quinta-feira, 12 de julho de 2018

Câmara de Propriá divulga balanço dos trabalhos do primeiro período legislativo de 2018

Segundo o parlamentar, durante os dias 06 de fevereiro e 19 de junho foram realizadas 46 sessões, sendo 16 ordinárias, 26 extraordinárias e 04 solenes.


O presidente da Câmara Municipal de Propriá, Aelson Publicidade divulgou o balanço das ações promovidas pelo Poder Legislativo no primeiro período legislativo de 2018. Segundo o parlamentar, durante os dias 06 de fevereiro e 19 de junho foram realizadas 46 sessões, sendo 16 ordinárias, 26 extraordinárias e 04 solenes.

Neste período, nas sessões ordinárias e extraordinárias foram aprovadas 86 Moções, 45 Requerimentos, 38 Indicações, 16 Projetos de Lei, 05 Decretos Legislativos e 05 Pedidos de Providência. Ao todo, foram outorgados cinco Títulos de Cidadania e, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, doze propriaenses receberam Título de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados ao município.

“Eu acredito fielmente que fizemos mais um ótimo período legislativo, fomos plurais em discussões e projetos, discutimos realmente pautas e reivindicações do povo propriaense e buscamos contribuir in loco em melhorias para nossa comunidade. Essa pausa servirá de reflexão para sanarmos quaisquer dificuldades existentes para que no próximo período estejamos ainda mais alinhados aos anseios da nossa sociedade local”, enalteceu o Presidente, Aelson Publicidade (PSD).

No primeiro período de 2018, a fiscalização e participação em ações do Poder Público no município continuaram. Dentre elas a mais evidente foi à visita de alguns parlamentares ao canteiro de obras abandonado da sede permanente da sede do Instituto Federal de Sergipe – campus Propriá. , por conta da repercussão, o reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira convidou todos os vereadores para prestar esclarecimentos e colocarem a par da situação. De acordo com Ailton, o IFS busca possíveis soluções para retomar o projeto por meio de intervenções políticas. Como também uma visita ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de Sergipe para sanar problemáticas na entrada da cidade, próxima a Ponte da Integração Nacional, causadas pela obra de duplicação da BR-101, posteriormente medidas foram tomadas no desvio para amenizar a situação. 

Segundo Aelson, a transparência nas informações é marca forte de sua gestão, todos os cidadãos têm transmitido as sessões ao vivo, via Facebook e Youtube, e através das rádios Xodó e Propriá FM. A Tribuna Live, espaço cedido ao público durante as sessões esteve disponível a participação dos munícipes para apresentar temas de interesse geral ou coletivo. A mesma foi utilizada em duas oportunidades, uma pelo Bispo da Diocese de Propriá, Dom Vitor, que tratou sobre a Campanha da Fraternidade 2018 e outros assuntos correlatos. Outra pelo deputado estadual, Capitão Samuel, para falar sobre o Centro de Reabilitação de Dependentes Químicos ‘Batalhão da Restauração’.

Qualificação dos servidores

O início do ano foi marcado por qualificação dos servidores, no dia 31 de janeiro, ocorreu uma reunião suscitada pelo Presidente, a fim de orientar novas metodologias de trabalho visando melhor atendimento ao público externo. Na ocasião, foi realizada a entrega dos novos crachás de identificação funcional. Durante várias oportunidades, houve participação dos servidores de distintas áreas em treinamento realizados pelo Tribunal de Contas do Estado, em Aracaju. 

Ações em conjunto com a Câmara de Cedro de São João

Duas problemáticas assolaram moradores e, consequentemente, os parlamentares da cidade de Propriá e Cedro de São João. A primeira foi os transtornos causados pela fumaça aos munícipes do Cedro causada pela queimas resíduos sólidos no lixão de Propriá. De acordo com o presidente da Câmara de Cedro, Nelson Santana, em sessão realizada na Câmara de Propriá. “Pudemos contatar que trata-se de um problema muito grave, geralmente a noite fica visível a fumaça toxica que cobre a cidade, causando vários problemas nas pessoas e essas reclamações chegam a nós e também vivenciamos”, relatou.

A segunda a situação do fechamento do matadouro da cidade de Cedro de São João, o que levou os vereadores participarem em conjunto de audiências públicas, manifestações e reuniões. A participação da Câmara de Propriá nesta pauta se deu pela falta de um matadouro público na cidade ribeirinha, o que leva os marchantes de Propriá utilizarem o matadouro de Cedro para o abate de animais que são comercializados no Mercado Municipal de Propriá.

Homenagem ao Dia Nacional de Libras
Segundo alguns parlamentares foi um dos momentos mais emocionantes e motivadoras dos últimos tempos realizado no Plenário da Câmara Municipal. Tratou-se de uma sessão ordinária, entretanto, temática, alusiva ao dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), comemorado no dia 24 de abril. Na ocasião, os parlamentares viraram meros expectadores de relatos pessoais e apresentações artísticas dos alunos do curso de Libras de Propriá. 

Reajustes dos profissionais do magistério

A Câmara Municipal de Propriá aprovou no dia 12 janeiro do ano corrente, em Sessão Extraordinária, o Projeto de Lei Complementar nº 001/ 2018, de autoria do Poder Executivo, que reajusta para R$ 2.455,35 o piso salarial do magistério público municipal. O PL foi encaminhado à Câmara no dia 10 do referido mês e votado em caráter de urgência pelos parlamentares.
Fonte: secom - CMP