terça-feira, 30 de abril de 2019

Opções em 2020 poderá deixar o eleitor de Laranjeiras mais tranquilo na hora de votar


Até agora, há comentários de que em 2020 possa se ter 06 candidatos para prefeitos caso algum não desista.

Isso é bom para Laranjeiras porque na ultima eleição pra prefeito em 2016 apenas (1)Juca de Bala - MDB (que a época era prefeito) e (2)Paulinho da Varzinhas - DEM (que já foi prefeito) concorreram. O povo sem opção acabaram votando em Paulinho da Varzinhas revoltado com o governo de Juca. Esse candidato (Juca) tinha tudo pra ganhar as eleições e liderava em todas as pesquisas e o ultimo comício provou que liderava com multidão na passeata. Mas na hora do voto parece que o povo calado estando revoltado com Juca, preferiu desabafar votando em quem também não queria e essa revoltada se saiu bem que achava que sua eleição já estava perdida. O Paulinho da Varzinhas – que hoje é prefeito mas segundo o povo não vem fazendo um bom governo.

Como o povo fala muito em mudanças, o Juca, o Paulinho ou Paulão (como estão chamando) e (3)Alexandre Sobral – PODEMOS, não representam mudanças embora o Alexandre mesmo nunca tendo sido prefeito sua família já contou com seus pais prefeitos que foram Zé Sobral e Ione Sobral. Então quem é (ou são) verdadeira(s) mudança(s)? Alguns dizem que a mudança é (4)Zé Bodega – PSB, por nuca ter sido prefeito. Mas ele já foi vereador e vice-prefeito de Juca – época essa em que não pode assumir por questões de burocracias da empresa que ele trabalha, a Petrobrás. Outros falam ainda de forma tímida em (5) Canela. Para relembrar, esse já foi candidato a vice-prefeito de Isidório Batista há mais de 20 anos, e (6)Edvalda Xavier de Almeida - PSL, filha do ex-prefeito Edvaldo Xavier de Almeida (em menorian), nuca foi candidata a nada, mas diz ter sentido o sofrimento do povo com essa política que nunca muda.

Pelo que você leu, percebemos que os prováveis candidatos a prefeitos de Laranjeiras são:
Juca de Bala
Paulinho Hagenbeck
Alexandre Sobral
Zé Bodega
Alessandro (Canela)
Edvalda Xavier de Almeida

Além desses nomes, há um grupo de evangélicos que vem se reunindo com o objetivo de também de lançar candidatos, não definiram nomes mas pra vereador já se tem. Vamos aguardar pra ver quem será!

Se você tem mais opções para em 2020 ter mais candidatos a prefeito, escreva aqui abaixo. Participe e dê sua opinião e até a próxima matéria.
Fonte: filha cidade news

Adailton Martins defende apoio para quadrilhas juninas sergipanas




Ciente de que um dos papeis mais importantes de um parlamentar é ajudar na preservação das referências culturais da população, o deputado estadual Adailton Martins (PSD) teve reunião, na semana passada, com a direção da quadrilha Cangaceiros da Boa, de Japaratuba. Os quadrilheiros reivindicaram apoio junto ao deputado para que a quadrilha possa se apresentar no São joão 2019. Adailton se comprometeu a ajudar, inclusive marcando reunião com a presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/SE), Conceição Vieira. E, nesta quinta, 4, o deputado cumpriu com o compromisso assumido, promovendo o encontro entre a quadrilha e a presidente da fundação.

“Foi um encontro muito proveitoso, uma vez que o pessoal da Cangaceiros da Boa pode levar diretamente seus pleitos à presidente Conceição Vieira. E, da reunião, saímos com algumas decisões importantes”, destacou o deputado Adailton Martins.

Dentre elas, a informação prestada pela presidente Conceição Vieira de que um edital para apoio cultural em eventos do tipo junino será lançado em breve. E que a quadrilha, se organizando, pode participar tranquilamente.

“Mas como os dirigentes da quadrilha Cangaceiros da Boa bem observaram, o edital leva tempo e os preparativos para eles poderem se apresentar já estão ocorrendo. Assim, tivemos mais uma ação positiva da presidente, já que ela se comprometeu, a partir de um pedido nosso, a conversar com o governador Belivaldo Chagas para buscar uma forma de ajudar mais rapidamente”, encerrou Adailton Martins.
Fonte: assessoria de comunicação Alese

Vereador denuncia que Câmara Municipal gasta mais de R$ 4 mil para locar carro popular



No dia 17 de abril, o Vereador Adriano Vieira dos Santos ( Irmão Adriano), PDT – Partido Democrático Trabalhista , utilizou a Tribuna do Poder Legislativo Municipal de Gararu, para fazer um forte pronunciamento.

O Parlamentar estranhou os valores dos contratos de locação de um veículo, já que o Presidente da Casa Legislativa tem falado em economia. De acordo com o Ver. Irmão Adriano, o atual Presidente, Rogério Santos de Jesus Freitas (Roque) , PV ( Partido Verde), tem pregado muito sobre a economia, inclusive, falando que na sua gestão as diárias não seriam prioridades, que iria conter despesas e economizar.

De acordo com Irmão Adriano, na Casa Legislativa uma das maiores cobranças ao executivo tem sido a respeito da economia e por qual razão não economizar no Legislativo?

O Vereador Adriano diz estranhar e achou absurdo a diferença do valor da locação do veículo , que no mandato do Presidente passado, Josivaldo Alves dos Santos ( João de Bébé), PR (Partido da República), custava 2.028,75 ( dois mil , vinte e oito reais e setenta e cinco centavos) e nesse período de três meses , o veículo foi locado por 4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais).

O parlamentar ainda fez um comparativo ao veículo locado pela Prefeita do município de Gararu, Elizabeth Freire Santos de Oliveira (Elizabeth), PSC ( Partido Social Cristão). De acordo com ele, o veículo locado pela Prefeita é um Corola e custa 4.000.00( quatro mil reais) enquanto o da Câmara é um Voyage e custa 4.500.00 ( quatro mil e quinhentos reais).

O EDIL acrescentou dizendo não entender o motivo que o Presidente deu 100% de gratificação a todos os funcionários da casa.

Ainda em seu pronunciamento, o parlamentar diz está existindo contratos absurdos , políticas e diárias no Executivo Municipal. Um erro não justifica outro , diz Vereador Irmão Adriano.

Por Daniel Villas-Bôas, com informações do radialista Willame Lima, Xodó FM

segunda-feira, 29 de abril de 2019

ESPORTE: General é nomeado Secretário Especial do Esporte do Governo Federal


O Ministério da Cidadania nomeou nesta segunda-feira, 29, o general Décio dos Santos Brasil como o novo Secretário Especial do Esporte do governo federal. A publicação foi feita no Diário Oficial do mesmo dia, em publicação assinada pelo Presidente Jair Bolsonaro e o Ministro da Cidadania Osmar Terra. Décio substitui outro general, Marco Aurélio Vieira, que ficou no cargo por pouco mais de três meses e foi exonerado.

Nas últimas semanas, a pasta vinha sendo ocupada interinamente por Washington Cerqueira, o "Coração Valente", ex-jogador de futebol e Secretário Nacional de Esporte e Lazer. Décio dos Santos Brasil deixou o Exército em fevereiro do ano passado, após 42 anos. Ele foi vice-chefe do departamento de cultura e educação e foi chefe do centro de capacitação física.

Décio dos Santos Brasil já vinha acompanhando de perto a Secretaria Especial do Esporte. Ele esteve no Rio de Janeiro no dia 20 de abril, ao lado do presidente da Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO), Paulo Márcio Mello. A saída de Marco Aurélio Vieira aconteceu após queda de braço com o Ministro da Cidadania Osmar Terra. Marco Aurélio vinha perdendo espaço e não conseguia nomear para cargos importantes pessoas de sua confiança. Foi ficando esvaziado e na última semana foi exonerado do cargo.

Rumores já indicavam a possível exoneração. No dia 8 de abril, o general Marco Aurélio Vieira esteve reunido com o presidente, Jair Bolsonaro, sem a presença do ministro. Especula-se que as mudanças na pasta façam parte de um movimento do governo para ampliar a base partidária no Congresso e, assim, chegar ao número de votos necessários para a reforma da previdência. General da reserva do Exército desde 2002, Marco Aurélio foi diretor-executivo de operações da Rio 2016, além de ter participado do planejamento e da execução do revezamento da tocha olímpica pelas cinco regiões brasileiras.

Na "primeira linha" de cargos da Secretaria Especial do Esporte ainda está vago o Secretário Nacional de Alto Rendimento. O pastor evangélico João Manoel Santos Souza (MDB-MA) será o escolhido, mas seu nome ainda não foi nomeado no Diário Oficial. Ele tem relações com a família Sarney e não tem histórico no esporte, o que trouxe insatisfação de atletas e ex-atletas nas redes sociais.
Fonte: G1

SSP de Sergipe fará reconstituição da ação policial que resultou na morte de Clautenis


Foto ilustrativa: Google.com.br e Redes Sociais

Na noite desta segunda-feira, dia 29, está previsto para acontecer à reconstituição da ação policial que resultou na morte do designer de interiores, Clautenis José dos Santos, de 37 anos, no dia 08 de abril deste ano, na Rua Serafim Bomfim, no Bairro Santos Dumont, zona norte de Aracaju. Ele e um amigo de nome Leandro Vasconcelos, tinham saído do Conjunto Bugio com destino ao município de Barra dos Coqueiros , quando foram abordados por três policiais onde um deles, teria atirado contra o Clautenis que não resistiu e morreu.

A informação da reconstituição da ação policial até as 07h30 da manhã desta segunda-feira, dia 29, ainda não foi confirmada oficialmente pela Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP), que prefere o sigilo da informação que não haja possivelmente tumulto no local. Mas, a informação chegou para site e/ou Portal Imprensa1, através de uma FONTE que recebeu a mensagem do irmão de Clautenis “ CLEVERTON DOS SANTOS ”, na última sexta-feira, dia 26 às 19h35 , como mostra o PRINT abaixo.

Além do irmão de Clautenis, mais duas FONTES do Imprensa1, ligadas “DIRETAMENTE ao PROCESSO“ entraram em contato com a nossa produção para dar a mesma informação. Para preservar as FONTES, não iremos mostrar os PRINTS.


Assim sendo, estamos a inteira disposição da SSP e de demais órgãos envolvidos no caso.

Contatos: 0XX70 3086-2968 ou comercialimprensa1@gmail.com

Por: www.imprensa1.com

Saúde, educação e segurança serão prioridades na gestão municipal, afirma o pré-candidato a Prefeito Toinho da Toyota em entrevista ao ABN

ABN inicia série de entrevistas com  pré-candidatos à prefeiura de Barra dos Coqueiros


O Blog ABN dá início, a partir desta segunda-feira (29), a uma série de entrevistas com pré-candidatos à prefeitura de Barra dos Coqueiros. As entrevistas são compostas pelo perfil de cada candidato e suas ideias em relação aos principais temas ligados à administração municipal.

Antonio Carlos Santos, mais conhecido como Vereador Toinho da Toyota (MDB), funcionário público, tem 6 mandatos de vereador, todos pelo mesmo partido MDB. E atualmente é líder do Prefeito Airton Martins, na Câmara Municipal.

ABN - Porque você quer ser prefeito de Barra dos Coqueiros?

TOINHO DA TOYOTA - Eu me preparei 24 anos para este momento. Me preparei tecnicamente, emocionalmente e, com muita tranquilidade, digo: conheço os problemas das pessoas, das  mães,  país, filhas, filhos, sobrinhos, netos e etc  que esperam pela assistência a saúde, por mais educação, segurança e emprego, principalmente  os pais de famílias. 

No meu mandato de vereador priorize a saúde, onde através do nosso mandatos encaminhamos milhares de pessoas para realizarem tratamentos médicos na capital sergipana, atendendo as demandas por toda a cidade. Eu entrei nas casas das pessoas, levantei os problemas e anotei as sugestões. Vou ser prefeito e mostrar nossa diferença, falando a verdade e encarando os problemas de verdade. Eu estou pronto para ser o prefeito e suceder Airton Martins em 2020!

ABN - Qual é a visão que você tem da Barra dos Coqueiros, hoje e o que faria diferente para melhorar ainda mais a cidade?

TOINHO DA TOYOTA - Acho que a cidade esta no rumo certo com a atual gestão. Vamos ampliar ainda mais os serviços públicos, Vamos manter a estabilidade da gestão, com harmonia e mantendo o diálogo com os poderes e com a sociedade.

O sucesso de uma gestão depende da participação. É preciso transparência e participação mesmo. Vou manter a política de  gastos com razoabilidade  e evitar desperdicios, apresentando para a cidade novos projetos, parceria com os governos estadual e federal, sem comprometer as contas públicas. Não vou gastar mais do que se arrecada e trabalharei com criatividade e boa vontade.

ABN - Se for escolhido pelo prefeito para a sucessão e se eleito qual é as suas 3 prioridade da sua gestão?

TOINHO DA TOYOTA - Primeiro, vou tomar conhecimento da gestão, avaliando a capacidade financeira e os recursos deixados. Após isso, continuar o trabalho do gestor na cidade, e apresentar novos projetos. Vamos focar na Saúde, porque as pessoas doentes e com dor não podem esperar, seja no banco duro de um posto ou em filas por anos e anos, à espera de uma cirurgia.

Vamos ampliar a saúde. Com o funcionamento pleno da Clínica da Família. Lá a população vai encontrar atendimento especializado, o que vai ajudar a desafogar os hospitais. Temos como meta a motivação dos funcionários públicos, elaborando um plano de cargo e carreira e investindo na atenção básica. É preciso cuidar das pessoas antes que fiquem doentes ou agravem o seu estado de saúde.

A educação também será prioridade. A merenda escolar continuará sendo de qualidade. . O material escolar tem que chegar no começo do ano e o uniforme precisa será de qualidade. Professores também devem estar motivados, capacitados e com salário justo. Também vamos priorizar o término das obras em andamentos, garantindo mais vagas nas escolas e ampliação do atendimento na saúde. 

Também vamos trabalhar pelo esporte, assistência social, turismo e segurança para a população, viabilizando a implantação da Guarda-Municipal no município. 

ABN - Como seria sua relação com a Câmara de vereadores?

TOINHO DA TOYOTA - Tenho muita experiência no poder legislativo,  a relação com todos os Poderes precisa ser harmônica e independente. Os vereadores representam regiões da cidade ou segmentos que precisam ser ouvidos e respeitados. Ele é o primeiro a ser cobrado no seu bairro ou por quem representa. Tanto o prefeito, quanto o vereador, são contratados pela população como servidores públicos e têm o mesmo objetivo: trabalhar para o bem comum. Se todos representam a população, não há motivos para briga ou desentendimentos.

ABN - Qual a sua opinião sobre cargos e salários de comissionados?

TOINHO DA TOYOTA - O bom gestor é aquele que escolhe os melhores e mais competentes quadros técnicos, sendo vigilante na execução das tarefas. Não teremos loteamento da prefeitura para apadrinhados. Vamos contar com os técnicos bons, que são os efetivos, e com uma equipe técnica muito capacitada.

Vamos fazer uma gestão justa, onde funcione o portal da transparência, como funciona atualmente , com o que arrecada e onde gasta. Construir a cidade que queremos, acompanhando as orientações do atual gestor. O comissionado também é servidor público e tem que trabalhar, assim como o concursado, recebendo o salário justo para a função.

ABN - Qual a mensagem que o senhor passa nesse momento para a população de Barra dos Coqueiros.

TOINHO DA TOYOTA - Sempre fui Fiel a projeto do Atual prefeito Airton Martins, sou amigo do Prefeito, e peço aos moradores de minha amada cidade, que análise o nosso trabalho durante os meus 6 mandatos de vereador, sempre servido o povo e conceda o apoio e o voto de confiança em 2020.

VEREADOR WILSON BERNARDES PEDE MANUTENÇÃO E LIMPEZA DA REDE DE ESGOTO DA ATALAIA NOVA



O vereador Wilson Bernardes (MDB) apresentou na Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros, a Indicação N° 57/2019, que foi aprovada por unanimidade,  solicitando ao prefeito Municipal,  que seja realizada a limpeza e manutenção da rede de esgoto e dos bueiros localizados da Atalaia Nova.

Segundo Wilson Bernardes, os moradores relataram que o acúmulo de sujeira na rede de esgoto tem dificultado o escoamento dos detritos e reclamam que durante o período de chuvas a situação se agrava. “Essa situação tem sido motivo de grande preocupação por parte da população e do nosso mandato, principalmente pelos riscos de doenças, além de outros problemas que a água acumulada pode trazer como danificar a estrutura dos imóveis e prejudicar a pavimentação asfáltica da via, o que eleva os riscos de acidentes de trânsito no local onde ocorre os problemas”, justificou.

O documento foi encaminhado ao Prefeito, à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, para as devidas providências.

O segredo do sucesso da nossa espécie pode estar… nas sobrancelhas


Estudo sobre seleção natural descobriu que os pelinhos acima do seu olho são essenciais para transmitir emoções – e para construir laços entre humanos.
(Guillermo Kahlo/Domínio Público)

O Homo sapiens não é lá uma espécie muito pacífica. Mas não dá para negar que esse negócio chamado civilização convenceu pelo menos alguns de nós a resolver disputas no diálogo, e não na porrada. Prova disso é um artigo científico que saiu ontem na Nature: três arqueólogos da Universidade de York descobriram que, conforme o ser humano passou a depender de relações sociais para sobreviver, a seleção natural favoreceu sobrancelhas expressivas e repletas de músculos, capazes de revelar emoções sutis só com um olhar.

Já se sabia faz tempo que nossos ancestrais, como o H. erectus e o H. heidelbergensis, esbanjaram sobrancelhas arqueadas enormes, apoiadas por estruturas ósseas visíveis nos fósseis. Boa parte dos evolucionistas apostava que esse era um efeito colateral anatômico de outras características importantes do crânio do primata, como a mandíbula forte e o posicionamento dos olhos.

O pesquisador português Ricardo Godinho e sua equipe usaram uma simulação de computador para alterar o tamanho do supercílio dos nossos tatara tatara tataravós e comprovar (ou não) essa hipótese. E descobriu que a testa de ferro dos hominídeos pré-históricos na verdade não tinha nenhuma influência biomecânica sobre a força da mordida ou a posição dos globos oculares. Era hora de apostar em outra teoria: a de que, mais do que arrancar pedaço, os antepassados humanos que se deram bem na corrida pela vida chegaram lá porque eram bons em bater papo e pedir ajuda. E nisso esses pelinhos que você tem em cima dos olhos são fundamentais.

“Um movimento rápido com as sobrancelhas para o alto é um sinal de reconhecimento e abertura para relacionamento presente em todas as culturas”, afirmou em comunicado Penny Spikins, também envolvida no estudo. “Movimentos sutis com as sobrancelhas também são essenciais para avaliar a confiabilidade de alguém. E já está provado que pessoas em que o botox impede o movimento da testa são menos capazes de captar as emoções dos outros.”

Segundo essa interpretação inusitada, ao longo dos últimos 100 mil anos — com o H. sapiens já muito, muito próximo de sua forma anatômica contemporânea — os supercílios diminuíram drasticamente, e há 20 mil anos, de acordo com os pesquisadores, as pressões evolutivas por socialização se acentuaram com a disseminação da agricultura e os crânios se tornaram absolutamente idênticos aos atuais. Já Kabwe 1 (o fóssil de H. heidelbergensis do Museu de História Natural de Londres cujo crânio foi usado para rodar a simulação) teria enormes supercílios pelo motivo oposto: parecer mais másculo e violento aos olhos de seus adversários. 

Só Darwin não está surpreso. Em seu livro A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais, ele já dá muita atenção à importância das sobrancelhas. No capítulo 12, sobre as reações de terror e do medo, diz: “a atenção manifesta-se pela discreta elevação das sobrancelhas, e à medida que este estado progride para a surpresa, elas são ainda mais elevadas, com os olhos e a boca bem abertos.” O fundador da biologia moderna nunca duvidou que a seleção natural não construiu só nossos corpos, mas também nossas emoções.
Fonte: Superinteressante

Brasileiro com mais de 50 tem mais medo de ficar feio que pobre, diz estudo


Imagem: Nikada/Getty Images

Wanderley Preite Sobrinho
Do UOL, em São Paulo


Nem a baixa aposentadoria, nem o alto custo dos planos de saúde ou mesmo a solidão preocupam mais o brasileiro com 50 anos ou mais do que a própria estética. Pesquisa divulgada ontem em São Paulo revela que 25% dos brasileiros nessa faixa etária temem mais as mudanças no corpo e a sensação de se sentirem feios do que a pobreza ou a doença.

A segunda principal preocupação do brasileiro com 50 anos ou mais é a falta de dinheiro (20%), seguida pela solidão (18%), sentir-se inútil (14%), ser um peso para outras pessoas (11%), não ter alguém para cuidar deles (10%) e as doenças (2%), informou o Instituto Locomotiva em evento da Bradesco Seguros.

VEJA TAMBÉM

"Não é só vaidade", explica o autor do estudo e presidente do instituto, Renato Meirelles. "É como se essa preocupação fosse a materialização do preconceito que existe em relação ao envelhecimento."

A pesquisa também informa que 74% dos entrevistados já presenciaram algum preconceito contra uma pessoa madura. "A dificuldade em lidar com as mudanças físicas escancara os efeitos desse preconceito", diz o pesquisador.

Por outro lado, a maior preocupação entre aqueles com menos de 50 anos é "com os outros", com 52% das respostas. "Quem tem mais problema de autoestima são os jovens, e não os mais velhos."

Essa autoconfiança também se reflete em como esse público se sente, independentemente do que mostra o calendário: apenas 10% se consideram velhos, 81% não se acham nem jovens nem velhos, 8% se definem jovens e 1% muito jovens.

Quando questionados sobre como preferem que se refiram à sua faixa etária, 32% desses brasileiros sugerem a palavra "madura"; 25% escolhem "terceira idade"; e 3%, "velhas".

A autoestima dessas pessoas é melhor do que a de jovens para a maioria dos assuntos, mas há um estigma sobre a palavra 'velha', [que é] associada a algo ruim. Assumir que são velhos em uma sociedade preconceituosa significa assumir essa vulnerabilidadeRenato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.

Embora recebam baixos salários, os aposentados brasileiros representam 42% da renda nacional: movimentam R$ 1,8 trilhão por ano, mais do que o consumo de toda a classe C, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). "Se os brasileiros com mais de 50 formassem um país, ele seria o 18º mais rico do mundo. Estaria no G20 do consumo mundial", diz Meirelles.

Idosos em casa de repouso em Santos, litoral paulistaImagem: Jorge Araújo/Folhapress
Mesmo assim, esse público não se enxerga nas campanhas publicitárias: 77% dos brasileiros maduros acham que as pessoas nas propagandas são muito diferentes delas. "Setenta e sete por cento do maior mercado consumidor do Brasil se sente rejeitado pela publicidade."

Quem vive no Brasil com 50 anos ou mais também tem seus arrependimentos. Em uma das questões de múltipla escolha, 83% dos entrevistados disseram que, se pudessem voltar no tempo, teriam "cuidado melhor da saúde", empatado com "guardado mais dinheiro" (83%) e seguido por "se alimentado de forma mais saudável" (81%), "estudado mais" (81%) e "feito mais exercícios físicos" (80%).

Milhões de "maduros" sem poupança

Hoje, 25% da população tem 50 anos ou mais. São 54 milhões de brasileiros, mais do que duas Austrálias, com 22,4 milhões habitantes, e do que toda a população da Espanha (47,7 milhões). Até 2050, 43% da população brasileira terá mais de 50 anos, ou 98 milhões de pessoas.

Hoje, 65% dos brasileiros nessa faixa de idade não guardam dinheiro para a velhice. Ao todo, 35% desse público faz poupança, e 23% deles têm o equivalente a três ou mais meses de renda. "Eles trabalharam a vida inteira e trabalham ainda hoje, mas têm renda limitada, não conseguem poupar", avalia o pesquisador

O problema, diz, é que os jovens sempre acham que terão dinheiro suficiente quando a velhice chegar. Embora 77% dos jovens acreditem que aos 50 terão condições financeiras favoráveis, 69% de quem, hoje, tem 50 anos ou mais consideram sua condição financeira "menos confortável do que imaginava do UOL
Fonte: uol

domingo, 28 de abril de 2019

SELEÇÃO DE FUTEBOL DE BARRA DOS COQUEIROS VENCE PFC EM JOGO-TREINO NO ESTÁDIO DE FUTEBOL JOÃO CRUZ

A Seleção vai enfrentar a equipe profissional do MARUINENSE, dia 1° de maio, na Barra dos Coqueiros.









A Seleção de futebol de Barra dos Coqueiros, se apresentou na tarde de sábado dia 27 de abril de 2019. para um jogo-treino contra o PFC no Estádio de futebol João Cruz, na Barra dos Coqueiros.  Com jogadores convocados de diversas equipes que participaram do Campeonato Municipal de 2018, a Seleção venceu pelo placar de 9 X 0, com os gols de:  Cladijan 3 Didi 3 Rodrigão 2 Rafael.

A equipe te como técnico, o Sargento da Marinha, Josué e coordenador Reginaldo, comandada pela LBD, que tem como presidente Givaldo Silva.

A Seleção Barracoqueirense de futebol, vai enfrentar a equipe profissional do  Maruinense, dia 1° de maio, partida em homenagem ao dia do trabalhador, e na preliminar vai jogar, a equipe dos moto-taxistas X tototós, no estádio de Futebol João Cruz, apertos das 14hs. NÃO PERCA!

Torneio de futevôlei da LBD prevenção contra as drogas e a violência, foi só sucesso na Barra dos Coqueiros

A dupla campeã foi Alysson e Nenê, dois irmãos, é recebeu o troféu vereador Toinho da TOYOTA e o desportista Veve entregou a premiação em dinheiro. O Troféu vereador Wilson Bernardes foi entregue a dupla vice-campeã.
“A princípio a ideia era apenas reunir os amigos e jogar futevôlei, fazer uma confraternização, algo simples. Mas cresceu de um jeito impressionante”, é assim que Marcelo, descreve o 1° Torneio Futevôlei dos amigos, que reuniu 16 duplas masculinas no sábado (27/04), na Arena de futevôlei do Recanto das ANDORINHAS, em Barra dos Coqueiros. A competição ja faz parte do calendário oficial da LIGA BARRENSE DE DESPORTOS - LBD. Mas promove campanha contra as drogas e a violência contra as pessoas, fortalecendo a sociedade
“tenho visto Jogo futevôlei na Barra dos Coqueiros, é a primeira vez que vejo  um Torneio muito organizado, Principalmente com a  premiação”, surpreende-se o vereador Toinho da TOYOTA, patrocinador do evento, que faz parte do grupo de amigos da LBD, que apoiam o esporte.  

“O objetivo é agregar, mostrar o crescimento do futevôlei, principalmente, entre os mais jovens de Barra dos Coqueiros. E, claro, fortalecer o grito de basta de drogas e de violência na cidade”, afirma um dos organizadores, SABIÁ

Os altos índices de jovens envolvidos contra drogas e violência, evidencia como a luta pela vida das pessoas é uma causa urgente. Nos três primeiros meses de 2019, houve uma redução da violência na Barra dos Coqueiros,  casos de violência contra os jovens e familiar , poucos foram registrados e os dados compravam.  

O presidente da Liga Barrense de Desportos, Givaldo Silva, ressalta que a luta contra as drogas precisa ocorrer em todos os ambientes, seja em casa, na escola, nas artes e, principalmente no esporte. Para responder sobre a importância do torneio de futevôlei abraça essa temática.

“ O 1° Torneio de futevôlei, não é só uma competição, mas uma união das pessoas pelo esporte. O torneio reforça a importância da presença de todos  no esporte, ainda mais em um esporte com muitos resquícios sociais”, explica Givaldo SILVA, presidente da LBD.

sexta-feira, 26 de abril de 2019

PREFEITO AÍRTON MARTINS PARTICIPA DE AUDIÊNCIA NO MPF PARA CRIAÇÃO DA RDS DOS MANGUEZAIS E PARQUE DAS DUNAS

Na quinta-feira (25), Aírton Martins, prefeito de Barra dos Coqueiros, juntamente com ouvidor-geral do Município, Edson Aparecido, e Dr. Saul, secretário de assuntos jurídicos, participaram de uma reunião com Dr. Ramiro Rockembach, procurador da república para tratar da medida de compensação ambiental referente a termoelétrica, denominada, Centrais Elétricas de Sergipe S.A.

O superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Sergipe, Olivier Chagas, avaliou positivamente a reunião. "Na condição de superintendente de Recursos Hídricos, fico muito feliz em contar com a participação do prefeito e dos representantes dos órgãos referentes à unidade de conservação", disse.

Em janeiro, se reuniram com o Ministério Público Federal, os prefeitos dos municípios de Santo Amaro das Brotas e Barra dos Coqueiros, cujo prefeito, Aírton Martins, mostrou-se comprometido com o futuro da população. "A Barra dos Coqueiros está avançando na área de preservação do meio ambiente, garantindo a diversidade da flora e da fauna locais, com caranguejos e peixes, para a população. O crescimento do mercado imobiliário conta com o acompanhamento dos órgãos municipais de meio ambiente, como a Comissão de Áreas de Preservação Permanente, o que também envolve a criação do Parque das Dunas e dos Manguezais, para os municípios de Santo Amaro e Barra dos Coqueiros, como unidade natural de conservação, por isso temos atendido todas as medidas definidas pelos órgãos federais envolvidos diretamente na criação", explicou. 

O representante das Centrais Elétricas de Sergipe-CELSE, Pedro Litsek, também se pronunciou. "As partes interessadas se mostram alinhadas na aplicação dos recursos, o que demonstra objetivos afins dos dois municípios envolvidos", revelou. 
O procurador da República, Dr. Ramiro Rockenback mostrou-se entusiasmado. "Os estudos aguardados há cerca de dois anos poderão ser providenciados em 60 dias. A Barra dos Coqueiros está de parabéns", disse.

Fonte: SECOM-PMBC

Adailton Martins vai ao Dnit lutar pela BR 101

O deputado estadual Adailton Martins (PSD), membro da Comissão Temporária Externa da Alese, ao lado dos deputados Dilson de Agripino (Cidadania), Maisa Mitidieri (PSD) e Zezinho Sobral (Pode), esteve nesta quinta, 25, na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) para reunião com o superintendente do órgão em Sergipe, Gustavo de Felippo. Adailton foi cobrar esclarecimentos sobre a obra de duplicação da BR 101 em Sergipe.

 “Nossa preocupação é com uma obra que se arrasta há muitos anos e, com isso, prejudica a  vida dos sergipanos de várias formas. Seja pelos transtornos causados, pelo aumento no risco de acidentes e também pelo entrave na nossa economia. 

A BR 101 precisa ter sua duplicação concluída. Sergipe não pode mais esperar”, avaliou Adailton Martins.

Assessoria de Comunicação do Deputado Adailton Martins 

#mandatoprodutivo
#mandatoparlamenta
#mandatoparticipativo
#mandatointinerante

quinta-feira, 25 de abril de 2019

ESPORTE: Sábado a LBD realiza Torneio de Futevôlei no Recanto das Andorinhas na Barra dos Coqueiros





Será realizado neste fim de semana em na Arena do Complexo Recanto das Andorinhas, (ao lado da quadra poliesportiva Duca) na Barra dos Coqueiros - Sergipe, um torneio de futevôlei. Promovido pela A Liga Barrense de Desportos - LBD, que faz parte do Projeto CRUZADA ESPORTIVA CONTRA O CRACK, TODOS CONTRA AS DROGAS.

Na noite do dia 24/04, na Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros, foi realizado os sorteios das 16 duplas participantes e definiu os confrontos para a competição e haverá premiação em dinhei( aos três primeiros colocados e entrega de troféu do 1º ao 2º lugar.

O torneio é uma realização da LBD, com a organização de Marcelo e amigos. Na reunião o vereador Toinho da Toyota e o vereador Adelmo Apóstolo, marcaram presença na reunião, e falaram  do esporte na vida das pessoas, e também parabenizam Os trabalhos realizados pelo presidente da LBD, Givaldo Silva.

VEJA AS DUPLAS E OS CONFRONTOS:
Confr7onto 

1° Gagal x Alisson
2° Elvis x Chay
3° Rodrigão x João
4° Redson x Rafael
5° Suco x Procópio
6° Marcelo x Wilsinho
7° Michel x Nando
8° Tinho x Didi

Chega no local da competição as 7:40 pra receber o material obrigada pela atenção

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Projeto da LBD que incentiva o esporte como ferramenta de prevenção as drogas tem apoio do Prefeito, do senador, do deputado e dos vereadores

O projeto de prevenção as drogas da LBD, tem contribuído para a diminuição da violência entre os jovens na Barra dos Coqueiros.

Utilizar o esporte como ferramenta de prevenção ao uso de drogas, em especial ao de crack, foi tema de reunião entre o Prefeito Municipal de Barra dos Coqueiros, Airton Martins, com o Senador AlexssandoVieira, com o Deputado estadual Adailton Martins, e com os vereadores e vereadoras e com o Secretário de esporte e Lazer, durante o mês de março e abril, o pre. “Infelizmente, hoje, na Barra dos Coqueiros, em Sergipe e no Brasil, muitos jovens que não aderem à prática desportiva passam a usar drogas, direta ou indiretamente. Seja tabaco, álcool, maconha ou até crack, que é o maior vilão nacional quando se fala da questão do entorpecente”, disse Givaldo Silva.

Presidente da Liga Barrense de Desportos, Givaldo Silva, autor do Projeto de prevenção Contra o Crack e outras Drogas, na Barra dos Coqueiros, o Givaldo Silvs ressaltou em todas as reuniões que o combate ao uso de entorpecentes tem que estar vinculado à prática de esporte. “Vendo a sensibilidade do Prefeito, do deputado estadual, do Secretário de esporte e lazer, os vereadores e vereadoras, para a inserção social dentro do esporte, nós trouxemos a campanha ‘TODOS CONTRA AS DROGAS’ para ser inserida dentro dos Programa de esporte e de outras atividades desportivas desenvolvidas pelo Governo do Estado de Sergipe e pelo Ministério do Esporte”, acrescentou Givaldo Silva. 

O trabalho feito na Barra dos Coqueiros,  envolve a realização de eventos para conscientizar e ajudar aqueles que querem se livrar da dependência química, além de dar apoio às famílias que têm que lidar diariamente com dependentes químicos em casa. “Vamos ter outras reuniões e vamos trabalhar essa relação, para que se possa adequar a política de prevenção às drogas dentro das atividades do governo Municipal, estadual e federal”, afirmou.

Dentro dos eventos promovidos na Ilha de Santa Luzia, está o Nocaute ao Crack (eventos que serão realizados de artes marciais com foco na conscientização contra as drogas), Copa de futsal  Libertadores do Crack (torneio de futsal), Enterrando o Crack (basquete) e Manobra contra as Drogas (evento de skate  como estilos de vida)

Salário-maternidade para MEI e Mães Desempregadas


Você sabia que o salário-maternidade é um direito que se estende a MEIs e, até mesmo, às mães desempregadas? Exatamente! Esse valioso benefício está ao alcance de todas as gestantes do país. Mas como funciona o salário-maternidade afinal de contas? Vamos a uma breve explicação.

O conceito é simples: trata-se de uma licença equivalente a 120 dias — contados a partir do oitavo mês de gravidez. Durante o período, a gestante recebe um salário mensal cujo valor é calculado com base no último salário de contribuição ou informações do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

Vale lembrar que o homem também pode usufruir do benefício mediante algumas situações. Um exemplo típico é o indivíduo que vira pai adotivo ou assume a guarda de uma criança. Em outras palavras, o benefício existe para fornecer proteção à criança. Entendido?

Agora que vimos a breve introdução sobre o salário-maternidade, exploraremos o tema mais a fundo, focando as situações de gestantes microempreendedoras e, também, as que se encontram desempregadas e sem amparo financeiro. Acompanhe!

Salário-maternidade para MEI

Dentro da Lei, o microempreendedor individual que estiver em dia com as contribuições à Previdência Social tem direito a benefícios. Alguns desses benefícios, no entanto, requerem períodos de carência para que sejam concedidos, como é o caso do salário-maternidade.

A regra para a MEI é que se tenha contribuído pelo menos 10 vezes antes do parto. Portanto a mãe empreendedora deve pagar mensalmente o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) antes mesmo da gravidez.

Infelizmente, muitas vezes isso é um empecilho para obter o salário-maternidade. Em contrapartida, as contribuições feitas no período em que a MEI atuava em outra categoria (celetista, por exemplo) podem ser somadas à carência.
O que fazer quando a situação da MEI está irregular?

Evidentemente, a inadimplência do MEI faz com que ele perca a qualidade de segurado e os direitos a benefícios previdenciários. A boa notícia é que a situação pode ser contornada: basta imprimir os documentos de arrecadação pendentes. Se necessário, a microempreendedora consegue parcelar os débitos.
Concessão de benefício a funcionárias

A gestante que trabalha com carteira assinada e tem o MEI como empregador também tem direitos similares. Contudo, é necessário separar as categorias: a funcionária do MEI se enquadra na Previdência Social como celetista.

Isso significa que ela está protegida pela CLT, diferente da microempreendedora individual — regida pela Lei Complementar 123/2006. Nesse caso, o que a profissional recebe é a licença maternidade.
Regras para as mães desempregadas

Geralmente, o salário-maternidade para mães ou gestantes desempregadas costuma ser uma grata surpresa às mulheres, pois é comum a afirmativa (equivocada) de que só quem trabalha com carteira assinada tem direito ao benefício.

A mãe desempregada, inclusive, tem mais direitos do que imagina. Se porventura ela não usufruiu de licença ou salário-maternidade envolvendo a gravidez em questão, é possível solicitar o benefício enquanto a criança não completar cinco anos de idade.

Outro ponto importante é a carência. Por padrão, é exigida a quantia de 10 contribuições anteriores ao parto. Como a mãe está desempregada, o INSS considera, também, os recolhimentos feitos nos últimos 25 meses.

No mais, a solicitação do salário-maternidade para MEI e mães desempregadas é realizada via Internet, pelo site do INSS, ou pelo telefone 135. Simples, não é mesmo?

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Fonte: Jornal contábil

terça-feira, 23 de abril de 2019

Vereador Alberto Macedo Solicita melhorias no campo de futebol 'Barrão' e um vestiário no campo da Atalaia Nova



Visando atender as demandas dos desportistas e contribuir para o fomento do esporte no município de Barra dos Coqueiros. O vereador Alberto Macedo (PROS) apresentou três proposituras solicitando melhorias em campos de futebol da cidade. 

Através da Indicação n° 0020/2019 o vereador solicitou que o poder executivo municipal realize um trabalho de infraestrutura no campo de futebol conhecido como ‘Barrão’, plantando grama e colocando alambrado, a fim de oferecer mais qualidade na prática desportiva no local. 

“Esta é uma solicitação antiga dos desportistas do município, eu mesmo participo de jogos nesse campo e realmente há necessidade. Além disso, o esporte é importantíssimo principalmente na vida dos jovens. O esporte contribui para saúde e qualidade de vida, desenvolve o intelecto, dá condições de sociabilidade e deixa menos tempo para pensar em coisa errada”, revelou Alberto.

O vereador Alberto citou ainda que “a administração de Barra dos Coqueiros tem sido destaque em realização de obras, por isso eu peço que olhe com mais carinho para essa situação do campo”, disse. No período aberto para discussão da propositura, o vereador Aracê Pereira (PSB) explicou que existe um agente complicador para realização dessa obra, que o fato do terreno pertencer a uma pessoa privada. 

Na Indicação 019/2019, o parlamentar solicitou caçambadas de areia preta para o campo de futebol da Atalaia Nova, localizado próximo ao GATI. Alberto Macedo explicou que o campo se encontra cheios de buracos impedindo a prática de esportes no local e que especificou o tipo de areia por ser a mais adequada devido a densidade e facilidade para o crescimento de grama. 

Ainda voltando suas ações para Atalaia Nova, o parlamentar solicitou na Indicação n° 022/2019, que a prefeitura construa vestiários nos dois campos principais do povoado. “Essa é outra solicitação muito importante, pois os jogadores têm que trocar de roupa na rua causando constrangimento tanto a eles mesmos, quanto aos que transitam na área”, disse Alberto.

Fonte: secom-cmbc

Vereador Wilson Bernardes solicita que o ônibus 073/Barra – Atalaia Nova faça trajeto também pela rua Praia da Costa


Na noite da última segunda-feira, 18, o vereador Wilson Bernardes (MDB) levou três Indicações para serem apreciadas durante a sessão legislativa, realizada na Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros. Dentre as pautas apresentadas pelo parlamentar, a mais discutida foi a Indicação n° 24/2019, na qual Wilson solicita que o superintendente da SMTT Barra, estude a viabilidade de que o ônibus que faz a linha 073/ Barra – Atalaia Nova, passe a circular também pela rua Praia da Costa.

Contemplar os moradores da Praia da Costa com uma linha de ônibus que passe próximos à suas residências, é tema recorrente nas proposituras do vereador Wilson Bernardes, que acredita que desta vez a viabilidade de realização é maior.

“Voltei a fazer essa solicitação por que, hoje as ruas apresentam boas condições para o tráfego de veículos, diante deste fato, acredito que os ônibus já podem passar por ali por baixo e acabar com esse transtorno para aquela comunidade. Pois é muito complicado para eles se deslocarem da pista até suas casas, principalmente no período da noite”, explicou Wison.

A outra solicitação feita pelo vereador foi descrita na Indicação n° 25/2019, nela, Wilson solicita que seja realizada uma reforma no píer da praça Luiz Gonzaga na Atalaia Nova. Segundo o parlamentar, “o píer é um local de pescaria, lazer e turismo. Mas, hoje ele se encontra com a rampa quebrada, mesmo depois de alguns paliativos já terem sido feitos”.

Concluindo a pauta, o vereador solicitou na Indicação n° 26/2019, serviços de melhoria na iluminação pública em frente a alguns condomínios do município. Todas as Indicações foram aprovadas.
Fonte: secom-cmbc

Vereadora Pastora Salete solicita uma mini praça no bairro Rio das Canas



Visando oferecer um espaço de lazer, de convivência e consequentemente mais qualidade de vida aos moradores do bairro Rio das Canas, a vereadora pastora Salete (PRB) solicitou que seja executado um serviço de urbanização e construção de uma mini praça, contemplando o passeio localizado na rua A, do bairro citado.

A solicitação foi feita por meio da Indicação n° ‪015/2019‬, na noite da última segunda-feira, 18, durante Sessão Ordinária realizada na Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros.

Durante a discussão da propositura, a vereadora pastora Salete, ratificou a importância da solicitação e pediu apoio aos demais parlamentares.

“Eu gostaria do apoio dessa Casa na aprovação dessa Indicação. Pois, ao ver como essas mini praças têm trazido mais qualidade de vida para os munícipes, tive a iniciativa de solicitar a construção de uma naquela área do Rio das Canas. Para que aquela comunidade também possa ter mais qualidade de vida, dispondo de uma área de lazer, um local para brincar com as crianças, jogar e coisas afins”, revelou Salete.

A Indicação n° ‪015/2019‬ foi aprovada e subscrita por todos os parlamentares presentes na sessão. O documento será encaminhado para Secretaria Municipal de Obras com cópia para o prefeito, Airton Martins.
Fonte: secom-cmbc

Vereador Jailson Pereira solicita tonéis de armazenamento de lixo na rua H. Dantas


A Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros aprovou na noite da última segunda-feira, 18, a Indicação n° 27/2019, de autoria do vereador Jailson Pereira (PSD). Na propositura, o vereador sugere que tonéis para depósito de lixo sejam colocados na avenida José Mota Macedo, junto ao muro da H. Dantas. 

Para o parlamentar, colocar tonéis naquela área irá ajudar a comunidade organizar resíduos, dentre outros benefícios.

“Estou solicitando estes tonéis por entender que será de grande valia para a comunidade, pois eles poderão armazenar de forma organizada e urbana seus resíduos e também facilite a coleta pela empresa responsável”, ressaltou Jailson Pereira.
Fonte: Secom-pmbc

Vereador Jorge Rabelo requer pavimentação asfáltica na travessa B, Rio das Canas

 

Na noite da última segunda-feira, 18, a Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros aprovou a Indicação n° 23/2019 de autoria do vereador Jorge Rabelo (PSC). Na propositura, o parlamentar requer que seja realizado o serviço de pavimentação asfáltica na Travessa B, entrada do bairro Rio das Canas. 

De acordo com o parlamentar a área encontra-se com muitos buracos dificultando o tráfego no local.

“Gostaria de pedir ao senhor prefeito que atendesse essa solicitação e realizasse o recapeamento asfáltico daquele local, assim como ele tem feitos em diversos outros locais do município. A rua citada está com muitos buracos quase que impossibilitando o trânsito no local”, pontuou Jorge Rabelo.

fonte: secom-pmbc

Anticorpo específico é capaz de suprimir o HIV por até 4 meses, diz estudo


Imagem: Istock
De acordo com um novo estudopublicado no periódico New England Journal of Medicine, doses regulares de um anticorpo conhecido como UB-421, que bloqueia a ligação do vírus HIV em células imunológicas humanas, podem ter o poder de suprimir os níveis do vírus durante até quatro meses em pessoas que fazem pausas de curto prazo em suas rotinas de terapia antirretroviral.

Como o estudo foi feito
29 voluntários com HIV controlado interromperam seus hábitos normais de terapia antirretroviral oral diário no momento da sua primeira infusão ou uma semana depois, dependendo de como usavam os medicamentos.
14 participantes do estudo receberam oito infusões semanais regulares, enquanto 15 receberam oito doses mais altas de infusões a cada duas semanas.

No final do período de tratamento de oito ou 16 semanas, todos os voluntários retomaram o regime de terapia antirretroviral anterior e foram avaliados em acompanhamento médico até oito semanas mais tarde.

Com exceção de um único participante que interrompeu o estudo devido a uma erupção cutânea leve, os voluntários de ambos os grupos mantiveram a supressão do HIV durante o período de tratamento na ausência de terapia antirretroviral.
Resultados

Os resultados da pesquisa indicam que o anticorpo era seguro e não induziu a produção de HIV resistente a anticorpos.

Veja também

Como o pequeno estudo não incluiu um grupo comparador recebendo uma infusão de placebo, outros estudos foram planejados para avaliar a segurança e a eficácia do UB-421.

Fonte: Do UOL VivaBem, em São Paulo

Como saber se você está com virose? Dor, febre e diarreia são sintomas


Viroses não têm tratamento específico e geralmente passam após três a dez diasImagem: Getty Images

Tatiana Pronin
Colaboração para o UOL VivaBem

Resumo da notícia
O termo "virose" costuma ser usado para designar infecções no trato respiratório alto ou gastrointestinal
O problema é muito frequente e na maioria das vezes não traz grandes complicações
Não há medicamentos específicos para tratar as viroses mais comuns e o quadro costuma melhorar após alguns dias
Na maior parte das vezes, o tratamento se resume à hidratação, descanso e remédios para alívio dos sintomas


Você está com dor de cabeça, nariz entupido, fraqueza e um pouco de febre, ou então tem diarreia e náusea, e decide ir ao pronto-socorro. Ao chegar lá, ouve que "é só uma virose". A frase é tão comum que muita gente chega até a achar que médicos dão o diagnóstico quando não sabem direito o que o paciente tem, mas não é bem assim.


Todas as infecções provocadas por vírus podem ser chamadas de viroses, como gripe (causada pelo influenza), HIV, HPV, herpes, dengue, zika e chikungunya. Esses agentes infecciosos podem ser transmitidos por gotículas lançadas ao ar, pela saliva, pelas fezes, pelo contato com fluido sexual e por picadas de insetos. Porém, de forma geral, o termo "virose" é utilizado para designar um conjunto de infecções agudas no trato respiratório ou gastrointestinal que são muito frequentes e se resolvem sozinhas após alguns dias, apenas com alguns cuidados gerais e para as quais não se costuma identificar um vírus específico. Assim, se você tiver uma doença viral mais séria dificilmente vai ouvir essa designação genérica.

Veja também

Não existem remédios específicos para essas viroses mais frequentes, em parte porque o próprio organismo se encarrega de combatê-las sozinho. Por isso mesmo, não faz sentido o médico solicitar exames específicos para a identificação viral, a não ser quando é preciso descartar alguma doença que pode ter complicações e/ou que precisa ser monitorada pelas autoridades de saúde, como gripe, sarampo, dengue e chikungunya, entre outras.
Viroses no trato respiratório

Existem mais de 200 vírus capazes de causar sintomas no aparelho respiratório, como os rinovírus, os adenovírus e o vírus sincicial. Esses micro-organismos podem ser transmitidos pelo ar, quando gotículas são lançadas pelo infectado ao tossir ou espirrar, ou por contato, quando os vírus presentes na mão ou nas secreções contaminam objetos como corrimões, maçanetas, controles remotos etc. Esse tipo de virose costuma ser mais comum no frio, nas regiões de clima temperado, e apresentar um padrão mais incerto nas regiões tropicais.
Viroses intestinais

Já os vírus que mais atacam o sistema gastrointestinal são transmitidos por água ou alimentos contaminados por fezes. Muitas vezes isso acontece porque as pessoas não lavam as mãos antes das refeições ou de preparar a comida. Essas infecções costumam ser causadas por norovírus, rotavírus, astrovírus ou adenovírus, e são mais frequentes no verão, embora possam ocorrer na maior parte do ano.
Será que é gripe?

A gripe é causada pelos vírus influenza A ou B, que sofrem mutações a cada temporada. É comum haver confusão entre gripe e resfriado, mas a primeira tem manifestações bem mais intensas e exige cuidados porque pode causar pneumonia.

Os sintomas da gripe são febre alta (acima de 38 graus), seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, nariz congestionado e tosse seca. Em geral os sintomas respiratórios ficam mais evidentes com a progressão da doença e se mantêm por três a cinco dias depois que a febre diminui. Já o resfriado comum costuma se limitar aos sintomas de coriza, obstrução nasal e tosse. Vale lembrar que existe vacina contra a gripe.

Infecções virais são mais comuns que as bacterianas?

Sim. Os vírus são estruturas microscópicas acelulares (que não possuem célula), por isso dependem das células do hospedeiro para se multiplicar. Ou seja: eles são partículas que atuam como parasitas. Embora as bactérias também sejam invisíveis a olho nu, elas são bem maiores que os vírus. As infecções virais são mais frequentes no ser humano porque são mais fáceis de ser transmitidas. Estima-se que elas sejam responsáveis por 90% de todas as infecções.
Por que os vírus atacam certas regiões e não outras?

Existe uma variedade enorme de vírus, sendo que cada tipo apresenta uma espécie de preferência por determinada parte do corpo, algo que os médicos chamam de "tropismo" e tem a ver com a evolução e as estratégias de adaptação de cada micro-organismo. Alguns preferem o trato respiratório ou digestivo, enquanto outros atacam a pele, os olhos, o fígado, o sistema nervoso e assim por diante. Um mesmo vírus eventualmente pode afetar regiões diferentes, como alguns adenovírus ou enterovírus.
Quais os mais perigosos: vírus ou bactérias?

Tudo depende do agente infeccioso e da imunidade individual de cada pessoa. Algumas infecções virais podem causar complicações graves, como é o caso do influenza, o vírus do sarampo, da febre amarela, da poliomielite, da hepatite, da Aids, entre outros. Certos quadros virais também podem deixar o organismo mais vulnerável a uma infecção bacteriana.

Sintomas

As manifestações mais comuns das viroses que afetam o sistema respiratório são:
Febre de intensidade variável;
Mal-estar;
Nariz escorrendo ou congestionado (coriza);
Dores no corpo ou na cabeça;
Tosse ou irritação na garganta;
Perda de apetite;
Alguns desses vírus também podem estar envolvidos no desenvolvimento de sinusite, amidalite, faringite, laringite ou otite.

Já as viroses gastrointestinais podem causar:
Febre (nem sempre presente);
Enjoo;
Vômito;
Diarreia;
Dor de barriga;
Perda de apetite;
Quando ir ao médico?

Sempre é recomendável a avaliação médica, sobretudo se os sintomas no trato respiratório prejudicarem o sono e a alimentação, se agravarem ou mesmo se forem leves, mas não passarem após alguns dias. Em caso de febre alta, dificuldade para respirar, vômitos ou diarreia forte que não passa em 24 horas é recomendável ir ao pronto-socorro, especialmente se o paciente for criança, idoso, gestante ou tiver alguma doença crônica.

Quando tempo dura uma virose?

Em geral, as viroses respiratórias e gastrointestinais duram de três a dez dias.
Diagnóstico

Em geral, o diagnóstico é clínico, ou seja, o médico consegue identificar a virose só com base nos sintomas, exame físico e histórico do paciente. Exames para detectar o vírus envolvido só são realizados quando os sintomas são mais graves, ou quando há necessidade de se descartar outra doença ou monitorar algum surto. Isso pode ser feito com uma sorologia (que identifica anticorpos para alguns tipos de micro-organismos), ou por técnicas de reação em cadeia de polimerase (PCR), um teste mais rápido --e mais caro.
Como tratar

Não existe tratamento específico para viroses comuns como as que causam resfriados ou diarreias. A recomendação é:
Tomar bastante líquido, como água e sucos;
Descansar e se alimentar de forma saudável para evitar a desidratação e ajudar o organismo a combater a doença.

Se necessário, medicamentos podem ser prescritos para alívio dos sintomas, como febre, dores, enjoo e congestão nasal. A inalação também pode ser útil em caso de tosse. Antibióticos não funcionam contra as viroses, por isso só devem ser prescritos se houver suspeita de infecção por bactéria.

Como o médico sabe é vírus ou bactéria?

Sinusites, bronquites, conjuntivites e otites podem ser causados tanto por vírus quanto por bactérias, mas o médico é capaz de diferenciar as causas com base em alguns parâmetros, como a mudança do aspecto das secreções, a duração dos sintomas, ressurgimento de febre, o histórico do paciente, a época do ano e casos semelhantes atendidos naquela região.
Como prevenir viroses?

Não há vacinas específicas para as viroses mais comuns que acometem o trato respiratório e digestivo. A imunização existe apenas para vírus que causam doenças mais graves, como a gripe e o rotavírus causador da diarreia infantil, o sarampo, a catapora, a rubéola e a febre amarela. Os principais cuidados para se evitar as infeções são:
Procure não deixar as janelas completamente fechadas, procure arejar o ambiente;
Lave as mãos com frequência, especialmente antes das refeições, após ir ao banheiro, antes de cozinhar e depois de assoar o nariz;
Evite compartilhar toalhas, copos e talheres, e redobre os cuidados com a higiene se houver alguém doente em casa;
Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com a dobra do cotovelo. Se usar as mãos para isso, lave-as depois;
Procure ficar em casa quando está doente.

Fontes: Nanci Bellei, infectologista e virologista, membro da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia); Robério Dias Leite, infectologista pediátrico e membro do Departamento Científico de Infectologia da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatra); CDC (Centers for Disease Control and Prevention); Ministério da Saúde.