segunda-feira, 19 de março de 2018

Recarregar celulares em locais públicos pode ser perigoso! Entenda


Ao sair de casa, você percebeu que seu celular está com pouca bateria. Como você não vai voltar tão cedo para casa, decide recarregar seu aparelho em algum local público – normalmente em cafés. Afinal de contas, não dá para ficar muito tempo sem seu smartphone, né? A situação também é frequente em aeroportos.

Embora seja muito comum, essa atitude está longe de ser recomendada por especialistas em segurança digital. Ao conectar seu smartphone ou tablet a pontos públicos de recarga, é possível que sejam extraídas algumas informações do seu aparelho, caso uma pessoa mal-intencionada tenha passado por lá anteriormente.

Utilizar um computador desconhecido para carregar seu smartphone é ainda mais perigoso. De acordo com a empresa de segurança digital Kaspersky, os smartphones expõem uma grande quantidade de informações quando estão conectados a computadores.

Durante essa conexão, uma série de dados são repassados para o PC, entre as quais, o sistema operacional, o número de série e a fabricante do aparelho, além dos arquivos de mídia. A situação piora quando é possível passar um código malicioso do computador para o smartphone por meio do cabo USB.

Recarga segura em casa

Diante do perigo de recarregar a bateria do seu smartphone em locais públicos, recomenda-se fazê-la em sua própria casa ou em um local que você conheça e considere confiável.

Caso você se esqueça de recarregar seu aparelho antes de sair de casa, ativar o modo de pouca energia e desabilitar o uso de internet móvel para alguns aplicativos já ajuda a estender o tempo útil de bateria.

Recarga segura fora de casa

Você pode levar seu notebook para aeroportos e cafés e, assim, carregar seu smartphone nele. No entanto, é fundamental que seu notebook possua um antivírus instalado. Assim, você não corre o risco de infectar seu dispositivo durante a conexão. Outra alternativa é utilizar um carregador portátil.

Ah, mas procure utilizar somente carregadores originais, hein! Lembre-se que o uso cabos falsospode causar diversos problemas para o seu smartphone, como o superaquecimento do aparelho e a danificação de componentes internos.

Outras recomendações de segurança

Como você viu acima, até recarregar seu celular pode expor os dados armazenados nele. Por isso, todo cuidado é pouco. Durante esse processo, procure manter as funções de encriptação e autenticação do seu aparelho ativadas. Elas ajudam a proteger seus arquivos.

Fazer a recarga com o aparelho desligado é uma maneira de evitar que as informações do celular sejam repassadas para a fonte. Nessa situação, o uso de um cabo USB especial é ainda mais eficiente. Embora seja mais caro, ele não permite que seja realizada a transferência de dados durante a recarga.