A cobra vai fumar nas próximas eleições municipais que estão previstas para acontecer no dia 6 de outubro de 2024, e, faltando menos de um ano para os eleitores irem às urnas, as articulações políticas andam intensas com denúncias de todos os lados na Barra dos Coqueiros.
Apesar da Justiça Eleitoral ainda não ter definido o calendário oficial, muitos dos pretensos candidatos entenderam que viabilizar as ações das lideranças, o quanto antes, como já foi demonstrado em outras eleições, é importante para se testar na boca do povo, fortalecer alianças e conquistar novos apoiadores.
O Conversa Política destaca que há três pré-candidatos confirmados por seus partidos para a disputa à prefeitura mais desejada de Sergipe. As pré-candidaturas ainda estão em pé-de-guerra para saber que vai ter o apoio de Lula. Vamos a elas:
Dr.ALBERTO MACEDO (MDB)
O prefeito Alberto Macedo (MDB), pelo andar da caruagem vai tentar a reeleição no próximo ano. Toma a dianteira nesse processo de ter a pré-candidatura massificada porque, além de ter a máquina do município, tem o apoio robusto do Senador Rogério Carvalho (PT) e do Senador Alessandro Vieira (MDB), e do alfabeto de siglas que estão comprometidas com o seu projeto de reeleição.
Alberto Macedo recebeu gestos de apoio de outros partidos que não estiveram com ele em 2020, como o do União Brasil que tem o vereador Lucas, O Solidariedade de Alysson Souza, o Republicanos da Ex-vereadora Salete, além do PL, PP (agora Agir), além do Cidadania, que é o partido do atual Secretário municipal da Defesa Social, Dr. Hebert, que foi candidato a prefeito no pleito passado, agora no Grupo de Alberto Macedo.
Também sinalizam que estarão com ele o vereador Jorge Rabelo PSD, Vice-presidente da Câmara Municipal. O partido, aliás, vive um processo de mudança e alguns vereadores devem deixar o partido.
AIRTON MARTINS (PSD)
A primeira pré-candidatura oposicionista oficializada foi a do ex-prefeito Airton Martins (PSD). Ele já foi prefeito por três vezes do município, conta com o apoio total do Governador do estado e com p apoio do deputado estadual Adailton Martins, e já anunciou o seu provável vice-prefeito, o vereador e atual presidente da Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros, seu fiel escudeiro, Fernando Freitas. E conta com o apoio do partido DC, do advogado Gilvan Mercenas e com outras siglas partidárias.
Nas eleições municipais passadas, inclusive, ‘apoiou o atual prefeito’.
Para o pleito de 2024, Airton Martins arrancou na pré-candidatura de oposição com o intuito de retomar o comando da prefeitura.
Airton Martins, espera contar com o seu grupo e seu espólio eleitoral a seu favor no confronto com Alberto Macedo e Com Danilo Segundo do PT.
DANILO SEGUNDO (PT)
A terceira pré-candidatura oficializada foi a do ex-vereador de Aracaju e Genro do Presidente Lula, Danilo Segundo, pelo PT. A indicação passou pela articulação do presidente municipal da legenda, Cláudio Caducha, que chegou com força no município e desagradou o senador Rogério Carvalho, que esperava que a escolha do ‘nome do PT’ na Barra dos Coqueiros, através do seu posicionamento político.
A escolha foi formalizada pelo presidente municipal do PT na Barra dos Coqueiros, e, segundo ele, referendada pela Cúpula nacional do PT, e o presidente Lula.
Nunca testado nas urnas de Barra dos Coqueiros, o ex-vereador Aracajuano tem investido exatamente em experiências exitosas do partido, como esperança de sucesso nas urnas. Os militantes do PT já colocaram "O bloco na rua" comandado pela forte liderança e Superintendente do ministério do Trabalho em Sergipe, Cláudio Caducha.
Os três candidatos insistem que querem vincular a imagem a de Lula. Não o responsabilizam pela rifada no PT.
Agora só é esperar as cenas dos próximos capítulos!