segunda-feira, 2 de outubro de 2017

CUIDADOS NO PASSEIO COM O CÃO: Dicas para tudo dar certo

Sair com seu animal de estimação deve ser um momento divertido, de interação entre você e ele. Mas fique esperto para evitar alguns problemas!

Ele puxa a guia?
E pula nas pessoas, enrosca a guia nas pernas do dono... Esses comportamentos podem acontecer por diversos motivos: o cachorro está acostumado a fazer o que quer e não enxerga o dono como um líder; o cão está ansioso para explorar o ambiente; ou tem energia demais. Muitas vezes, o pet também acha que ser puxado pelo pescoço faz parte do passeio.
Como melhorar?
Para fazer o pet se comportar, você deve mostrar que, enquanto ele agir dessa forma, não terá passeio. Cada vez que o cão puxar a guia, pare de andar. Ele tentará puxar, mas fique firme até que ele desista. Nunca dê bronca. Quando o cão se acalmar e afrouxar a guia, volte a andar. Faça isso sempre até ele entender que o passeio só acontece quando ele não puxa
Lembre-se sempre de recompensar as atitudes corretas do cão. Se ele estiver andando ao seu lado, sem travar, elogie, faça carinho ou dê um petisco. Assim, você o estimula a tentar acertar outra vez.

Caminho diferente
Outra dica é mudar de direção toda vez que o pet passar a sua frente. Dê meia volta e saia andando no sentido oposto. No começo, ele ficará surpreso. Depois, começará a prestar atenção em você para saber aonde deve ir, evitando se adiantar muito.

Em casa
Você também pode solucionar alguns problemas do passeio com medidas dentro de casa, oferecendo brincadeiras e estímulos. O cão ficará menos agitado e menos ansioso na hora de sair. Outra ideia é tentar usar comandos simples, como SENTA, FICA e NÃO. Quando o pet tentar sair pela porta, faça-o esperar e use os comandos.
Fonte: http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/cuidados-no-passeio-com-o-cao.phtml#.WdG4Q2hSzIU