quarta-feira, 25 de julho de 2018

Givaldo Silva pré-candidato a deputado federal garante apoio as Colônias que lutam pelos pescadores

"Vou lutar por uma  mobilização parlamentar para a volta do Ministério da Pesca e o pagamento de forma correta do seguro defeso, a pesca em Sergipe e no Brasil, sofreu retrocesso com a crise econômica" Afirma Givaldo Silva.
Image result for candidato a deputado estadual givaldo silva
Pré-candidato a deputado federal do Partido Verde, Givaldo Silva e o Pré-candidato a Senador Reynaldo Nunes, PV.
A proposta do Pré-candidato a deputado federal do Partido Verde, Givaldo Silva, é o apoio e o fortalecimento das Colônias de Pescadores que lutam por melhorias para os pescadores. Para Givaldo Silva,  a crise econômica prejudicou pescadores brasileiros e a preservação das espécies, é preciso  conclamar aos parlamentares federais a reagirem contra a decisão do governo de querer  suspender o pagamento do seguro defeso ao pescador artesanal.

Segundo ele, o setor pesqueiro brasileiro vinha crescendo a passos largos, com a criação do Ministério da Pesca e novas leis de incentivo aos empreendedores e apoio ao pescador artesanal. Mas sofreu um retrocesso com a crise econômica: "vamos no futuro lutar para a voltar do Ministério da Pesca e Aquicultura" Afirma Givaldo Silva.

Givaldo Silva explicou que ”no período de dezembro ao fim de abril, de desova e reprodução dos peixes, os pescadores artesanais vinham recebendo o seguro defeso, equivalente a um salário-mínimo mensal. Mas o governo suspendeu esse pagamento. É um retrocesso no nosso entendimento. Sem receber o seguro, o pescador não vai ficar em casa de braços cruzados, sem rendimento. Ele vai acabar pescando. Isso vai prejudicar a reprodução das espécies e comprometer o futuro da atividade”, afirmou. 

De acordo com o republcano, o consumo de peixe no Brasil é de cerca de 12 quilos per capita/ano, bem próximo ao nível mundial. “Temos potencial para aumentar a produção e nos tornarmos exportadores de pescado, se houver políticas públicas de apoio e financiamentos adequados ao setor. Não podemos ficar na dependência do empreendedorismo de alguns brasileiros e dos pescadores artesanais. É fundamental o apoio do governo”- acrescentou. 


O Pré-candidato a deputado federal Fórum, pretende levar para o debate na Câmara Federal, uma debate de  medidas de fomento à atividade pesqueira e formas de sensibilizar os governos dos países da América Latina e do Caribe para a sua importância econômica e no combate à fome. 

Política e nutrição

Para Givaldo Silva,  a pesca e aquicultura são fundamenteis para desenvolvimento econômico e social do estado de Sergipe e outras regiões e para a segurança alimentar da população. “Por isso, devemos dizer aos governo do nosso Brasil que o setor pesqueiro não pode ser instrumento de ação politica. A pesca é fundamental para os direitos humanos e prioritária em nossas republicas, devendo merecer a atenção de políticas públicas e financiamentos para que se possa se desenvolver de maneira sustentável e econômica”- disse.

Givaldo Silva, afirma que graças aos trabalhos realizados pelas Colônias de Pescadores, o setor pesqueiro avançou muito nos últimos anos no Brasil. Em Sergipe, há mais de 33 mil pescadores artesanais registrados, o que evidencia sua importância econômica e reforça a necessidade de que sejam formuladas leis para amparar o segmento e propiciar o seu desenvolvimento.