A segurança dos alunos de Propriá é a principal preocupação da Parlamentar, e requer vistoria periódicas nos transportes escolares.
A vereadora Dilma da Colônia, na sessão legislativa do dia 19 de outubro de 2017, apresentou o Requerimento nº 153 de 2017, que Solicita que sejam enviadas informações a esta Casa Legislativa quais são os Servidores que realizam as avaliações nos veículos que fazem o Transporte Escolar no Município de Propriá/Se e que seja encaminhada cópia dos relatórios (laudos) das referidas avaliações realizadas nos referidos veículos em 2017, e, se existir contrato com alguma empresa que faz o referido serviço envie cópia do contrato.. Direcionado ao Exmo. Sr. Iokanaan Santana – Prefeito Municipal.
De acordo com a vereadora é importante que a Secretaria Municipal de Educação, adote todas as providências ao requerimento aprovado por todos os vereadores. No entanto, percebendo a gravidade do problema e preocupada com as consequências que podem ser vivenciadas diante da falta de estrutura, a vereadora vai marcar uma reunião com os órgãos responsáveis para que possam discutir conjuntamente estratégias eficientes e determinantes em prol da classe estudantil que se arrisca diariamente nas estradas.
“Recebi demandas de pessoas do município, sobre situação dos ônibus que transportam crianças e adolescentes em Propriá e tomei a iniciativa de apresentar requerimento solicitando informações para saber a realidade do transporte escolar.. O nosso assunto, a princípio, é para saber da situação depois dos laudos de avaliação, que deverá ser encaminhado para o Poder legislativo pelo Prefeito Municipal”, ressalta Dilma da Colônia
Para a vereadora, “a situação dos transportes escolares em Propriá, pode ser mais assustadora do que o imaginado”.
Medidas
A Vereadora afirmou ainda que através da comissão de transporte e de Educação da Câmara Municipal de Propriá ou até mesmo através do MP, vai começar a cobrar um reordenamento para que todos os transportes escolares se adequem às normas estabelecidas pela Lei do Trânsito.
A vereadora, quer, por garantia, que seja feitas vistorias de três em três meses nos ônibus, a permanência de um adulto responsável pelas crianças dentro dos transportes e também que os motoristas sejam submetidos a exame toxicológico.