quarta-feira, 11 de julho de 2018

SEPULTAMENTO DE JOSÉ BISPO DA CRUZ, SEU “ZÉ SACRISTÃO”, CAUSA MUITA EMOÇÃO DURANTE HOMENAGENS PRESTADAS


Nos mais de seus 80 anos, o senhor José Bispo da Cruz, nosso querido e estimado “Zé Sacristão” permanecerá vivo nos corações, pois ao lembrar dele, lembramos da história da Barra dos Coqueiros, contada por décadas e décadas às gerações. 

Por isso mesmo, todos os familiares e amigos perdemos muito em história, cultura, e o ser humano fantástico que ele foi, ao aceitarmos os desígnios de Deus, assumimos também o compromisso de levar adiante todos os seus ensinamentos, exemplos e patrimônio histórico passado por esse grande ativista, o seu “Zé Sacristão”, presente em todos os eventos e ações do município, sejam na área da religião, politica, obras, educação, sempre uma voz ativa por dias melhores na Barra dos Coqueiros. 

Mesmo sendo a única certeza da existência humana, quando alguém amado completa o seu ciclo, surpreende, retira o chão e conduz a todos às lagrimas, porém quando essa pessoa deixa lembranças boas, essa será a forma de confortar os corações. Homem admirável, seu “Zé Sacristão” era de uma mente fantástica. 

Em sua memória, a história da Ilha de Santa Luzia era como uma história em quadrinhos, contava passo a passo, o desenvolvimento da cidade, seus governantes, conhecia rua por rua e seus moradores. “O tempo é senhor de todas as coisas”. O ponteiro do relógio da vida não para e, muito mais do que o próprio tempo, este retira a saúde, resistência, chegando a nos ceifar a vida. Não foi diferente, pois ao adoecer, debilitou-se e completou a sua existência com o descanso eterno. 

Que Deus, senhor de todas as coisas, o receba em seus braços e conforte sua família. Era Fácil encontrar seu “Zé Sacristão" caminhando pela Barra dos Coqueiros, sempre vestido numa camisa, calça e sandálias, a sua simplicidade se contrapunha à sua grandeza, pois dedicou a sua vida a fazer o bem ao seu próximo, encantado com a Barra dos Coqueiros, cidade que era apenas uma Ilha, se desenvolveu e tornou-se independente. 

Esclarecido politicamente, possuía as suas opiniões políticas que visavam ao bem coletivo, por isso mesmo participou ativamente da vida política da cidade. Em missa celebrada com o corpo presente na Igreja de Santa Luzia; em seguida, conduzido até a Câmara Municipal de Vereadores, onde recebeu diversas homenagens. 

Em sessão solene na manhã desta quarta-feira (11), lhes foram prestadas homenagens por homens e mulheres que reconheceram a importância do “Homem Enciclopédia”, a memória viva do município, aquele que de fato acompanhou o crescimento da cidade e sonhava com um futuro melhor. 

O presidente da Câmara, o vereador Roberto Chagas, aproveitou o momento para manifestar a sua emoção em despedir-se de um grande amigo, com o qual conversava sempre sobre política; assim como ele, outros vereadores, e o prefeito Aírton Martins, que enfatizou a importância do Seu “Zé Sacristão” e despediu-se do grande homem. “Tenho a certeza de que já está na companhia de Deus, que descanse em paz.” 

Seus filhos e filhas, entre outros parentes, também emocionados pela passagem do Senhor Zé Sacristão, prestaram homenagens ao ser humano que sempre desejou permanecer na Barra dos Coqueiros e, ao falecer, ser enterrado no jazigo onde está a sua mãe, assim foi feito, com a despedida acompanhada por diversas pessoas, com um cortejo saindo da Câmara Municipal até o Cemitério Boa Hora. 

HOMENAGEM PRESTADA PELA PREFEITURA DE BARRA DOS COQUEIROS AO SENHOR JOSÉ BISPO DA CRUZ, “ZÉ SACRISTÃO”.
Fonte: SECOM-PMBC