terça-feira, 23 de abril de 2019

Anticorpo específico é capaz de suprimir o HIV por até 4 meses, diz estudo


Imagem: Istock
De acordo com um novo estudopublicado no periódico New England Journal of Medicine, doses regulares de um anticorpo conhecido como UB-421, que bloqueia a ligação do vírus HIV em células imunológicas humanas, podem ter o poder de suprimir os níveis do vírus durante até quatro meses em pessoas que fazem pausas de curto prazo em suas rotinas de terapia antirretroviral.

Como o estudo foi feito
29 voluntários com HIV controlado interromperam seus hábitos normais de terapia antirretroviral oral diário no momento da sua primeira infusão ou uma semana depois, dependendo de como usavam os medicamentos.
14 participantes do estudo receberam oito infusões semanais regulares, enquanto 15 receberam oito doses mais altas de infusões a cada duas semanas.

No final do período de tratamento de oito ou 16 semanas, todos os voluntários retomaram o regime de terapia antirretroviral anterior e foram avaliados em acompanhamento médico até oito semanas mais tarde.

Com exceção de um único participante que interrompeu o estudo devido a uma erupção cutânea leve, os voluntários de ambos os grupos mantiveram a supressão do HIV durante o período de tratamento na ausência de terapia antirretroviral.
Resultados

Os resultados da pesquisa indicam que o anticorpo era seguro e não induziu a produção de HIV resistente a anticorpos.

Veja também

Como o pequeno estudo não incluiu um grupo comparador recebendo uma infusão de placebo, outros estudos foram planejados para avaliar a segurança e a eficácia do UB-421.

Fonte: Do UOL VivaBem, em São Paulo