quinta-feira, 6 de julho de 2017

Congressos e Passeios pelas cidades litorâneas do nordeste pode custar caro a vereadores de Sergipe

Congressos e Seminários são usados como desculpa para muitos se desestressarem em outros estados, e não apresentam nada de positivos nas Câmaras Municipais. PORQUE?


Image result for vereadores recem diárias em congresso
Adicionar legenda

Sergipe tem as cidades mais pobres do Nordeste, Vida dura de muitos vereadores de Sergipe. Os coitados trabalham muito, são obrigados ao desagradável contato com os cidadãos que lhes cobram o tempo todo e ainda sofrem nas mãos de jornalistas que insistem e meter o bedelho em suas vidas públicas, questionando a utilidade de seus mandatos. Como ninguém é de ferro, nada como um passeio no litoral do Norte e Nordeste para participar de um Congressinho e Seminarios. Muitos deles ainda não apresentou nenhuma proposta no seu mandato e sempre votam de olhos fechados nos Projetos do Prefeito a quem devem subserviência e favores por empregar parentes e cabos eleitorais. Pois bem, esses Congressos, Seminários e passeios vão ficar, para eles, mais salgados que a água do mar, pois com as informações recebidas o Ministério Público e o TCE-SE,  resolveu conferir caso a caso e, se for o caso, pretende exigir na Justiça o ressarcimento e aí cada um vai ter de coçar o bolso e devolver o que gastou para “aprender” nesses congressos e seminários. Principalmente os gestores que abusaram das diárias durante seus respectivos mandatos.

Nada Justifica, por exemplo, os membros de muitas Câmaras de Sergipe, gastar o dinheiro do povo  dos municípios mais pobres do Nordeste, para passearem em cidades como Maceio, Recife, Salvador, por exemplo, as preferidas das entidades que congregam vereadores e das empresas que promovem Congressos e seminários Mensalmente durante o ano. Para muitos vereadores dos municípios de Sergipe essas viagens são sagradas. Eles não perdem um congresso ou seminário e talvez seja por isso que são apontados como “excelentes representantes do povo”, pois devem apreender bastante nesses encontros. E infelizmente não colocam em prática nos municípios. 

Os Orgãos fiscalizadores deveriam. A partir de agora,  ao fazer a prestação de contas sobre os gastos nesses com esses Congressos e Seminários, a Câmara de Vereadores deve apresentar as cópias dos pagamentos referentes a diárias concedidas, os comprovantes dos deslocamentos, estadias dos participantes dos eventos, recibos de embarque e nota fiscal do serviço de hospedagem, além de dados discriminados por vereador e servidor para comprovar o comparecimento de cada participante aos locais dos congressos. Os valores recebidos por muitos vereadores de 2013 à 2016, foram absurdos em muitas Cãmaras Municipais, é só verificar no Portal da Transparência do TCE-SE, e os valores das inscrições são muito altos. 

Muitos vereadores não sabem nem eleborar um requerimento ou indicação. Votos de aniversário para autoridades e cabos eleitorais são as matérias mais aprovadas nos poderes legislativos de Sergipe.