Ao sair de casa, você percebeu que seu celular está com pouca bateria. Como você não vai voltar tão cedo para casa, decide recarregar seu aparelho em algum local público – normalmente em cafés. Afinal de contas, não dá para ficar muito tempo sem seu smartphone, né? A situação também é frequente em aeroportos.
Embora seja muito comum, essa atitude está longe de ser recomendada por especialistas em segurança digital. Ao conectar seu smartphone ou tablet a pontos públicos de recarga, é possível que sejam extraídas algumas informações do seu aparelho, caso uma pessoa mal-intencionada tenha passado por lá anteriormente.
Utilizar um computador desconhecido para carregar seu smartphone é ainda mais perigoso. De acordo com a empresa de segurança digital Kaspersky, os smartphones expõem uma grande quantidade de informações quando estão conectados a computadores.
Durante essa conexão, uma série de dados são repassados para o PC, entre as quais, o sistema operacional, o número de série e a fabricante do aparelho, além dos arquivos de mídia. A situação piora quando é possível passar um código malicioso do computador para o smartphone por meio do cabo USB.
Recarga segura em casa
Diante do perigo de recarregar a bateria do seu smartphone em locais públicos, recomenda-se fazê-la em sua própria casa ou em um local que você conheça e considere confiável.
Caso você se esqueça de recarregar seu aparelho antes de sair de casa, ativar o modo de pouca energia e desabilitar o uso de internet móvel para alguns aplicativos já ajuda a estender o tempo útil de bateria.
Recarga segura fora de casa
Você pode levar seu notebook para aeroportos e cafés e, assim, carregar seu smartphone nele. No entanto, é fundamental que seu notebook possua um antivírus instalado. Assim, você não corre o risco de infectar seu dispositivo durante a conexão. Outra alternativa é utilizar um carregador portátil.
Ah, mas procure utilizar somente carregadores originais, hein! Lembre-se que o uso cabos falsospode causar diversos problemas para o seu smartphone, como o superaquecimento do aparelho e a danificação de componentes internos.
Outras recomendações de segurança
Como você viu acima, até recarregar seu celular pode expor os dados armazenados nele. Por isso, todo cuidado é pouco. Durante esse processo, procure manter as funções de encriptação e autenticação do seu aparelho ativadas. Elas ajudam a proteger seus arquivos.
Fazer a recarga com o aparelho desligado é uma maneira de evitar que as informações do celular sejam repassadas para a fonte. Nessa situação, o uso de um cabo USB especial é ainda mais eficiente. Embora seja mais caro, ele não permite que seja realizada a transferência de dados durante a recarga.