quinta-feira, 31 de maio de 2018

SARGENTO DA PM É MORTA EM TENTATIVA DE ROUBO NO ORLANDO DANTAS EM ARACAJU

A 1° SGT Eliane Costa da Silva, que era lotada na Assembléia legislativa de Sergipe foi morta em uma tentativa de roubo frustrada no Bairro Orlando Dantas, zona oeste de Aracaju. Segundo informações, um elemento tentou roubar a mesma, houve luta corporal e este disparou um tiro em sua cabeça. A Sargento Elaine foi socorrida ao hospital mais veio a óbito.

Por: *Oliveira Neto*

quarta-feira, 30 de maio de 2018

GILVAN DO ROJÃO E BETE EVANNY NO SÃO JOÃO DE BARRA DOS COQUEIROS, VEJA A PROGRAMAÇÃO!

NOTA DO PARTIDO VERDE

Foto de Patricia Penna.

Vereador Jailson Pereira requer ampliação no percurso de uma das linhas de ônibus do município




Na noite da última terça-feira, 15, os parlamentares da Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros aprovaram o Requerimento N° 13/2018 de autoria do vereador Jailson Pereira (PSD). Na proposição, o legislador requer que seja encaminhada a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Aracaju e de Barra dos Coqueiros uma solicitação para que o transporte público do município passe a incluir o conjunto Prisco Viana no itinerário.

A sugestão do parlamentar é que ao menos uma das linhas de ônibus da cidade faça o trajeto pelas ruas A e N no conjunto Prisco Viana. Durante a justificativa em Plenário, o vereador Jailson Pereira ressaltou a importância desta medida para a comunidade.

“Ter uma linha de ônibus passando pelo Prisco Viana trará muitos benefícios e não só àquela comunidade, como também aos moradores do conjunto Moisés Gomes e do Residencial Marcelo Déda. Por este motivo, gostaria de pedir o apoio de todos os pares desta Casa, para aprovar esse requerimento”, disse. 

Na oportunidade, o vereador Jorge Rabelo (PSC) definiu a proposta como pertinente e oportuna. “Quero parabenizar o vereador pela solicitação e dizer que ela veio no momento correto. Pois a justificativa apresentada pelas empresas de ônibus, no que diz respeito às ruas serem estreitas e não apresentarem condições para receber veículos de grande porte já não é mais válida, uma vez que, atualmente todas as linhas de ônibus estão fazendo o trajeto por estas ruas devido ao desvio ocasionado pela obra na avenida Oceânica”. 

Após discutirem o assunto, todos os vereadores presentes subscreveram o requerimento e o aprovaram por unanimidade.
Fonte: http://www.cmbarradoscoqueiros.se.gov.br

Vereador AC solicita reforma da praça Maria Luciene Santos no Prisco Viana




Visando atender a uma demanda da comunidade, o vereador Antônio Carlos/ AC (PSD) apresentou na Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros a Indicação N ° 24/2018 na qual solicita que o Poder Executivo Municipal autorize e encaminhe ao órgão ou setor competente a reforma da praça Maria Luciene Santos localizada na rua L, conjunto Prisco Viana. A requisição do parlamentar foi feita em Sessão Ordinária realizada na última terça-feira, 15.

Durante a sessão, o vereador Antônio Carlos/AC explicou o porquê fez a solicitação. “Trouxe essa indicação para esta casa legislativa, por se tratar de um desejo da população. Eu fui procurado por moradores que me fizeram esse pedido. Além disso, a realização desta reforma trará muitos benefícios para nossa cidade”, justificou.

O vereador Wilson Bernardes (MDB) parabenizou o colega parlamentar pela iniciativa. “Quero parabenizar o vereador AC por esta indicação, e dizer que eu o apoio, pois presenciei o momento em que a comunidade fez essa solicitação e nós devemos atender àquilo que o povo pede”.

Ainda na oportunidade o vereador Jorge Rabelo (PSC) acrescentou que “essa obra já era ter sido iniciada, uma vez que, foi feito um acordo entre a Prefeitura Municipal e a empresa Celse para realização da mesma”, disse.
Fonte: http://www.cmbarradoscoqueiros.se.gov.br

Vereadora Guega solicita realização de obras na rua A, no conjunto Andorinhas, na Barra dos Coqueiros



Pensando em contribuir para o bem-estar e qualidade de vida dos munícipes de Barra dos Coqueiros, a vereadora Guega Araújo (PT do B ) solicitou, por meio da Indicação n° 25/2018, que seja feito um estudo técnico para realização de obras visando eliminar os constantes alagamentos ocorridos nos tempos de chuva na rua A, conjunto Andorinhas.

Na propositura, a parlamentar salientou o motivo de sua solicitação. “Achei necessário fazer essa solicitação pois, essa situação foi exposta por moradores da comunidade que alegam sofrer com o lamaçal e com a dificuldade de tráfego tanto de pedestre quanto de veículos”, disse Guega Araújo. 

A Indicação n° 25/2018 foi aprovada por todos os vereadores presentes e será encaminha a Secretaria de Obras do município.

Fonte: http://www.cmbarradoscoqueiros.se.gov.br

Como Fani, estar acima do peso aumenta chance de ter Síndrome Metabólica



É preciso mudar a dieta para tratar a síndrome metabólicaImagem: Reprodução/Instagram


Vivian Ortiz

Do VivaBem, de São Paulo

29/05/2018 18h12


Fani Pacheco surpreendeu ao aparecer com muitos quilos a menos. A ex-BBB, que hoje tem um canal no Youtube, contou para a revista Quem que precisou emagrecer às pressas, depois de ser diagnosticada com síndrome metabólica aos 36 anos.

A descoberta da doença, que pode desencadear diabetes e problemas cardíacos, aconteceu durante exames de rotina. Após o susto, em janeiro deste ano, ela começou a fazer dieta e rotina regrada de exercícios três vezes por semana. Desde então, emagreceu 15 quilos.
Leia também:

De acordo com a educadora física especializada em nutrição pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Paola Machado, a síndrome metabólica é um quadro que se forma normalmente quando algumas pessoas engordam, mas é mais comum em quem tem histórico familiar de diabetes ou hipoglicemia.

"Está relacionado ao fato da pessoa comer errado, caprichando em um cardápio rico em carboidratos simples, como arroz branco, macarrão e todo tipo de açúcar", explicou Machado, que já falou sobre o assunto em sua coluna aqui no VivaBem.

Os sintomas são: obesidade, resistência insulínica, nível elevado de triglicérides, baixo nível de HDL-colesterol e pressão arterial alta.

Maria Fernanda Barca, doutora em endocrinologia pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), explica que a Síndrome Metabólica faz engordar, mas muitas vezes a pessoa engorda e aí vai desenvolver a síndrome metabólica. Uma coisa está ligada a outra. Mas, de forma geral, a pessoa começa a comer muito carboidrato e aí desenvolve a síndrome metabólica, que ajuda a engordar ainda mais.

Machado diz que existem vários subtipos de obesidade: indivíduos em risco de obesidade com síndrome metabólica (apresenta alta gordura visceral, alto índice de massa corporal, elevada adiposidade, baixa sensibilidade insulínica, baixo HDL e elevados níveis de triglicerídeos); indivíduos obesos metabolicamente saudáveis (baixa gordura visceral, alto índice de massa corporal, elevada adiposidade, alta sensibilidade insulínica, alto HDL e baixos níveis de triglicerídeos) e indivíduos de peso normal metabolicamente obesos (alta gordura visceral, baixo índice de massa corporal, alta adiposidade, baixa sensibilidade insulínica, alta gordura hepática e elevados níveis de triglicerídeos).
Como sair desse processo?

Emagrecer é fundamental. De acordo com Barca, é preciso investir em umadieta com pouco carboidrato, além de não deixar os exercícios de lado.

"Atividade física é fundamental. Não precisa morar na academia, mas uma simples caminhada de 40 minutos, de três a cinco vezes por semana, já traz bons efeitos", ressalta. "Isso já foi constatado em vários congressos, inclusive."

Em muitos casos, também é importante ajudar a insulina a agir. Por isso, explica a médica, é importante passar por um especialista, que pode indicar remédios sensibilizadores da insulina. "Em geral, se entrou nesse processo, algum desgaste do pâncreas já teve. Por isso, é necessário acompanhar", diz.

Já Paola indica exercícios intervalados de alta intensidade (ou metabólicos), com tiros de corrida de 30 segundos, por exemplo. Segundo ela, estes exercícios são mais eficazes do que um treino de estado estacionário (em ritmo leve/moderado contínuo) para melhorar a sua resistência à insulina, a capacidade do organismo em utilizar carboidratos e o desempenho.
Fonte: 

12 motivos que vão fazer você ir para a cama mais cedo todos os dias



Imagem: iStock


Gabriela Ingrid
Do VivaBem
Você sabia que o Brasil está entre os três países que menos dormem no planeta, sendo o campeão absoluto entre os ocidentais? Segundo um estudo divulgado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, nós dormimos, em média, 7 horas e 36 minutos. No Japão e em Cingapura, o tempo médio ficou empatado em 7 horas e 24 minutos. Apesar de parecer muito, essa quantidade de sono pode ser insuficiente para algumas pessoas e afetar a saúde ou até mesmo o relacionamento.

Óbvio que cada um precisa de um tempo específico de descanso --a maioria das pessoas necessita de algo entre entre sete e nove horas de sono, de acordo com Matthew Walker, diretor do Centro de Ciência do Sono Humano, órgão da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos. Mas, se você sente sua atenção alterada, tem problemas de memória e acorda cansado, é sinal de que não está dormindo tanto quanto precisa.

Quer algumas provas científicas para investir na qualidade do seu sono? O VivaBem selecionou 12 motivos que vão fazer você ir para a cama mais cedo todos os dias e dar mais valor ao seu colchão. Tenha bons sonhos!

Imagem: Getty Images

1 - Acordar várias vezes à noite tem relação com transtorno bipolar e depressão

Após analisar padrões de atividade e repouso diurnos e noturnos em mais de 90 mil pessoas, pesquisadores da Universidade de Glasgow, no Reino Unido, descobriram uma forte ligação entre os ciclos de sono interrompidos e maior risco de distúrbios de humor, como transtorno bipolar e depressão. O estudo, publicado no periódico The Lancet Psychiatry, não encontrou provas de que o sono interrompido realmente causa esses distúrbios, mas a descoberta reforça a ideia de que essa associação existe e fornece evidências de que ritmos alterados de atividade de repouso também estão ligados a pior bem-estar e habilidade cognitiva.
Imagem: iStock

2 - Uma noite sem dormir já acumula proteína ligada ao Alzheimer no cérebro

Uma pesquisa publicada em abril no periódico Proceedings Of The National Academy Of Sciences mostrou que quanto menos as pessoas dormiam, maior era o acúmulo de beta-amiloide no cérebro. Embora os cientistas ainda não tenham certeza sobre como o Alzheimer comece, o acúmulo de proteínas beta-amiloides e tau no cérebro --levando a uma quebra nas funções normais do órgão-- é uma das principais características da doença. De acordo com os pesquisadores, os resultados destacam os efeitos do sono na função cerebral e podem ser relevantes para futuros tratamentos e prevenções do Alzheimer.

Imagem: iStock

3 - Quem dorme mal tem risco até 123% maior de sofrer acidente

A sonolência excessiva traz prejuízos cognitivos e faz com que você tenha um risco maior de causar um acidente de automóvel devido ao cansaço, de acordo com um estudo publicado na BMC Medicine. O problema é que pessoas cronicamente privados de sono não costumam se perceber assim, apesar do declínio contínuo no desempenho. Isso resulta em uma alta do risco de acidentes automobilísticos em indivíduos exaustos. A apneia obstrutiva, por exemplo, um distúrbio crônico no qual a respiração começa e para repetidamente durante o sono, reduzindo drasticamente sua qualidade e aumentando a sonolência, foi associada a um aumento de 123% no risco de acidente automobilístico. Além disso, dormir apenas seis horas por noite foi associado a um aumento de 33% no risco de acidente, comparado com quem dorme sete ou oito horas.

Imagem: Getty Images

4 - Dormir mal aumenta o risco de hipertensão, infarto e AVC

Quem dorme menos de cinco horas, em média, tem mais problemas de hipertensão, maior risco de infarto do miocárdio e de acidente vascular cerebral (AVC), diz uma recomendação divulgada em janeiro pela NSF (National Sleep Foundation), dos Estados Unidos. Nas fases profundas do sono, os hormônios que controlam a circulação sanguínea são produzidos. Se você dorme mal, o nível dessas substâncias cai e o fluxo sanguíneo é afetado. Isso acontece pois o sistema nervoso simpático não é desligado, ou seja, o corpo entende que o cérebro e o coração não devem descansar e mantém a pressão arterial e a frequência cardíaca elevadas.
Imagem: Getty Images

5 - Ficar sem dormir tem o mesmo efeito no cérebro que beber demais

Privar-se de sono enfraquece o funcionamento dos neurônios, podendo causar lapsos de memória e problemas de concentração, da mesma forma que alguém bêbado, de acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. A pesquisa descobriu que ficar sem dormir interfere na habilidade dos neurônios em traduzir o que está sendo visto em pensamentos coerentes, da mesma forma que um motorista cansado demora para reagir a um pedestre atravessando a rua.
Imagem: Getty Images

6 - Dormir pouco pode fazer você ganhar 3 cm de cintura

Um estudo publicado no periódico Plos One em agosto de 2017 mostrou que dormir apenas seis horas por noite pode fazer com que você ganhe três centímetros de cintura, mesmo se estiver fiel à dieta. No trabalho científico foram analisados relatos de 1.615 adultos do Reino Unido, com idades entre 19 e 65 anos, que completaram questionários sobre seu sono e alimentação. Os cientistas também registraram a pressão dos voluntários e a circunferência abdominal. Para a tristeza de quem tem poucas horas com a cabeça no travesseiro, o estudo descobriu que aqueles que dormem seis horas ou menos por noite tinham medidas de cintura até três centímetros maiores do que quem dormia por nove horas.
Imagem: iStock

7 - Dormir durante o dia também engorda

O problema não é só em quem dorme de menos. Ficar tempo demais na cama ou tirar cochilos vespertinos também têm influência na circunferência abdominal. Um estudo feito com mais de 120 mil pacientes identificou quatro fatores que relacionam o déficit de qualidade de sono com a obesidade: dormir menos do que 7 ou mais do que 9 horas por dia; trocar a noite pelo dia; cochilar durante o dia; e ter hábitos noturnos, afirmou Paulo Giorelli, chefe do Departamento de Obesidade da Abran, durante uma palestra no 21° Congresso de Nutrologia, em São Paulo. "Dormir durante o dia, com luminosidade, não é fisiologicamente a mesma coisa que dormir à noite, com a ausência da luz", contou Giorelli. "Mesmo dormindo, nós captamos a claridade pela retina. Essa luz caminha até o hipotálamo, que regula o ritmo circadiano. A partir daí, começa um estresse crônico que altera o equilíbrio corporal."
Imagem: Getty Images

8 - Sono faz você brigar mais com seu parceiro

Um estudo da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, mostrou que parceiros que não estavam com sono em dia são mais propensos a serem hostis um com o outro. "Quando as pessoas dormem pouco, é mais fácil olhar para o mundo através de óculos escuros", disse Janice Kiecolt-Glaser, diretora do Ohio State Institute for Behavioral Medicine Research ao New York Times. "Acabamos ficando mais loucos, e essa falta de sono e de tato machuca o relacionamento."

A pesquisa ainda descobriu que, após as brigas, as pessoas também tinham níveis mais altos de proteínas inflamatórias no sangue que são associadas a doenças cardíacas, câncer, entre outros problemas de saúde.
Imagem: iStock

9 -Dormir tarde aumenta risco de morte prematura

Pessoas que dormem tarde e têm dificuldades para acordar de manhã têm risco maior de morrer de forma prematura, segundo um estudo realizado pela Escola de Medicina da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, publicado em abril. A pesquisa analisou dados de 433 mil pessoas com idade entre 38 e 73 anos, e concluiu que aquelas que se definem como "noturnas" têm 10% mais chances de sofrerem uma morte prematura do que aquelas que se dizem "diurnas". Além disso, quem acorda mais tarde tem uma tendência maior de ter problemas físicos ou mentais
Imagem: iStock

10 - Soneca longa no fim de semana pode reduzir danos de ficar sem dormir

Uma pesquisa publicada no periódico Journal of Sleep Research descobriu que adultos com menos de 65 anos que dormiam cinco ou menos horas por dia tinham 65% mais chances de morrer do que aqueles que dormiam seis ou sete horas. No entanto, a pesquisa mostrou que indivíduos que dormiam poucas horas durante a semana e tinham uma soneca longa nos fins de semana não apresentaram nenhum risco de mortalidade. A redução dos danos foi maior naqueles que dormiram cinco ou menos horas durante a semana, mas conseguiram ter oito ou mais horas de sono no final de semana.
Imagem: iStock

11 - Dormir pouco afeta os genes

Segundo estudos realizados pelo pesquisador Paul Franken, do Centro de Genômica Integral da Universidade de Lausanne, na Suíça, dormir a metade do tempo necessário pode chegar a alterar até 80% do transcriptoma --o conjunto de genes que estão se expressando em um dado momento em uma célula. Isso demonstra que "os efeitos de um sono insuficiente no nosso sistema genético são muito maiores do que o que sabíamos até agora", disse em janeiro, durante um simpósio sobre estas patologias organizado pela Fundação Ramón Areces e o Instituto de Investigações do Sono, na Espanha.
Imagem: iStock

12 - Dormir menos que o necessário aumenta risco de diabetes tipo 2

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mostrou que a privação do sono causa maior resistência à insulina. De acordo com os cientistas, a culpa está em dois hormônios: a testosterona e o cortisol. A testosterona é o principal hormônio anabólico, ou melhor, que constrói músculos, enquanto o cortisol --muitas vezes chamado de "hormônio do estresse"-- ajuda a quebrar as reservas de energia e gordura para o organismo usá-las. Após a falta de sono, esses hormônios ficam desregulados no corpo, causando a resistência à insulina e aumentando o risco de diabetes tipo 2 --pelo menos em homens.
Fonte: https://vivabem.uol.com.br

Justiça condena infiéis a pagarem danos morais a ex-companheiros

Divulgação







Advogada Daniela Soares Domingues: magistrados seguem precedente do STJ, que em 2013 enfrentou o tema
Apesar de o adultério ter deixado de ser crime há mais de uma década, maridos e mulheres infiéis continuam a responder pelas traições na Justiça. Juízes vêm entendendo que o sofrimento causado ao ex-parceiro deve ser compensado com o pagamento de danos morais. Especialmente nos casos em que a pessoa tornou público o relacionamento extraconjugal, a ponto de humilhar ou mesmo submeter o companheiro a uma situação de vexame.
Um marido que passeava com a amante em bares e restaurantes e compartilhava fotos do casal nas redes sociais foi punido pela Justiça em um processo recém-julgado. A mulher traída apresentou como prova, além das fotografias, áudios encaminhados para um grupo do WhatsApp.
Na ação ela afirma que o seu estado emocional ficou "extremamente abalado" e que teve uma gestação de risco agravada pelas humilhações. A mulher teve um parto prematuro e o bebê morreu quatro dias depois de nascer.
Para os desembargadores da 7ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF), que julgaram o caso, o fato de o ex-marido manter um relacionamento fora do casamento, por si só, não seria suficiente para o pagamento de indenização. O problema para os magistrados foi a exposição.
Segundo os desembargadores, a publicidade dada ao relacionamento extraconjugal teria causado à mulher "um vexame social", além de ter gerado "humilhação que extrapolou o limite do tolerável".
Os valores das indenizações, no entanto, não costumam ser altos. Nesse caso que ocorreu no Distrito Federal, por exemplo, o marido infiel foi condenado ao pagamento de R$ 5 mil. Em um outro, julgado pela Justiça de Goiás, a mulher traída e os filhos do casal receberam R$ 15 mil ao fim do processo de divórcio.
A mulher afirmou, no caso de Goiás, que o casamento havia terminado em razão de um relacionamento que o ex-companheiro mantinha. Ela detalha, dentre vários episódios, uma ligação recebida da amante durante uma viagem com os filhos. Por telefone, a mulher teria descrito a mobília da casa da família, insinuando estar no local, e contado sobre a performance sexual do marido.
Segundo consta no processo, a esposa traída precisou iniciar um tratamento com remédios de tarja preta e um dos filhos, em razão da situação envolvendo a mãe, o pai e a amante, acabou enfrentando problemas na escola.
O juiz que analisou o caso levou em conta, para determinar o dano moral, que o Código Civil de 2002, no artigo 1.566, estabelece como deveres dos cônjuges a "fidelidade recíproca" e "respeito e consideração mútuos". "O direito não pode obrigar ninguém a gostar de ninguém. Amar não é obrigação, mas respeitar é", afirma na decisão o magistrado.
Uma das indenizações mais altas, nesses processos envolvendo adultério, foi concedida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) a um homem que traído pela ex-mulher foi enganado sobre a paternidade do filho do casal. A 1ª Câmara de Direito Privado estabeleceu em R$ 30 mil o valor dos danos morais.
A mulher, nesse processo, afirmou ter se relacionado uma única vez com outro homem e disse que não sabia, até o teste de DNA, que o ex-marido não era o pai da criança. Para os desembargadores pesou, ainda assim, a questão da "falsa paternidade" e eles, de forma unânime, determinaram o pagamento.
"A obrigação de pagar só surge em situações muito vexatórias e que provocaram um abalo moral muito forte à pessoa traída", diz a advogada Daniela Soares Domingues, do escritório Siqueira Castro. "Não é a simples traição que vai gerar o dano moral."
A advogada chama a atenção que esse vem sendo o entendimento majoritário de juízes e desembargadores desde 2013, quando o Superior Tribunal de Justiça (STJ) enfrentou o tema (REsp 922.462/SP). A ação havia sido ajuizada por um homem traído contra a ex-mulher e o amante dela. O caso – assim como o do TJ-SP – também envolvia falsa paternidade.
Relator do processo, o ministro Ricardo Villas Bôas Cueva afirma em seu voto que "a família é o centro de preservação da pessoa e base mestra da sociedade" e que se deveria respeitar "a intimidade, a reputação e a autoestima dos seus membros". Justificou ainda, para condenar a ex-mulher, que a omissão sobre a verdadeira paternidade do filho "viola o dever de boa-fé, ferindo a dignidade do companheiro".
Já com relação ao amante, o ministro entendeu que não deveria responder de forma solidária ao pagamento porque "o dever de fidelidade recíproca dos cônjuges, atributo básico do casamento, não se estende ao cúmplice de traição".
"Esse foi um voto emblemático. Percebemos que juízes e desembargadores se baseiam nele tanto para rejeitar como para conceder o dano moral", acrescenta a advogada Daniela.
As redes sociais, segundo os especialistas, têm contribuído para que um número maior de casos chegue aos tribunais. Não só pela exposição, que poderia gerar o dano moral, mas porque mulheres e homens traídos estão usando os registros como prova de que o adultério, de fato, aconteceu.
Luiz Kignel, sócio do PLKC Advogados, entende o casamento, no entanto, como um "contrato de risco" e diz que é muito difícil apurar quem tem culpa pelo fim do relacionamento. "Às vezes, aquele que causou o divórcio teve uma atitude que quem agora se diz vítima já havia praticado em uma outra oportunidade", diz. "É por isso que o rompimento, por si só, não pode gerar dano moral."
Já para o presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família, o advogado Rodrigo da Cunha Pereira, esses casos de indenização pouco tem a ver com o direito de família propriamente dito. Para o advogado, apesar de envolver marido e mulher, os danos morais não estão relacionados ao casamento, mas ao constrangimento pelo qual determinada pessoa passou.
O advogado entende que o Estado não pode entrar na intimidade das pessoas e apontar, por exemplo, o culpado pelo fim do relacionamento. "Houve um tempo em que só podia separar se tivesse motivo e se a mulher fosse considerada culpada ela perdia direitos. Ela perdia o direito à pensão alimentícia e até a guarda dos filhos. Só que o direito de família evoluiu muito e hoje em dia não é mais assim."
Por Joice Bacelo | De São Paulo
Fonte : Valor

DESTAQUES - HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS

A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu parcial provimento a recurso para reduzir de 50% para 20% os honorários devidos em contrato celebrado por procuração. Para o colegiado, houve abuso na cláusula de êxito firmada entre o procurador e os advogados. Segundo o processo, um casal, por procuração, autorizou seu filho a constituir advogado para ação de nulidade de escritura de imóvel. Por procuração, o filho dos recorridos celebrou contrato de honorários advocatícios, pactuada a verba em 50% do valor do imóvel. O juízo de primeiro grau julgou parcialmente procedente o pedido para reconhecer o excesso de execução e reduziu o percentual da verba honorária para 25% do valor atualizado do imóvel. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro extinguiu a execução, por considerar que o procurador não tinha poderes para assinar o contrato. Porém, ao analisar recurso dos advogados ao STJ (REsp 1731096), a relatora, ministra Nancy Andrighi, destacou que a outorga de poder para contratar advogado traz em si o poder para convencionar os respectivos honorários. Porém, acrescentou, o contexto delineado nos autos evidencia "manifesta abusividade da cláusula de êxito" que estabeleceu os honorários em 50% do valor do imóvel.
Carteira de trabalho
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou a Transit do Brasil a indenizar uma executiva de vendas que teve sua carteira de trabalho (CTPS) retida pela empresa mesmo após determinação judicial para devolução. Segundo o relator do caso na 7ª Turma (RR- 1237-74.2012.5.12.0039), ministro Vieira de Mello Filho, a retenção do documento configura ato ilícito e culposo, "ofensivo à dignidade da trabalhadora". Dispensada em fevereiro de 2012, a profissional ajuizou a reclamação trabalhista em março daquele ano, com pedido de antecipação de tutela para garantir a devolução da carteira e o recebimento das guias de acesso ao seguro-desemprego e ao FGTS. Segundo ela, ao buscar os documentos, recebia sempre a mesma resposta da empresa: que deveria esperar, porque havia excesso de trabalho administrativo interno. A liminar foi deferida em março de 2012 para que a empresa, no prazo de cinco dias, devolvesse a carteira de trabalho com a anotação da rescisão contratual e entregasse as guias do FGTS. O documento só foi devolvido, no entanto, em maio. Ao examinar o mérito do pedido, a 3ª Vara do Trabalho de Blumenau (SC) condenou a empresa a pagar danos morais de R$ 1 mil. O Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina, no entanto, reformou a sentença.
Acordo coletivo
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) declarou a nulidade de dois parágrafos do acordo coletivo firmado entre a Horizonte Logística e o sindicato representante dos empregados em Belém (PA). A decisão é da A Seção Especializada em Dissídios Coletivos (RO-747- 44.2016.5.08.0000). Os parágrafos permitiam o desconto do valor do vale-alimentação referente ao dia de falta ao serviço, justificada ou não, e às datas em que o empregado pedisse na Justiça o recebimento de horas extras com o argumento de não ter usufruído integralmente o intervalo intrajornada. A decisão supera o entendimento do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), que julgou improcedente a ação proposta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) quanto aos parágrafos 3º e 5º da cláusula 5ª do acordo, com vigência de 2016 a 2017. Para o TRT, a relativização do direito ao vale-alimentação pode ser objeto de negociação coletiva. O MPT recorreu, então, ao TST, argumentando que a redução desvirtua a finalidade do vale-alimentação e pune duplamente o empregado.
Fonte : Valor
Compartilhe!

Maranhão reduziu de 17% para 2% imposto sobre óleo diesel usado nos ônibus.



Redução de impostos teve objetivo de evitar repasse aos passageiros. Foto: Karlos Geromy/Secap

Além de ter a terceira menor carga tributária do Brasil para a gasolina, o Maranhão também reduziu o imposto do óleo diesel para o transporte coletivo. Essa medida está valendo há mais de dois anos, desde que o governador Flávio Dino publicou decreto com a decisão, em 11 de março de 2016. O objetivo foi evitar que houvesse mais repasses aos passageiros.

O decreto alterou o regulamento do ICMS de 2003, reduzindo a base de cálculo do ICMS a fim de alcançar uma carga tributária de 2% para o diesel usado pelas empresas de transporte coletivo de passageiros.

A medida passou a valer para empresas que tenham 80% da frota com licenciamento no Maranhão.

Antes disso, logo no início da gestão, o governador já tinha reduzido a carga tributária a 5% para as empresas de transporte coletivo. Antes, era de 17%.

Gasolina
O Maranhão é o Estado que tem a terceira carga tributária mais baixa sobre a gasolina em todo o país. Isso se reflete no preço da gasolina para o consumidor nas bombas, que aparece constantemente como o mais barato do país na pesquisa semanal feita pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

A carga tributária – que está diretamente ligada ao ICMS – no Maranhão só não é menor que a de Santa Catarina e São Paulo.

“Nós temos uma carga tributária incidente sobre o combustível menor que a da maioria dos Estados porque temos o menor preço médio e uma alíquota também baixa, na comparação com as demais unidades federativas”, diz o secretário de Estado da Fazenda, Marcellus Ribeiro.

reportagem willame policarpo

SAIBA COMO MANTER A SAÚDE DOS CÃES IDOSOS

Na velhice, os cães ficam inquietos, ansiosos, agitados, irritados, entre outros sintomas


Assim como os humanos, os cães também sofrem um sério declínio mental ao envelhecerem. Com o passar dos anos, a idade avançada, a falta de atividades físicas e, principalmente, mentais, ocasionam a degeneração das células. A Síndrome de Disfunção Cognitiva (SDC) é um grave problema de saúde que acomete os cães idosos, da mesma forma que a doença de Alzheimer afeta os seres humanos.


Entre os comportamentos decorrentes do envelhecimento destacam-se inquietação; aumento do sono, da ansiedade e da agitação; desorientação; perda de apetite; ansiedade de separação; latidos excessivos sem motivo; perda da sensibilidade da bexiga e do intestino (que deixa o cão sem controle da urina e fezes); perda do interesse em explorar a casa, diminuição de reações associadas a visão e o não reconhecimento de amigos e familiares (cães e humanos).

Pesquisas recentes revelam que 28% dos cães com idade entre 10 e 12 anos apresentam alguns dos sinais da síndrome de disfunção cognitiva. Quando chegam entre 14 e 16 anos, o número salta para 68%.

Diante desse quadro, como é possível ajudar um cão sênior que já apresente alguns sinais de SDC? Ou, no caso de um cão jovem, o que fazer para que ele envelheça física e psicologicamente saudável?

O especialista em adestramento e comportamento canino, Ricardo Tamborini, dá dicas importantes para que você e seu amigo vivam muitos anos juntos, de maneira saudável, e aproveitando ao máximo a companhia um do outro.

Busque ajuda de um profissional

O diagnóstico deve ser feito por um médico veterinário ou ainda por um especialista em comportamento canino, que poderá identificar comportamentos que, em alguns casos, não são decorrentes da síndrome de disfunção cognitiva. Por exemplo: o tédio pode ser causado pela falta de atividades, como passeios e brinquedos usados de forma errada. A apatia e a falta de apetite podem ser decorrentes de ansiedade por separação. No caso da agressividade repentina, pode ser causada por estresse ou brincadeiras erradas feitas por alguém da casa.

Já o médico veterinário pode diagnosticar a SDC através de exames neurológicos, principalmente após descartar comportamentos que se confundem com a doença, e que são causados por outros motivos. Somente após serem descartadas todas as possibilidades, será possível diagnosticar se o cão apresenta ou não a síndrome.

Alimentação

Quando não são ingeridas as vitaminas e os nutrientes necessários é comum tanto humanos quanto animais se sentirem com pouca energia, fadigados, inquietos ou irritados. Há substâncias que ajudam a melhorar a memória, a concentração e também diminuem o risco de doenças neurodegenerativas. Uma dieta à base de vitaminas A, B, C e D provou melhorar a capacidade cognitiva em humanos e também em animais.

O betacaroteno é uma das vitaminas que jamais deve faltar na alimentação. Sua principal função é melhorar a memória e contribuir para a conservação das células cerebrais no longo prazo. A falta dessa vitamina, encontrada em alimentos como abóbora e cenoura, pode provocar dificuldades de visão ou problemas de crescimento.

Todo complexo B reúne vitaminas que são essenciais para o bom funcionamento do cérebro. A vitamina B1 ou Tiamina, por exemplo, ajuda a combater a deterioração da memória e também evita o envelhecimento do cérebro, já que está presente em grandes quantidades em todos os tecidos nervosos. A vitamina é encontrada em carnes como vitela, frango, porco e peixe.

A vitamina C age como um antioxidante. Sua ação protege o cérebro do estresse oxidativo e dos processos degenerativos, contribuindo no processo de absorção de ferro, além de ser considerada um antidepressivo natural. Ela tem a capacidade de aumentar os níveis de serotonina, um neurotransmissor decisivo no bom humor, e é encontrada em vegetais verdes.

A vitamina D, encontrada em peixes como sardinha, salmão e atum, ajuda a evitar transtornos depressivos. Isso vale para os cães de qualquer idade, mas é especialmente importante para os cães mais velhos, porque, se estiverem com sobrepeso, aumentam suas chances de sofrer várias doenças que prejudicarão sua saúde geral. Se o seu cão já estiver lidando com o SDC, isso só irá piorar as coisas.

Atividades

Manter o cão sempre ativo irá ajudar a deixar sua saúde física e psicológica em dia, pois, assim como nos humanos, o sedentarismo causa sérios problemas físicos e mentais.

As caminhadas devem ser diárias, com duração de 20 a 30 minutos. É interessante sempre mudar o caminho dos passeios para que o cão possa captar cheiros e sons diferentes, e também visualizar pessoas e objetos diferenciados a cada dia. Assim, ele irá exercitar o corpo e manter em funcionamento os sentidos como audição, olfato e visão, mantendo o cérebro sempre ativo.

Atividades internas também são indicadas para todos os tipos de cães, independente da raça, sexo e idade. Novos brinquedos aguçam a curiosidade e interesse do cão, por isso, o ideal é fazer um rodízio para que ele não enjoe e perca o interesse. Coloque alguns brinquedos durante o dia e, no final da tarde, recolha e coloque outros. No dia seguinte misture-os e repita esse rodízio.

Brinquedos interativos são uma ótima opção para manter o cérebro do cão em constante funcionamento, pois criam dificuldades para o cão pegar os petiscos ou a ração. Os mais comuns são bolas com ração ou petiscos colocados dentro. A comidinha vai caindo aos poucos, fazendo com que o cão role a bolinha com o focinho ou as patas.

Dentes

Dentes não saudáveis são uma porta de entrada para todos os tipos de possíveis problemas, piorando à medida que envelhecem, podendo afetar a saúde física e mental do cão.

Para evitar o tártaro precoce nos dentes do cão, evite dar a ele somente alimentação pastosa. Uma das principais funções da ração industrializada é justamente limpar a dentição do animal, removendo boa parte do alimento que fica aderido aos dentes. Por ser dura, durante a mastigação os grãos fazem a limpeza dos dentes.

Realizar a escovação periódica dos dentes do animal evita o acúmulo de tártaro e mantém a dentição saudável.

Caso o cão já apresente uma dentição com muito tártaro, é recomendada a remoção dessas placas. Esse é um procedimento cirúrgico simples, realizado por veterinário.

Cães muito idosos

É importante que os donos saibam como lidar com cães muito idosos, principalmente com aqueles mais debilitados e que apresentam sinais graves da “SDC”. Nesses casos o cão necessita de muito apoio e cuidados.

Evite forçá-lo a fazer grandes caminhadas ou brincadeiras. Deixe que ele demonstre interesse em brincar ou interagir com pessoas ou outros cães. Mantenha-o à vontade e com fácil acesso a água fresca e alimento.

Procure dar o máximo de atenção e carinho possíveis ao cão. Tudo bem que talvez ele tenha aprontado um pouco na fase de filhote, mas lembre-se de que ele foi o seu companheiro por todos os anos de sua vida, te amando e desejando estar perto de você a todo momento.

Infelizmente, esses seres que nos encantam e arrancam sorrisos de nossos lábios até nos momentos mais difíceis de nossas vidas vivem bem menos do que gostaríamos. Ame e cuide do seu cão assim como ele ama você!
Fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br

Funrural: Medida Provisória (834) prorroga até 30 de outubro de 2018 o prazo para adesão ao Refis Rural

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 834, DE 29 DE MAIO DE 2018
Altera a Lei nº 13.606, de 9 de janeiro de 2018, para prorrogar o prazo de adesão ao Programa de Regularização Tributária Rural para 30 de outubro de 2018.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei:
Art. 1º A Lei nº 13.606, de 9 de janeiro de 2018, passa a vigorar com as seguintes alterações:
“Art. 1º …………………………………………………………………………
……………………………………………………………………………………………
§ 2º A adesão ao PRR ocorrerá por meio de requerimento a ser efetuado até 30 de outubro de 2018 e abrangerá os débitos indicados pelo sujeito passivo, na condição de contribuinte ou de sub-rogado.
………………………………………………………………………………….” (NR)
Art. 2º Esta Medida Provisória entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 29 de maio de 2018; 197º da Independência e 130º da República.
MICHEL TEMER
Eduardo Refinetti Guardia

terça-feira, 29 de maio de 2018

SERGIPE: Deputados Estaduais devem solicitar do governador a redução do ICMS sobre os Combustíveis.

Belivaldo Chagas não pode descartar reduzir ICMS sobre combustível é o apelo dos motoristas e do povo. 
Image result for Redução de aliquota ICMS
Os deputados estaduais de Sergipe devem ficar do lado do povo, e reivindicar junto  ao  Governo do Estado de Sergipe, Belivaldo Chagas, para que ele considere a redução do ICMS cobrado sobre os combustíveis comercializado em Sergipe. Com  a redução tornaria o Estado mais competitivo frente a federações vizinhas.

Todos sabem que 80% do diesel usado em Sergipe é destinado à produção agropecuária, seja para transporte de matéria-prima ou escoamento de produção. “O Brasil se movimenta sobre rodas, então o diesel influencia praticamente em toda a cadeia produtiva”. Já o Álcool e a Gasolina, com a redução vai contribuir muito com o transporte de passageiros e para os proprietários de carros de passeios.

Os deputados estaduais, que são os legítimos representantes do povo, e também foram os principais responsáveis pelo aumento da alíquota do ICMS, no estado,  devem nesse momento  defender a redução do ICMS sobre o diesel, Gasolina, Alcool, Gás, e gás de cozinha, e que quando o Governo baixar a alíquota do ICMS, haverá aumento da circulação do combustível no Estado. E vai tirar o povo sergipano do sofrimento.

Todos sabem que a  atual política de preços da Petrobras, que proporciona aumentos frequentes no preço do combustível dependendo da variação do dólar. “O caminhoneiro que faz um frete para receber daqui 10 dias, pode sofrer quatro aumentos no diesel, e ele acaba não conseguindo prever isso quando acerta o preço”, Afirma Givaldo Silva.

Os deputados estaduais tem que ter responsabilidade e o Governo do Estado de Sergipe tem que fazer todos os cálculos e ter atitude responsável, não pode descartar a possibilidade de reduzir ICMS do diesel.

O Jogador Allyson (POCÓ) da Barra dos Coqueiros é o Melhor Zagueiro e Campeão Baiano pelo Atlético de Alagoinhas.

O Jogador Alysson Santos, melhor zagueiro do Campeonato Baiano Serie B. 2018.

Aconteceu ontem dia 28 de maio de 2018, ás 18hs, na sede da Federação Bahiana de Futebol, a entrega do troféu Antônio Pena aos melhores do Campeonato Baiano da Série B 2018.
E o Zagueiro Allyson Santos (conhecido como POCÓ), natural da Cidade de Barra dos Coqueiros, foi Campeão Bahiano da Serie B, jogando pelo Atlético de Alagoinhas e também recebeu o troféu de melhor zagueiro da competição.
O Blog a Barra e a Noticia, do Blogueiro e Radialista Givaldo Silva e os moradores de Barra dos Coqueiros, estão orgulhosos pela grande coquista, Parabéns allyson, você é um grande exemplo de atleta e de cidadão.   
Na grande festa os principais atletas que fazem parte de futebol baiano estiveram presentes.
Veja a lista completa dos convocados:

Goleiro: Jair – Atlético de Alagoinhas
Lateral direito: Carlos Alberto – Conquista 
Zagueiro: Alisson – Atlético de Alagoinhas
Zagueiro: Paulo Paraíba – Atlético de Alagoinhas
Lateral Esquerdo: William – PFC Cajazeiras
Volante: Gil Baiano – Colo-Colo
Volante: Wilian Kaefer – PFC Cajazeiras
Meia: Vitinho – PFC Cajazeiras
Meia: Gian - Colo-Colo
Atacante: Matheus Souza – Galícia 
Atacante: Deon – Atlético de Alagoinhas

Técnico: Paulo Sales – PFC Cajazeiras 

Preparador Físico: Marailton – PFC Cajazeiras
Craque: Vitinho – PFC Cajazeiras
Revelação: Abilio (Goleiro - 1997) - Portela Teixeira de Freitas
Melhor dirigente: Weliton Nascimento – Colo-Colo
Melhor torcida: Atlético de Alagoinhas (Jovem Coral).
Artilheiro: Deon - Atlético de Alagoinhas.
FairPlay: Indicação da FBF.
Árbitro central: Indicação da FBF.
Assistente 1: Indicação da FBF.
Assistente 2: Indicação da FBF.
Craque da Galera: Divulgação na cerimônia. 
Realização: Federação Bahiana de Futebol e Programa Papo Com Tillé.

'Bíblia do Diabo': conheça o manuscrito polêmico exposto na Suécia

O manuscrito tem 90 cm de altura, 50 de largura, além de medir mais de 20 cm de espessura e ter um peso de cerca de 75 quilos
© Reprodução/National Library of Sweden

Preservado na Biblioteca Nacional da Suécia, em Estocolmo, um manuscrito de mais de 90 cm de altura por mais de 50 de largura, além de medir mais de 20 cm de espessura e com um peso de cerca de 75 quilos, o 'Codex Gigas' é conhecido popularmente como 'A Bíblia do Diabo'.

Conta a lenda que o material foi escrito por um monge no século XIII, que estava preso, na região que hoje corresponde à República Tcheca, que escapar da condenação, decidiu fazer um trato com seus superiores, propondo que o seu crime fosse perdoado em troca de que ele produzisse uma cópia da bíblia — e de diversos outros escritos — à mão em apenas uma noite.


Pelo tamanho e material disponível na época (luz de velas, uso de tinta, penas e pergaminhos), tal façanha seria impossível de ser realizada.

Os superiores concordaram, pois, se o monge não cumprisse com o acordado — o que era óbvio —, ele seria sentenciado. Porém, se produzisse o material prometido em tão pouco tempo, isso seria um milagre que, por sua vez, atrairia milhares de peregrinos (e muito dinheiro) para o mosteiro.


Como sabia que seria humanamente impossível ser feito tal material, ainda segundo conta a lenda, o monge decidiu fazer um 'pacto com o diabo'. O livro foi confeccionado com pele de vitelo e de asno e é o maior manuscrito medieval de que se tem notícia.

Segundo os especialistas, o livro realmente parece ter sido escrito por uma única pessoa, mas em vez de ser produzido em apenas uma noite, o habilidoso escriba deve ter levado mais de 20 anos para concluir o trabalho. Além diincsso, uma pequena dedicatória — “Hermanus Inclusus” ou “Herman, o recluso” ou ainda “Herman, o enclausurado” —, ao final do manuscrito também dá algumas pistas sobre a suposta condenação do monge.

O manuscrito pode ser conferido através deste link, no site da biblioteca sueca.
Fonte: NOTÍCIAS AO MINUTO

RELAÇÃO DOS DEPUTADOS ESTADUAIS QUE CONTRIBUIRAM PARA O REAJUSTE DO COMBUSTÍVEL EM SERGIPE.

Sergipe tem a gasolina mais cara do Nordeste, graças ao Governo e seus deputados.


Os deputados estaduais aumentaram em 2015 o ICMS de vários produtos, inclusive combustível. Sabe o que isto significa? Que desde 2015 você paga mais imposto. 
Veja como votou cada deputado e lembre-se disso em outubro. 

A favor do aumento 

Zezinho Guimarães (PMDB)
Jeferson Andrade (PSD)
Augusto Bezerra (DEM)
Jairo de Glória (PRB)
Francisco Gualberto (PT)
Luiz Mitidieri (PSD)
Robson Viana (PMDB)
Paulinho das Varzinhas Filho (PTdoB)
Garibaldi Mendonça (PMDB)
Goretti Reis (DEM)
Gustinho Ribeiro (PSD)
Luciano Pimentel (PSB)
Padre Inaldo (PTdoB) (atual prefeito de Socorro)
Silvia Fontes (PDT)
Ana Lúcia (PT)
O deputado Venâncio Fonseca (PP), estava em Brasília e não participou da votação

Contra os reajuste:

George Passos (PTC)
Maria Mendonça (PP)
Capitão Samuel (PSL)
Valmir Monteiro (PSC) (atual prefeito de Lagarto)
Dr. Vanderbal (PTC)
Pastor Antônio (PSC)
Dr. Gilson Andrade (PTC)

segunda-feira, 28 de maio de 2018

PREFEITO AIRTON MARTINS FAZ UMA GESTÃO VOLTADA PARA OS PROBLEMAS DO SEU POVO.


Para o Prefeito de Barra dos Coqueiros, "os moradores da cidade, e a força de uma gestão de sucesso", não é um slogan do seu governo é muito mais do que isso, é o compromisso de uma Gestão voltada para os problemas do seu povo.

Baseado neste princípio, o Prefeito Airton Martins (MDB), desde dos primeiros dias de suas Administrações, e no seu terceiro mandato, vem procurando se inteirar ainda mais dos problemas enfrentado por seus munícipes.

Um dos fatos preocupantes detectado pelo Prefeito, logo no inicio de sua Gestão, e o prefeito preocupado com a situação dos moradores, criou uma grande "Programa municipal COMIDA NA MESA" para o povo carente proporcionado para o povo mais dignidade. 

Diante da situação grave que o prefeito encontrou a prefeitura no seu segundo mandato, que afetava os destinos do município de Barra dos Coqueiros, o Prefeito Airton Martins, tomou e vem tomando umas séries de medidas para que o municipio continue firme e forte, em pleno desenvolvimento.

O prefeito durante sua gestão, construiu unidades habitacionais em parceria com a Caixa Econômica Federal, para as pessoas carentes, melhorou os atendimentos na área de Saúde e na educação a gestão tem o reconhecimento do povo, e o órgão responsável pela a Assistência Social, o povo está bem assistido pela secretaria e pelo prefeito.

“Não medirei esforços, tudo que tiver ao meu alcance será feito em prol da nossa Barra dos Coqueiros”, ressalta o Prefeito Airton Martins.

sábado, 26 de maio de 2018

MARCIO MORRE EM ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO NO TREVO DA CIDADE DE SANTO AMARO

O Acidente foi entre uma caçamba e o caminhão

Um acidente entre um caminhão e uma caçamba  deixou como vitima  Marcio, irmão  de Elvis e parente de Zé Paito, na tarde de hoje, sábado dia 26 de maio de 2018. no trevo da cidade de Santo Amaro das Brotas,  segundo informações a caçamba que estava com marcio, quando recebeu a batida do caminhão e tirou a vitima de Marcio, que ficou presos ebtre as 

sexta-feira, 25 de maio de 2018

O VEREADOR DALMO BRAZ PARABENIZA O TRABALHADOR RURAL PELO SEU DIA 25 DE MAIO

O vereador Dalmo Braz (PV) da cidade de Malhada dos Bois, usou da palavra na noite de hoje, 25 de maio de 2018, na sessão Legislativa da Câmara Municipal, e p arabenizou todos os trabalhadores rurais da cidade.
O agricultor é o trabalhador que atua em terras rurais e cultiva plantas com o objetivo de conseguir alimentos, energia, matéria-prima, fibras e mais. O trabalho com a agricultura surgiu durante a pré-história, quando alguns indivíduos perceberam que certos grãos poderiam ser enterrados para produzir novas plantas. Essa prática possibilitou o aumento na oferta de alimentos para as pessoas, e o cultivo dessas plantas continuou em contínuo crescimento. Atualmente, o Dia do Agricultor Rural é comemorado em 25 de maio no Brasil. Trabalhar no campo, arar a terra, cultivar e produzir os produtos que alimentam os cidadãos. Sem o produtor rural não existe vida em comunidades como vivemos desde que o homem começou a agricultura.

Estima-se que no Brasil a agricultura familiar é responsável por 75% dos alimentos que vai para mesa do brasileiro. Pelo menos, cinco milhões de famílias vivem da agricultura familiar e produzem a maioria dos alimentos consumidos no País, como mandioca (83%), feijão (70%) e leite (58%). Esse modelo de produção está em 84% dos estabelecimentos agropecuários e responde por aproximadamente 38% de participação no valor bruto da produção do meio rural, segundo o último levantamento agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São 14 milhões de pessoas ocupadas, algo em torno de 74% do total das ocupações distribuídas em cerca de 80 milhões de hectares (25% da área total).

"Minhas amigas e amigos trabalhadores rurais de Malhada dos Bois, hoje é comemorado o dia do produtor rural, protagonista da história do homem, os agricultores já foram chamados pelos mais variados nomes pelas mais variadas classes sociais do nosso País: camponês, lavrador, agricultor de subsistência, pequeno produtor e agricultor familiar, com tudo diante de todas as grandes dificuldades econômicas e climáticas que as vezes assola nossa região, ainda assim, os agricultores conseguem trabalhar e produzir com qualidade e muita competência”. Afirma o Vereador Dalmo Braz, par o ABN, parabenizando todos os agricultores do Município e do Brasil.

No quarto dia de FPI em Sergipe, mais de 300 pássaros são devolvidos à natureza



Nos três primeiros dias de operação, 764 animais foram resgatados


Na manhã desta quinta-feira, 10 de maio, equipe Fauna da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco em Sergipe devolveu à natureza 324 aves. Entre elas estavam papa capins, tico-ticos, tuins, canarinhos da terra, rolinhas roxa, rolinhas asa de canela, caboclinhos, sanhaços, vira bosta, sabiás, entre outros. Durante a FPI, a equipe recebe animais silvestres no CAIC de Propriá. A pessoa que fizer a entrega voluntária fica livre de multas e processo na Justiça.

Nos três primeiros dias de operação, foram resgatadas 706 aves, 57 jabutis e um tatu galinha nos municípios de Japoatã, Propriá, Aquidabã, São Francisco e Muribeca. Após o resgate, os bichos passam por cuidados de biólogos e veterinários. Os animais considerados aptos são devolvidos à natureza. Outros precisam passar por tratamento antes de serem libertados. 

Equipe Fauna 
Integram a equipe Fauna da FPI em Sergipe profissionais do Ibama, Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, ONG Centro da Terra, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aracaju, Universidade Federal de Sergipe e Comitê Hidrográfico da Bacia do Rio São Francisco.

FPI/SE

Durante a FPI/SE, mais de 200 profissionais de 28 instituições vão percorrer nove municípios para promover ações em defesa do Rio São Francisco. A coordenação é realizada pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

Instituições parceiras

Vinte e oito instituições estão articuladas na Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe. São 16 órgãos federais, nove órgãos estaduais, dois órgãos municipais e uma instituição da sociedade civil organizada. Confira: Ministério Público Federal em Sergipe, Ministério Público do Estado de Sergipe, Ministério Público do Trabalho, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Fundação Nacional de Saúde, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Polícia Rodoviária Federal, Superintendência do Patrimônio da União, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Fundação Cultural Palmares, Capitania dos Portos de Sergipe, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Museu de Arqueologia de Xingó, Universidade Federal de Sergipe, Agência Nacional de Mineração, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe, Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe, Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe, Polícia Militar de Sergipe, Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, Coordenação de Vigilância Sanitária de Sergipe, Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju e Centro da Terra - Grupo Espeleológico de Sergipe.

Assessoria de Comunicação FPI Sergipe