Câmara já davam por certo a existência de 15 vereadores a partir de 2025. Mas a própria Câmara resolveu discordar de si mesma.
O samba do crioulo doido, na Câmara Municipal da Barra dos Coqueiros. Nem os próprios vereadores da atual legislatura parecem saber o que querem. Presidida pelo vereador Fernando Freitas (MDB), a Casa tem exigido muito exercício mental para quem tenta acompanhar seu dia a dia.
Aliás, num exercício de musculação, você alterna a extensão e a contração dos músculos. É mais ou menos isso que a Câmara está a fazer, num intervalo de aproximadamente cinco meses… mas em relação ao próprio número de vereadores: após levantamentos de dado populacionais que poderia ser estendido para 15 a quantidade de parlamentares na próxima legislatura (2025-2028), a Câmara decidiu manter o número para os atuais 13.
Assim, respaldados pela Carta Magna, os vereadores poderiam apresentar e aprovar a emenda, que criaria mais duas cadeiras, fixando em 15 o número de vagas em disputa já na eleição municipal do ano que vem. Aguardando resultado do Censo do IBGE, em 31 de agosto de 2024.
Por se tratar de Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal – equivalente a uma “Constituição Municipal” –, a matéria precisaria ser discutida e aprovada em dois turnos, com intervalo mínimo de dez dias entre as duas votações. Nada foi feito pelos parlamentares.
De todo modo, o desejo então predominante entre os vereadores falou mais alto, na decisão de não tramitar nada sobre as eleições de 2024. Não havia dúvida de que essa é a vontade da grande maioria dos vereadores, certo?