Os trabalhos sociais da prefeitura também têm colaborado para queda das estatísticas.
O trabalho em ações preventivas e repressivas da policia militar com apoio de policiais civis vem reduzindo os números da criminalidade na cidade. Houve uma diminuição referente ao Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP) em outubro, comparado ao mesmo período do ano passado. Já sobre Crime Violento Letal Intencional (CVLI), como homicídio, lesão corporal seguida de morte e latrocínio a redução chegou a um bom percentual registrado pelo ABN em relação a outubro de 2017. Os dados, que são levantados pelo Blogueiro Givaldo Silva, também registram menor índice de violência do segundo quadrimestre de 2018 em relação ao mesmo período do ano passado, que ocorreram diversos crimes que foram publicados pelo ABN.
De acordo com o Blogueiro e Radialista do ABN, os números indicam que o trabalho que está sendo feito com intensificação tem diagnosticado e reduzido a violecia que deve continuar. “A Prefeitura de Barra dos Coqueiros, através da secretaria de Assistência Social, que tem como Secretaria Eliana Martins, tem realizado variadas ações no campo da prevenção social, por meio dos programas sociais, onde servidores municipais e colaboradores prestam serviços nas comunidades escolhidas, interagindo diretamente com a população nas comunidades.
A delegada e o delegado do Centro Integrado de Seguranca Pública de Barra dos Coqueiros, também tem papel fundamental na redução da criminalidade e da violência. No campo municipal, as atividades em conjunto são responsáveis pela redução da criminalidade, com a participação das polícias Militar, Civis e a Força Nacional, em várias operações.
No momento existe uma necessidade de criar urgentemente a Guarda Municipal e a implantação do Conselho de Segurança nas comunidade para que haja maior interação entre poder público com a população a fim de minimizar a violência na cidade.