sábado, 30 de setembro de 2017

DEPIR DA BARRA DOS COQUEIROS REALIZA I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas em pé
DEPIR
A Prefeitura de Barra dos Coqueiros, por meio do Departamento de Promoção da Igualdade Racial - DEPIR, da Secretaria Municipal da Assistência Social, reuniu centenas de representantes da sociedade civil, comunidades tradicionais, religiões e convidados de outros municípios e do estado, na 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, realizada ontem (27), com o tema “Barra dos Coqueiros na década dos afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Cidadania”.
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé
O evento contou com a apresentação do grupo de Capoeira do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A diretora do órgão responsável pela realização do evento, Aline Regina da Conceição, em companhia da comissão organizadora, dividiu a temática em quatro eixos, trabalhados através de propostas, as quais serão apresentadas para os âmbitos municipal, estadual e nacional. A palestra da facilitadora convidada, Maria Batista Lima, abordou vertentes como direito à igualdade de oportunidades e a não discriminação; educação com igualdade e conscientização;participação e inclusão.
A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em péO dia 27 de setembro é dedicado às festividades de São Cosme e São Damião, nas religiões de matrizes africanas, mesmo assim os representantes das comunidades tradicionais marcaram presença. “Agradeço a todos os presentes pela luta e consideração, principalmente às comunidades tradicionais, pois mesmo havendo obrigações a serem cumpridas, vieram participar da Conferência”, agradeceu.
Foram formados os grupos de trabalho e eleitos os delegados e os respectivos suplentes, para representarem o município na conferência estadual. A mesa oficial foi composta por representantes do município, estado e demais convidados. O secretário de Governo, Ariston Porto, esteve presente e após parabenizar a luta no município, declarou aberta a Conferência.
A primeira-dama e secretária da Assistência Social, Eliana Martins, também compôs a mesa e mostrou-se sensibilizada com a temática, trabalhada com compromisso no município, buscando o fim das intolerâncias em todas as instâncias.
A imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área internaO representante das religiões de matrizes africanas do município, Jorge Passos, classificou a Conferência como o pontapé inicial para a conquista da igualdade racial. O Coordenador Estadual dos Direitos Humanos de Sergipe, João Francisco, representante do Governo do Estado, parabenizou o município pela realização da Conferência. “Este é um momento ímpar de reunião e reconhecimento dos afrodescendentes na Barra dos Coqueiros, que sempre cresce. As propostas serão encaminhadas à Coordenadoria Estadual de Direitos Humanos. Hoje é o Dia D da conquista dos Direitos Humanos e da Promoção da Igualdade Racial”, disse.
O secretário Municipal de Governo, Ariston Porto, representou uma Administração compromissada com a promoção da igualdade e parabenizou a Assistência Social pela atuação no município. “Desde o início, a Secretaria Municipal de Assistência Social acertou ao implementar o Departamento de Promoção da Igualdade Racial para tratar de temáticas de religiosidade, gênero, orientação sexual,entre outras que mostram a preocupação do governo Aírton Martins com a equidade na Barra dos Coqueiros”, disse.
Foi lido o regimento interno e apresentadas as propostas que serão levadas à Conferência Estadual, representando a demanda do município o referente às medidas de Promoção da Igualdade.
Fonte: 
https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1459060794172903&id=431712500241076