sexta-feira, 25 de maio de 2018

PGJ de Sergipe assina Acordo durante a 1ª Ação Nacional de Enfrentamento à Corrupção

Foto de Ministério Público do Estado de Sergipe.

O procurador-geral de Justiça de Sergipe, José Rony Silva Almeida, assinou, em Brasília, um Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o Tribunal de Contas da União (TCU), que viabilizará aos ramos e unidades do Ministério Público acesso remoto ao Laboratório de Informações de Controle (LabContas). A assinatura do documento foi durante a 1ª Ação Nacional de Enfrentamento à Corrupção, evento promovido pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE/CNMP) e pela Comissão Especial de Enfrentamento à Corrupção (CEC/CNMP).
Celebrado pela presidente do CNMP, Raquel Dodge, e pelo presidente do TCU, Raimundo Carneiro, o Acordo permitirá que o MP acesse um ambiente tecnológico por meio do qual são disponibilizadas bases de dados da Administração Pública e diversas ferramentas de análise de dados, que permite a obtenção de informações que possam ser utilizadas na atuação do Ministério Público relativa a ações de controle e de combate à corrupção.
Na ocasião, 16 instituições que compõem unidades e ramos do MP aderiram ao acordo. São elas: MP/SE, MP/AC, MP/AP, MP/BA, MP/CE, MP/ES, MP/MA, MPDFT, MPM, MP/MS, MP/PB, MP/PI, MP/PR, MP/RJ, MP/RR e MP/SC. A cooperação permitirá, também, que as unidades e ramos do Ministério que aderirem ao acordo forneçam dados de interesse fiscalizatório, notadamente aqueles relativos às ações de investigação de pessoas físicas e jurídicas no âmbito do Ministério Público em razão da prática de improbidade administrativa.
Foto de Ministério Público do Estado de Sergipe.
Raquel Dodge defendeu que “o Ministério Público tem feito cotidianamente o que está ao seu alcance para combater a corrupção” e que “enfrentar a corrupção é uma tarefa que exige fôlego, determinação, coragem, coerência e persistência”. No discurso, a presidente do CNMP destacou a atuação conjunta das instituições brasileiras: “Estamos todos irmanados neste ideal de tornar o nosso país mais honesto, com serviços públicos de qualidade e financiados com o uso correto do dinheiro dos impostos. Este ideal é compatível com um país que é a 7ª economia do mundo”. Ela, ainda, completou: “Aqui, vamos reafirmar o compromisso de lutar contra a corrupção até o ponto de debelá-la”.
Segundo o conselheiro Silvio Amorim, o acordo de resultados da Ação Nacional é um documento requisito do evento e serve “como baliza institucional para tornar mais eficiente a atuação do MP sobre o tema de enfrentamento à corrupção”.
O PGJ reafirmou o compromisso de, cada vez mais, dotar o MPSE com instrumentos de investigação com a finalidade de combater, sem tréguas, à corrupção que retira da população os direitos mais elementares, como saúde, educação, segurança pública e tantos outros.
Com informações do CNMP
Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe 
Fone: (79) 3209-2865
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br 
Facebook: mpseoficial 
Instagram: mpsergipe