segunda-feira, 16 de julho de 2018

Givaldo Silva quer a operação Xô mosquito com fumacê para combater a infestação de mosquitos em Barra dos Coqueiros

O ex-Vereador Givaldo Silva (PV) vai acionar formalmente a Secretaria Municipal de Saúde de Barra dos Coqueiros, para cobrar urgente intervenção contra-epidêmica, sugerindo, dentre outras estratégias, o uso de veículo fumacê afim de combater a infestação de pernilongos que tomou todos os quadrantes da zona urbana de Barra dos Coqueiros.

O fumacê é o nome dado à detetização que se utiliza de uma solução de inseticida e óleo mineral. O fumacê tem critérios para ser utilizado e o recomendado é que se faça uma busca ativa do criadouro e a eliminação deste. Com relação ao tratamento com o carro fumacê, é preciso seguir rigorosamente algumas regras para que a ação cause o efeito desejado. Ou seja: o veículo só pode circular à noite (18hs às 22hs) e pela manhã (das 4hs às 7hs), períodos onde não há presença do sol.

A preocupação de Givaldo Silva se expressa na cobrança de moradores de diversos bairros, loteamentos, conjuntos e condomínios, que indicam a presença do mosquito aedes aegypti, responsável por epidemias de dengue já verificadas nos últimos anos em em Barra dos Coqueiros, e que agora oferece outros riscos de doenças infecciosas, a chicungunha e o zika víros, e já registrados no município. 

Givaldo Silva, destaca que o fumacê não pode ser a única estratégia para combater a infestação de mosquitos e reconhece que seu uso deve ser temporal e moderado. "A Prefeitura deve agir intersetorialmente através de ações e campanhas de prevenção que mobilize e responsabilize a sociedade civil, para que a mesma se engaje no combate doméstico do mosquito, impedindo criadouros, limpando terrenos e evitando o acúmulo de entulhos e recipientes expostos ao tempo, ultimamente propício devido as chuvas que abundantemente caem em nossa região", considerou o ex-vereador. A melhor forma de combater o aedes aegypti. 

A Prefeitura ainda alerta que a melhor forma de se evitar a dengue e outras doenças transmitidas pelo aedes aegypti é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.