sábado, 5 de agosto de 2017

MP participa do 1º Encontro Municipal das Religiões de Matrizes Afro Brasileiras

A imagem pode conter: 3 pessoas



O Ministério Público de Sergipe, representado pelo Promotor de Justiça e Coordenador da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Étnico Racial – COPIER, Luís Fausto Valois, participou, no último dia 31, do 1º Encontro Municipal das Religiões de Matrizes Afro Brasileiras.
O encontro, promovido pelo Núcleo da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde em Sergipe-Núcleo de Socorro - RENAFRO foi realizado no auditório do CEU'S (Centro de Artes e Esporte Unificados) em Nossa Senhora do Socorro e contou, também, com a presença de representantes do Poder Judiciário Sergipano, da OAB, da Defensoria Pública, do Movimento Popular de Saúde MOPS, do Gerente do IST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde, Almir Santana, do Prefeito de Socorro, Inaldo Luís da Silva, do secretariado municipal e de líderes da Religião de matrizes Afro-Brasileiras.
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

O principal objetivo do evento foi ouvir as reivindicações dos religiosos de matriz africana. Dr Luís Fausto colocou os serviços da COPIER à disposição de todos os presentes e falou sobre a Imunidade Tributária dos templos religiosos, sobre intolerância religiosa e fez comentários acerca do Estatuto da Igualdade Racial.
O Prefeito Inaldo Luís se mostrou sensível ao funcionamento dos templos e prometeu auxiliar nos eventos promovidos pelas religiões de matriz africana realizados em Socorro, bem como atendar às comunidades religiosas.
O Promotor de Justiça aproveitou para solicitar ao gestor municipal o engajamento na luta pela inserção das Religiões Afrodescendentes nos eventos da Prefeitura, bem como solicitou que os serviços públicos oferecidos ao Município Socorrense atendam, com dignidade, os adeptos das religiões em questão.
O RENAFRO
O Núcleo da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde em Sergipe (Renafro/SE) foi criado em novembro de 2012, com o objetivo de articular, em âmbito local, os povos de terreiro em prol da saúde da população negra e do combate ao racismo e à intolerância religiosa em todas as instâncias do Sistema Único de Saúde (SUS). O Núcleo surgiu para fortalecer as ações da Rede Nacional (instituída em 2003) no território sergipano, considerando as demandas específicas da região.
Com informações e fotos da COPIER
Coordenadoria de Comunicação 
Ministério Público de Sergipe
Fone: (79) 3209-2865 
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe