quarta-feira, 1 de novembro de 2017

MP e SEED apresentam dados sobre a educação do município de Itaporanga no Pós-Censo

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé e terno



O Ministério Público de Sergipe, através do Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Educação, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação – SEED e a Secretaria Municipal de Educação - SEMED, apresentou os dados da situação educacional do município de Itaporanga D’Ajuda durante o Pós-Censo, na manhã dessa segunda-feira, 30, no Colégio Estadual Felisbello Freire.
O Pós-Censo tem o intuito de apresentar os relatórios produzidos durante o Censo Educacional e elaborar um plano de ação composto de medidas que poderão ser implementadas para promover a melhoria da educação de cada cidade visitada.
O Censo em Itaporanga, considerado um dos maiores realizados pelo MP no interior do Estado, foi dividido em dois dias. No dia 25 setembro, os entrevistadores, alunos e agentes de saúde, visitaram 2.410 mil residências na zona urbana e no dia 28 visitaram 5.415 mil casas nos povoados.
A imagem pode conter: 2 pessoas

O Promotor de Justiça e Diretor do Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Educação do MP, em exercício, Dr. Cláudio Roberto Alfredo de Sousa, fez a abertura. “Eu costumo dizer que o Pós-Censo é uma prestação de contas. Através dos dados levantados no Censo Educacional, a gestão pública pode aprimorar sua atuação no que diz respeito à educação. Umas das maiores metas do Plano Nacional de Educação é melhorar a educação infantil na pré-escola e ampliar a oferta de creches, e os municípios têm um papel importante. Além disso, o Censo mostra, também, a parceria entre a gestão pública, a sociedade e o MP, um órgão fiscalizador, que às vezes é só visto como um agente punitivo, mas que tem um papel social fundamental. Estamos sempre de portas abertas para atender a sociedade”, frisou.
A Coordenadora Educacional do MP junto à SEED, Professora Selma Siqueira, apresentou os dados. Foram identificadas fora da escola 82 crianças de 07 a 10 anos; 85 de 11 a 14 anos; e 201 adolescentes entre 15 e 18 anos. Os pais ou responsáveis das crianças e adolescentes receberão uma cartinha do MP para fazer a matrícula ou regularizar a situação.

Além dos já citados, estiveram presentes no Pós-Censo: o Prefeito Otávio Sobral; o Secretário Municipal de Educação, Ronaldo Oliveira; a Coordenadora de Atenção Básica de Saúde, Giselia Araújo Tavares, representando a Secretaria Municipal de Saúde; a Vice-Presidente da Câmara de Vereadores, Anazilda Sobral; a Diretora do Colégio Estadual Felisbello Freire, Anair Brabec; Professores; entre outros.
Censo Educacional
Criado em 1998, o Censo Educacional faz parte do Programa de Atendimento Integral às Escolas (PAIE) e tem o objetivo de verificar e fiscalizar os alunos que estão fora das salas de aula, entre 0 e 18 anos, para que seja possível viabilizar e efetuar ações que assegurem a inclusão escolar. O Censo identifica, ainda, nas famílias entrevistadas, problemas socieconômicos, se há pessoas com deficiência, ou falta de registro de nascimento, proporcionando posteriormente medidas que sanem tais problemas.
Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
Fone: (79) 3209-2865
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br 
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe

Fotos: Géssica Souza
Fonte: https://www.facebook.com/mpseoficial/posts/2092125541009588